21 fevereiro 2011

CORRIDA DE OBSTÁCULOS




Por Láercio Sábato


“Quando chega a hora de ver o espetáculo, e participar dele, já estamos cansados demais para apostar, de tanto superar obstáculos” (De um turfista desconsolado)



São 10:30 da manhã e a raia para as corridas de hoje não está definida. A decisão da Comissão de Turfe ficou para as 16:00, duas horas e meia antes de começar o espetáculo.

O grande obstáculo para a tomada de decisão antecipada é a incerteza do tempo. Ninguém quer embarcar nas previsões dos diversos institutos de meteorologia, e decidir: a pista é esta, e ponto final! Vai que eles erram...! Em outras palavras, por mais que os climatempos da vida se baseiem nas informações de satélites e institutos consagrados (o ITA, por exemplo) não há comissário que se arrisque a chamar para si essa responsabilidade. Ou seja, uma previsão com conotação científica não serve. Temos que aguardar a palavra final daquele aparelhinho mecânico, de confiabilidade e critérios de aplicação duvidosos, sua majestade o penetrômetro. Depois vem sua tabelinha, com todos as massagens permitidas. Para completar inventaram a tal medição “informativa”, que na verdade não informa nada, pois de sábado para domingo deve ter saído sol de madrugada, tal a “secagem” ocorrida no piso do Jockey.

Para completar, por ora, queria lembrar que em economia é largamente usada um ferramenta chamada “teste da elasticidade da demanda” que, trocando em miúdos, quer dizer o seguinte: se aumentamos em tanto o preço de nosso produto, qual o impacto que isso trará na nossa receita total? Alguém das diversas comissões de turfe que temos acompanhado deu-se ao trabalho de realizar, com rigor matemático, um teste da elasticidade da demanda de apostas, quando se antecipa uma mudança de raia. Quanto se perde alterando alguns páreos da grama para a areia, em caso de dúvidas, e quanto se ganha com o prévio conhecimento da pista, por parte dos apostadores.

É a dúvida que fica no ar.

10 comentários:

  1. Ontem, Domingo 20/02/2011, o movimento não atingiu a casa dos R$400,000,00, com grama e tudo.E ELES anunciam que está tudo bem, que caras de pau.E por falar em tempo, o que os meus amigos paulistas acham , chove ou não?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Thomas marcou muito ontem e consequentemente tomou o PONTÃO no Master,mas por enquanto a "BRIGA" está parelha.abraços.

    ResponderExcluir
  3. Tempo em Sampa !!! Nuvens negras ameaçadoras...acho que chove.

    ResponderExcluir
  4. De Longe,

    Obrigado pelo cartão postal que vc me mandou na quinta retrasada. Pena que só fui ler no dia seguinte. Em compensação lí 47 vezes, como penitência.
    Sobre a raia hoje, acho que vai chover antes do programa começar. Quanto à mudança de pista, fica por conta dos homens, sem esquecer que tem u'a mulher entre os comissários.
    abs

    ResponderExcluir
  5. De Longeee, existe possibilidade de chuva, mas depois que a medição da tarde for feita e der grama e vai dar grama, só um dilúvio pode mudar a raia. Todos querem grama principalmenete proprietários e apostadores, sem a grama o programa fica um horror.

    ResponderExcluir
  6. Eu continuo em decimo primeiro, na caca a Isabel.

    ResponderExcluir
  7. Falou Laercio,e obrigado pela informação do tempo a Vc, Thomas eBiri.

    ResponderExcluir
  8. Daniel, alem da Isabel ,tem mais dez para vc ir a caça.Abraços.

    ResponderExcluir
  9. chuva de granizo na região do Aeroporto de Congonhas (5 km do JCSP)

    ResponderExcluir
  10. Na Liberdade, chove torrencialmente neste momento.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics