14 junho 2011

Ligeirinhas

*A Comissão de Corridas de São Paulo suspendeu por 30 dias o jóquei O.Pereira Filho, piloto de Jounieh. O motivo foi imperícia.
* Piter Porto foi o ganhador de mais um prêmio especial do Torneio Turfe Polêmica/Turfemania. Parabéns.
* A.Gulart não é mais o treinador dos cavalos do Stud Nova República. Será substituído pelo veterano A.Araujo

24 comentários:

  1. Jóquei depois de tantos anos de profissão, não é um aprendiz, ser suspenso por Imperícia?

    Art. 139 – Se um cavalo deixar de obter melhor colocação na disputa de um páreo, por culpa do jóquei porém, sem que tenha havido intenção dolosa, será considerada:

    a) imperícia
    b) negligência
    c) imprudência

    §1º - Os infratores deste artigo serão punidos com suspensão de 30 (trinta) a 90 (noventa) dias.

    §2º - Não se aplica o disposto neste artigo em seu item “a” ao jóquei-aprendiz de 2a, 3ª e 4ª categorias.

    Contrariando o que diz o parágrafo segundo desse artigo, acho aue pelo contrário, ao aprendiz poderia sim ser apliacada a suspensão pela imperícia.

    Na minha opinião, já que não ficou configurado o DOLO, a susensão no caso em si deveria ser pelo alínea "b", ou seja, negligência, afinal de contas o o O.Pereira é ou não é um jóquei?

    ResponderExcluir
  2. Alex,

    Vou discordar parcialmente. Um aprendiz não pode ser suspenso por imperícia, justamente porque ele não é um perito, embora alguns montem melhor do que muitos jóqueis. Exemplificando com esta corrida da Jounieh: existia um imenso espaço junto a cerca externa para que a pilotada do O.Pereira Filho progredisse. A um aprendiz de quarta e de terceira seria perdoável se o mesmo não tivesse a técnica para colocar sua montada para evoluir por ali, afinal lhe falta capacidade. A um jóquei, mesmo que monte pouco, não se deve perdoar.
    No caso da suspensão, imprudência é logo descartado. Resta imperícia ou negligência. Sou sempre contra condenar um jóquei, mesmo quando as evidências apontam para dolo, porque através das evidências muitos foram condenados injustamente. Sou daqueles que acham que para punir com negligência, o jóquei tem que aparecer sofreando descaradamente. Ou então como naquele famoso caso do Cristal em que a câmera flagrou um jóquei passando o chicote para outro que o havia perdido, bem no meio da reta de chegada.
    Portanto, eu também votaria pela imperícia, mais vale perdoar culpados, do que condenar um único inocente. Lembro, porém, que não assisti as cenas da pesagem (o Thomas assistiu) e que, talvez com estes subsídios, minha opinião pudesse mudar.

    ResponderExcluir
  3. MEU CARO ARON, EM RELAÇÃO AOS APRENDIZES NÃO HÁ DÚVIDA, ACHO QUE NÃO ME FIZ ENTENDER, O QUE NÃO CONCORDO É UM JÓQUEI SER SUSPENSO POR ESSA ALÍNEA, EXATAMENTO POR ELE SER PERITO.

    ResponderExcluir
  4. Desculpe Aron, minha intenção é "provocar" a discussão.

    ResponderExcluir
  5. RODRIGO LACERDA- DR L

    Amigos, se a moda da imperícia pegar, a Gávea vai ficar apenas com os cavalos, o nome por lá não é bem este, mas brincar de esconde esconde, será que é a mesma coisa? Acho que não,o primeiro errou, o outro monta normalmente um grande favorito e esconde o cavalo, este é perito até demais, não é ??????????????

    ResponderExcluir
  6. Ótimo, é isso que queremos. Discussões sadias e interessantes.
    Olha, Alex, peritos também erram e muito. Jorge Ricardo já fez bobagem, Airton Senna, também. Portanto...Não é porque se erra que se está puxando um cavalo, pois saindo da imperícia, cairíamos na negligência, ou seja, puxe.

    ResponderExcluir
  7. Certo Aron, diferenciar essa ou aquela, ou seja, dificil definir Culpa, porém não consigo assimilar alguém que é prrito no que faz tipo um médico, ser punido por imperícia (não pode) a não ser que ele exercendo a atividade de forma irregular, ou seja, não sendo médico (ocorre e muito) esse sim seria punido entre outras por (imperíca) um médico no exercício legal de sua função não pode, salvo raríssimas exceções ser punido pela imperícia (especialidade outra).

    ResponderExcluir
  8. Aron, quando um perito erra ele erra por qualquer outra coisa menos imperíca (não cabe) ele pode até ser um mal profissional, mas é. Então ele foi negligente ele foi até imprudente, pois profissional.

    ResponderExcluir
  9. Médico não pode errar, mas é diferente. Um médico vai para uma operação com todo um arsenal de cuidados, além de uma equipe que lhe corrige na mesma hora, qualquer erro que venha a cometer. Além disso, ninguém está jogando contra. Em uma corrida de cavalos, o jóquei já está em cima de um animal que, a rigor, pode fazer o que bem entender. Além disso, seus colegas estão ali para dificultar tudo, e não facilitar. É completamente diferente, Alex. As diferenças de recursos entre as duas profissões, as diferenças de objetivos...
    Citei o Senna, pois uma vez ele bateu em Mônaco, há poucas voltas da bandeirada. Depois disse, que tinha batido porque estava devagar demais e perdeu a concentração.

    ResponderExcluir
  10. Lendo com mais calma o que vc escreveu na primeira resposta, lhe pergunto: Na sua opinião se um jóquei foi suspenso por negligência foi porque houve dolo?

    ResponderExcluir
  11. Médico não pode errar mas erra, todo dia tem história. A que se deve? Milhões de motivos: cansaço, descuido, engano.
    O campeão mundial de xadrez erra constantemente. Com o advento do computador, podemos perceber o quão difícil é fazer sempre os melhores lances.
    Dependendo do assunto que você traga a tona como parâmetro, quase todos por sinal, a perfeição ainda não foi atingida. E se você não é perfeito é sinal que erra, portanto os peritos também erram.

    ResponderExcluir
  12. Aron, esse caso do Senna não pode ser capitulado como imperícia (nunca).
    Aron vc tem habilitação? Se tiver, nunca voce poderá ser responsablizado por imperícia em caso de um acidente e sim por neglicência ou imprudência.
    Acho que apesar de sadia essa "discussão" não terá fim, a não ser que eu tenha que usar todo o meu arsenal, kkkkkk, são poucos, Rui Barbosa me daria um puxão de orelhas (ele pode, você tb.

    ResponderExcluir
  13. No caso em questão, a negligência seria dolo. Em outros casos, às vezes sim às vezes não. Se você pega um jóquei (tá cheio por aí), que desarma o animal porque acha que já ganhou a corrida e ele leva uma atropelada inesperada e perde, foi negligência, mas não é dolo. Ele não quis roubar, apenas deixou de fazer o melhor, por achar que não precisava mais se aplicar a fundo.

    ResponderExcluir
  14. Você me respondeu. Perito erra, nunca por imperícia, então ele não é perito.
    É o seguinte o O.Pereira foi suspenso por imperícia?
    O caminho é o seguinte, saber quando ele se tornou jóquei e de que forma, vamos apurar, será que relamente ele é jóquei? Se for, por favor mande-o de volta para escola, cancele sua matrícula e quando aprender "de novo", ou seja, se tornar um perito (terá a matrícula) quem deu assume que ele é um jóquei nesse perído enquanto aprende, ele será um aprendiz aí sim poderá ser supenso por imperícia.

    ResponderExcluir
  15. VAleu Aron, te aluguei bastante e agora já devo ter conseguido lhe tirar do sério.
    Grande abraço e boa noite.

    ResponderExcluir
  16. Voltei Aron, sei que a culpa é minha, mas me diga, essa semana as indicações para o Torneio em CJ e Gv, qual a ordem de data.
    Como assumi a culpa, nessa caso, estou sendo imperito, negligente ou imprudente? Uma quarta opção, preguiçoso.
    Até porque procurei (pouco) e não achei.
    Aproveito para informar que os programas da Gávea já estão disponíveis.
    Não sei no Rio, mas aquei em Cabo Frio deu uma chuva boa.

    ResponderExcluir
  17. Sempre aos sábados, Cidade Jardim. Aos domingos, Gávea.

    Esse assunto é bem controverso, Alex. Acho que poderíamos discutir bastante tempo e não chegaríamos a uma conclusão, mas em relação ao turfe, as minhas definições seriam estas:
    imprudência: fechadas propositais, qualquer ato que possa por a integridade dos pilotos em risco.
    negligência: falta de empenho, intencional ou não.
    imperícia: não seria uma falha isolada, mas uma sucessão de erros sem que haja adversidade de percurso.

    Talvez a nossa discussão tenha se estendido, por divergência no significado de cada palavra.

    ResponderExcluir
  18. na definição de imperícia, errei, pois pode ser um erro só, desde que grave.

    ResponderExcluir
  19. a) Imprudência: O agente atua precipitação, sem as cautelas necessárias. Exemplo: Dirigir com velocidade incompatível com o local, Limpar arma em uma sala de aula.
    b) Negligencia: É a indiferença do agente que podendo tomar as cautelas exigíveis não o faz por displicência ou preguiça mental. Exemplo: Não puxar freio de mão com carro estacionado.
    Aqui um adendo (puxar o freio de mão do cavalo);
    c) Imperícia: É a incapacidade, a falta de conhecimento técnico no exercício de arte ou profissão, não tomando o agente em consideração o que sabe ou que deveria saber. A imperícia pressupõe
    qualidade de habitação legal para a arte (Motorista amador) ou profissão (Exemplo: Motorista profissional) havendo inabilidade para desempenho para a profissão a culpa em regra será imputada por imprudência ou negligencia

    ResponderExcluir
  20. Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia... Pois o triunfo pertence a quem se atreve. (Charles Chaplin)

    ResponderExcluir
  21. O D.Duarte e o Lavor pelo que vem fazendo nas corridas noturnas do Rio, deveriam ser enquadrados nos tres itens..

    ResponderExcluir
  22. Cuidado quando encontrar um amigo de escola...os tempos são outros




    Outro dia estava no mercado quando vi no final do corredor um amigo da época da escola, que não encontrava há séculos. Feliz com o reencontro me aproximei já falando alto:
    - Oswaldo, sua bichona! Quanto tempo!!!!
    E fui com a mão estendida para cumprimentá-lo. Percebi que o Oswaldo me reconheceu, mas antes mesmo que pudesse chegar perto dele só vi o meu braço sendo algemado.
    - Você vai pra delegacia! – Disse o policial que costuma frequentar o mercado.
    Eu sem entender nada perguntei:
    - Mas o que que eu fiz?
    - HOMOFOBIA! Bichona é pejorativo, o correto seria chamá-lo de grande homossexual.
    Nessa hora antes mesmo de eu me defender o Oswaldo interferiu tentando argumentar:
    - Que isso doutor, o quatro-olhos aí é meu amigo antigo de escola, a gente se chama assim na camaradagem mesmo!!
    - Ah, então você estudou vários anos com ele e sempre se trataram assim?
    - Isso doutor, é coisa de criança!
    E nessa hora o policial já emendou a outra ponta da algema no Oswaldo:
    - Então você tá detido também.
    Aí foi minha vez de intervir:
    - Mas meu Deus, o que foi que ele fez?
    - BULLYING! Te chamando de quatro-olhos por vários anos durante a escola.
    Oswaldo então se desesperou:
    - Que isso seu policial! A gente é amigo de infância! Tem amigo que eu não perdi o contato até hoje. Vim aqui comprar umas carnes prum churrasco com outro camarada que pode confirmar tudo!
    E nessa hora eu vi o Jairzinho Pé-de-pato chegando perto da gente com 2 quilos de alcatra na mão. Eu já vendo o circo armado nem mencionei o Pé-de-pato pra não piorar as coisas, mas ele sem entender nada ao ver o Oswaldo algemado já chegou falando:
    - Que é isso negão, que que tu aprontou aí?
    E aí não teve jeito, foram os três parar na delegacia e hoje estamos respondendo processo por HOMOFOBIA, BULLYING e RACISMO.

    *Moral da história: Nos dias de hoje você corre risco ao reencontrar velhos amigos! Contenha sua alegria!*

    ResponderExcluir
  23. Piter Porto...parabens pelo desempenho no final de semana passado... marcou muito bem...agora temos que caprichar pois as feras estão atropelando forte...abraço.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics