05 fevereiro 2011

Pingo fenômeno

Quando Que Fenomeno (Northern Afleet e Princesa Do Oeste) cruzou o disco do Clássico de hoje, Herculano de Freitas, fiquei pensando com meus botões, "calma, não te entusiasma guri, a marca foi de  55 cravados, mas ele teve dificuldade para ganhar e tempo no quilômetro muitas vezes não reflete verdades absolutas". Dois páreos depois, as potranquinhas perdedoras, fizeram 57.8 para distância e o bagual aqui se segurando, "esses páreos de potranquinhas as vezes saem uma porcaria. Vou esperar para ver o nono páreo, afinal o Dez Quilates tem seis vitórias na grama, já correu contra os melhores cavalos do quilômetro de Cidade Jardim e está em boa forma. Pela lógica da evolução de um cavalo de corrida  não tem como não fazer tempo similar ao do potro que está aprendendo a correr agora". Dez Quilates cruza o disco e relógio marca exatos 57 segundos para a distância. O impulso do gaudério, aqui, foi ligar para a Comissão de Corridas e reclamar dessa geringonça eletrônica que mede o tempo, mas sofreei o dedo, porque esse pessoal do Novo Jockey não vai muito com a minha cara. Juntei toda a paciência que nunca tive e lá fui eu fazer a conferência dos tempos, via replay. "Ala pucha, tudo certo, as marcas bateram". Então prometi a mim mesmo e a esse castanho solto das patas, uma postagem bem macanuda logo depois que terminasse a programação. Diga-se de passagem que seu valente rival, Iaquinta ( Romarin e Graxa, alô Lafayette essa matriz é boa, hein?), também é mui guapo, pois, ambos, deixaram o terceiro colocado  bem afastado, algo difícil de se ver no tiro reto.
O vocabulário apresentado aqui é culpa total  deste  pingo e desta linha reta,  lembraram-me às canchas retas de minha infância. O Que Fenomeno despertou a linguagem do gaúcho que estava perdida, escondida, adormecida há mais de 40 anos, lá nas  bandas de Bagé.

11 comentários:

  1. Bah, meu, que rateada!. A turma do Toledo tá de cara contigo e tua ias dar uma de tabacudo, ligando prá lá?
    Tá certo que aquele cronômetro às vezes faz a gente se atacar das bichas.
    Mas cê ia falar alguma coisa e eles iam dar um godô, como sempre. Noutro dia liguei prá reclamar que não recebo os bônus no teleturfe e os balaqueiros disseram que é só prá quem tem cadastro novo. Ali é tudo guri de apartamento querendo posar de profi.
    Quanto ao Que Fenomeno (é sem acento mesmo, deve ser irmão do Filomeno), parece mesmo que é um dodge, risca com vontade, pois a turma do Iaquinta tava lá pra lagartear.
    Inda bem que neste findi num tô prá jogo!
    (Se alguém quiser conferir se o paulista aqui usou direito a gíria do gaúcho, entra no link http://joannefurtado.multiply.com/journal/item/78)

    ResponderExcluir
  2. antonio lafayette salles6 de fevereiro de 2011 às 11:01

    Aron,

    a Graxa é filha da Botanica, uma Green Dancer em egua Round Table (Princequillo), que comprei yearling no leiláo de Keeneland, Kentucky. Uma raça espetacular!

    Alem da Graxa, que ainda trará mais bons produtos para o Alessandro Arcangeli (Berverly Hills Stud), a Botanica produziu Fernáo (Latin Amercian) um bom corredor.

    Infelizmente só teve esses dois produtos, pois morreu de colicas quando estava prenhe do Midnight Tiger.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que a Graxa já havia desaparecido. Uma pena, pois prometia ser um ótimo ventre.

    ResponderExcluir
  4. antonio lafayette salles6 de fevereiro de 2011 às 11:37

    Aron,

    me expressei mal. Quem morreu foi a Botanica, máe da Graxa que é de propriedade do Bervely Hills Stud.

    ResponderExcluir
  5. Eu que li depressa demais, pois você diz:"que ainda trará bons produtos".
    Morte é morte, mas menos mal que não foi ela...

    ResponderExcluir
  6. Marcelo Augusto da Silva6 de fevereiro de 2011 às 12:43

    Aron, se não me enganei, pelo que eu entendi na mensagem do Lafayette não foi a Graxa que morreu e sim a sua mãe, Botanica.
    Um Abraço

    ResponderExcluir
  7. Você está certo, Marcelo. Eu que havia me enganado em achar que era a Graxa que morrera.

    ResponderExcluir
  8. Aron perfeito e Laercio completou com maestria.

    ResponderExcluir
  9. Uma dica aos apostadores: Está muito quente aqui em SP, e vale a pena ficar de olho nos animais que irão correr desferrados !

    ResponderExcluir
  10. No RJ dá para fritar um ovo no asfalto. Calor de 40°C na sombra.

    ResponderExcluir
  11. Aron e Laércio.
    Isso é puro gauchês da fronteira com o Uruguai, aqui todos falamos assim usamos essas girias e palavras latinas com "mui guapo" por aqui sempre é bom saber que o pessoal do centro do pais sabem os significados do nosso gauchês.

    P.S fiquei todo balaqueiro igual a guri de bombacha nova.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics