21 junho 2011

Não é tão fácil quanto parece

Terei de me apropriar, no espaço desta matéria, de  expressões comuns nos textos de Renato Gameiro.
Quando se trata de informação ao apostador, muito já se discutiu sobre o que é melhor: um catedrático auxiliando com seu estudo, ou um profissional falando a respeito dos seus cavalos inscritos.
Para os "críticos de plantão" , tanto faz, porque este tipo de gente é aquele que julga os outros pelo prisma do seu comportamento em situação idêntica. Ao catedrático, ele reduz a chutador. Pela sua ótica de turfista que gasta longos três minutos estudando um páreo, chute por chute ele prefere os dele. Do treinador, qualquer informação vira uma faca de dois gumes: se o mesmo afirma, "meu cavalo vai ganhar", acha que o mesmo pode estar derrubando, se fala mal, acha que pode ser despiste  de uma barbada (infelizmente isso é culpa da coletividade turfística, pois todos temos arraigados, trazido de geração para geração, a ideia do golpe, da armação, da tacada. Bom... "no creo em brujas pero que las hay las hay").
Além disso, é bom assinalar que a leitura da informação desse pessoal, não segue  o trâmite natural do assimilar, processar e concluir. Estão mais interessados em apontar as falhas eventuais que virão após  o desenrolar das carreiras. Contra  isso, o catedrático  não tem como escapar, já o treinador, que não é bobo nem nada, tem suas defesas, mas olhem em um exemplo hipotético, como perdem em substância as  informações desses treinadores que opinam sem comprometimento:

Repórter: Treinador, o Itajara vai correr esse páreo de perdedor, o que o senhor acha?
Treinador: O cavalo tá bem, tem chance.
Repórter: E treinador, sobre o Zé Ninguém que vai correr a prova de Grupo de hoje?
Treinador: Esse também tá bem. Tem chance.

Perceberam? Qualquer coisa que não seja esse feijão com arroz é super arriscado e sair deste trilho com informações que não se confirmem, pode levar os turfistas à ira. Peguemos a malfadada entrevista do J.C.Sampaio ao site do JCB. A rigor, o que queremos "a priori" é justamente este tipo de declaração. Um comprometimento, pois o treinador afirma: este vai ganhar, este outro é fraco e treina mal. Ou seja, o treinador dá nome aos bois. Se o que ele falou  se concretizou nas pistas, não fez mais do que a obrigação. Caso contrário, e foi o que aconteceu , as críticas vieram com toda a força. Aqui, abro um parêntese (desculpa mais essa apropriação, Renato) para dizer que não está nos planos desta postagem, juízo de valor sobre este fato.
Agora, é preciso que se defina o que se quer. Se uma informação que não acrescenta absolutamente nada, ou se afirmativas claras que podem vir a não se concretizar em corrida. Talvez "os detratores do óbvio" prefiram a primeira opção. Lembro de outra entrevista, do treinador M.F.Gusso, recentemente na TV Jockey,  em dia de estreia de vários potros. O resultado final de suas declarações poderíamos chamar de fantástico, com várias dicas preciosas que ajudaram em quem nelas confiaram. Mesmo com esta qualidade, teve uma opinião que não se confirmou em carreira. O treinador gostava muito de Lonely King, em páreo que tinha outra inscrição. Resultado: o outro inscrito, Bladetop Di Job, acabou ganhando.
Esse foi o único senão, o M.F.Gusso passou umas vinte informações precisas, e essa que não se concretizou. A pergunta que fica é a seguinte: e se metade das informações não se concretizassem (isso poderia ter ocorrido), o quão mal não se teria falado do treinador, pois escutei  "os onipresentes críticos de plantão" reclamando  por este erro de apreciação. Ainda bem  que os  elogios pelos sem números de acertos foram de boa monta, também. Nem só de injustiças se move o Turfe.
O que precisa se entender é que quem se compromete, um hora vai errar. Claro está, que se o comprometimento vier com um índice alto de informações que não se confirmam posteriormente, então melhor não se entrevistar mais este treinador como subsídio.
Voltando aos catedráticos, gostaria de deixar abaixo, principalmente para aqueles que se acham sábios na matéria e que gastam 30 minutos semanais no estudo da revista (minha crítica não é contra quem estuda pouco e sim contra quem estuda pouco e tem pretensão de achar que catedrático todo mundo é),  o que eu penso que seja uma tentativa de se chegar a cátedra:

1) Ler a revista "quase" todo mundo sabe. Tem gente que não sabe. Processar a informação recebida,  fazendo correlações pertinentes em busca da luz, já é tarefa para poucos.
2) Se você acha que a revista basta, está redondamente enganado. Replays à exaustão, confrontamentos estatísticos, anotações de prejuízos,arquivo de comentários sobre percursos mal feitos ou sobre cavalos favoritos que tiveram tudo a favor e mesmo assim não venceram, maneira como os animais atingiram a vitória, pesquisas na internet sobre eventuais estreantes penqueiros que não constam do retrospecto, estudo do pedigree dos estreantes, correções nas falhas constantes da revista. Tudo isso em busca de aprimoramento.
3) Aí vem a parte mais complicada. Descobrir em páreo de mesma enturmação, quais foram os mais fortes. Utilizar o parâmetro que terá maior peso na apreciação de determinado páreo. Tirar proveito das peculiaridades de uma pista (elas mudam ao sabor do vento). Aproveitar o cânter para descobrir o estado físico dos animais. Diferenciar o trigo do joio, sobre eventuais informações recebidas. Parece complexo e, aqui, o que parece é.

Para os que  descobrem  seus favoritos em poucos minutos de profundo estudo, como se fosse jogo de soma e subtração (vem de quarto, depois de segundo, agora ganha), deixo a minha perplexidade e a certeza de que, se os resultados financeiros forem positivos, tratar-se de gênio da matéria. A matemática é apenas um dos ingredientes que ajudam a aclarar o assunto que é de enorme densidade.

Lembrando que os que, por ventura, se pautarem pelas dicas acima, farão apenas uma tentativa de aprendizado, o certificado só vem na maestria de processar adequadamente as informações obtidas. Ao mesmo tempo, ter a percepção de que neste jogo, dado a complexidade, maestria significa conhecimento raso e superficial, tantas são as infindáveis possibilidades de combinações de fatores e parâmetros que se pode fazer.
Como já dizia meu querido pai Juca (seria um alter ego da vó Adelina?!): turfe é  areia movediça, onde a sabedoria está no fundo, chegar até lá e percebê-la é tarefa penosa; sair de lá, trazendo-a a reboque é um dos doze trabalhos de Hércules.

46 comentários:

  1. Minha opinião sobre o J.C.Sampaio é que ele não tem crédito. Falta com a ética em um hipódromo que é conivente com essas "armações".
    Manobrou Mircea e Best Estilo, continuou a história com Le Voltaire e assim continuará fazendo e nunca será punido no hipódromo do faroeste onde ultimamente tem valido tudo.
    Discordo em um ponto Aron sobre seu raciocínio, já que o Marcio Gusso não tem em seu histórico diversidade constante de performance de seus animais e mesmo assim ele enfatizou as chances de Bladetop di Job.
    O tal do "Alemão" tem um histórico de irregularidades de seus animais e normalmente quando tem mais de um cavalo no páreo o que paga mais vence. Isso é falta de ética.
    Nunca fui o cara mais certinho do mundo, mas essa esculhanbação está passando dos limites no JCB

    ResponderExcluir
  2. E quanto a análise das corridas concordo. Se o cara não parar para estudar as corridas não acerta. A não ser que jogue por sorte um ou dois páreos.
    A prova é que estou fazendo bate volta Resende - io de Janeiro e não estudei as últimas reuniões. Meu desempenho foi, no mínimo, bizarro.

    ResponderExcluir
  3. Agora além de ter que adivinhar desfechos de um páreo, temos que adivinhar a veracidade nos apontamentos de um treinador.

    Acho que nesse ponto, somente nesse, o plagiador leva vantagem. Porque ele pouco se importa de onde o indicador titular absorveu o conhecimento dele. E se tiver que reclamar, vai reclamar unica e exclusivamente deste seu unico parametro. E não está nem aí se o palpiteiro exerce tambem a profissao de treinador, ex-joquei, agente de montarias ou qualquer outra profissão na vida.

    Muitos criticam o Sr. Natan Pacanowski (não sei se acertei o sobrenome), mas ele tinha a coerencia de marcar seja contra quem for animais que eram de sua propriedade. O turfista prefere dar valor ao palpiteiro ”suspeito", pois por mais que este o derrube, vez ou outra lhe proporcionará alguma pule compensadora para este ter alguma história para contar. Mesmo que não seja originalmente dele.

    ResponderExcluir
  4. Aron, perfeito em todas suas colocações. Turfista é um "bicho"chato e
    acha que entende de tudo ( futebol, política, terremoto, tsunami,
    tempo etc ).
    Eu vou nas agências e observo que tem turfistas que dizem que os
    participantes do concurso não entendem nada, observo que essas mesmas
    pessoas tem nas mãos a impressão do concurso. Começa a Mesa do Turfe e
    essas mesmas pessoas dizem que os participantes da mesa não sabem
    nada e pedem para aumentar o volume da televisão e anotam tudo que
    comentam, com muita atenção. Vai entender...
    Já ouvi desses mesmos turfistas que entendem de tudo, que o vulcão
    chileno Puyehue fica na Argentina, no Peru, no Uruguai, no Paraguai e
    até em Porto Alegre que vai ter que a partir de julho iniciar as
    corridas do Cristal, mais cedo por causa das cinzas do vulcão.
    Eu gosto de acessar o seu blog que nas maiorias das vezes tem
    participações inteligentes, mas tem alguns comentários cabeludos e
    dito com " muita propriedade " por essas pessoas que se acham acima do
    bem e do mal. Tem gente que não sabe onde fica o rabo do cavalo e faz
    críticas a treinadores consagrados, jóqueis campeões , comentaristas
    abnegados que fazem de tudo para colaborar com apostadores (Jair Bala,
    Renatinho, Luquinha ) mostrando entrevistas, replays, ferrageamento
    etc, ao narrador que narra há muitos anos, sem fazer forfait e com
    muita precisão.Tem que pegar esses críticos e pedir para eles
    comentarem, analisarem as carreiras, narrarem ou indicar um substituto
    a altura.
    Os turfistas tem que lembrar que o cavalo não é máquina e nem uma
    ciência exata, pois a gente estuda, estuda, estuda e na corrida nem
    sempre acontece o que vc desenhou. O cavalo pode não ter acordado bem,
    se alimentado bem, não estar no melhor dia e muitas outras coisas que
    pode, até para o treinador, passar desapercebido.
    Tem páreo que eu estudo 2 horas, vejo os replays, ferrageamento, train
    de carreira, treinador, jóquei, etc e chega um apostador dizendo que
    no páreo anterior deu 2 e 4 e agora pela numerologia vai dar 3 e 5,
    resumo dá 3 e 5. Vou falar o quê???
    Por tudo isso é que não tem unanimidade absoluta no turfe, ainda bem.

    Abraços a todos e boa sorte nos estudos e comentários.

    ResponderExcluir
  5. Aron PERFEITO o seu comentário.Os turfistas (maioria)querem saber de entrevistas de treinadores ou jóqueis e depois não aguentam o ferro.E está cheio de animais que trabalham bem e na hora da corrida não confirma, ai se o cara fala que fulano é melhor que siclano e o mesmo vem a perder , o pau desce em cima do mesmo.Ontem o Alemão não foi mal, embora seus pensionistas terem perdido, falou que o Lança Torpedo ele tinha como um dos melhores potros do Alvarenga, embora tenha errado a partida correu pouco ,mas era estréia a noite e o pareo em relação ao desdobrado estava mais forte.E citou no sexto páreo que Live Oak ele já era para ter estreado no páreo de Leilão(vencido pelo Joe Diesel) e que o mesmo era melhor que Clipper Again nos trabalhos e confirmou em corrida mesmo ter dado uma vantagem enorme , pois no alinhamento, forçou a partida e entrou e saiu dos boxes uma quatro vezes no minimo.Eu na minha opinião no Domingo o Sampaio falou o que achava, que o É um Espáculo fosse barbada e que trabalhava melhor que Le Voltaire ,para mim nessa não houve dolo nenhum, ainda mais que são potros e de repente desatam corrida de uma hora para outra.Tambem acho que o favoritismo foi exagerado pois abriu pagando 0,9 e se olhar o retrospecto do páreo no dia 08/05 ele chegou a 9 corpos para 85 1/10 certo que quase caiu no larga e teve um percurso atribulado, e o Poderoso Kiko havia chegado a 11 1/2 para 83 7/10 bem melhor em relação a ele.O problema que certos turfistas, só porque o treinador ou joquei falam que vão ganhar, eles acham que é barbada e não é assim que o negócio funciona.E vou repetir pela enesima vez, a Gv não é de agora que, para quem estuda,infelizmente, não dá para levar ao pé da letra o retrospecto.É a minha opinião e respeito a dos outros que acharem o contrário.Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Aron outro caso ,no dia 26/02/2010 no Tarumã o Lobinho entrevistou o Pedroca pois o mesmo tinha três animais estreando no mesmo páreo,Summer Hit,Entroncamento e Reality Check e respondeu que a potranca era inferior aos potros nos trabalhos,resultado a mesma largou e tocou o hino.Achei que iriam meter o pau , mas acho que poucos devem ter assisto a entrevista, pois nada se falou e com certeza não houve má fé do mesmo.

    ResponderExcluir
  7. E me digam como o querido Alemão foi com relação a Mircea e best estilo?

    ResponderExcluir
  8. Anonimo não conheço o Alemão para defende-lo,mas ai é culpa da C.C que não coibe as diversidades de performance na Gv.Agora eu lhe pergunto são só com os animais do Sampaio que acontece isso?Meses atras(potros dessa geração) tinha uma parelha do Palurape que estreava, um deles era tido como favas contadas e o outro nem era cogitado por eles e o bambam levou um palito a palito e teve que contentar-se com a dupla ,venceu o menos jogado da parelha e nesse caso tambem não houve dolo.E por ai vai ,mas não queiram tirar somente um para Cristo.Tem uns qtos que fazem gato e sapato com o retrospecto e mais ainda aqueles turfistas que não sabem perder e ficam berrando qdo perdem nas corridas, achando que foram roubados.

    ResponderExcluir
  9. Aron, me permita dar um pitaco nesse debate. Um treinador que tem aos seus cuidados mais de uma centena de animais e tem aproveitamento superior a 20% em vitórias, disputando a estatística como está o J.C.Sampaio não acredito em dolo em momento algum nem nas entrevistas nem nos casos citados desses animais. Cavalos que atuam em páreos de claiming, em grande parte apresentam algum tipo de problema físico ou já presente ou que vai se agravar em algum momento no futuro e nos casos citados por diversidade de performance todos por coincidência ou não, foram de animais de claiming. Treinadores que inscrevem mais de um animal em um páreo e ganha o menos jogado temos inúmeros exemplos tanto no Rio quanto em São Paulo mas aqui só está sendo lembrado o "Alemão". Tem páreos de claiming que correm todo dia os mesmos animais e cada dia ganha um diferente, mais ainda os animais que são provenientes de Cts em que somente seus responsáveis ficam sabendo do problema que o animal venha a apresentar no dia seguinte e que não é comunicado ao serviço veterinário do hipódromo. Neste final de semana só pra citar um caso entre tantos que ocorrem sem dolo, o Hurry Ski de um amigo, vinha de último no claiming e no Sábado ganhou dando gigantesca vantagem na partida dos mesmos animais em que fechou raia, agora vinha de mudança de ares, a relação de peso ficou melhor, ganhou peso 18 kgs de sua penúltima atuação, mas não tenha dúvida que o animal melhorou 100 mts de uma atuação para outra, o Turfe é isso mesmo, tem inúmeras variantes e se fosse ganhar somente os animais que fazem a "escadinha" 4°,3°,2° aí todo mundo ganharia e ficaríamos todos ricos.

    ResponderExcluir
  10. Concordo De Longe, não é só o Sampaio, mas ele era o treinador em questão neste tópico. Abç.

    ResponderExcluir
  11. Postagens absolutamente perfeitas. Parabéns ao Aron, De Longe e Paulo Cassa! Todos mostraram profundo conhecimento e sabem separar o joio do trigo. Saber ler nas entrelinhas, é uma grande sabedoria!

    Waldir Alves de Souza.

    ResponderExcluir
  12. Continuando...

    Tem vários treinadores que quando entrevistados dizem quando
    perguntados da chance de cada animal ? A resposta é sempre a mesma,meu
    animal está bem e tem chance de vitória. Em que ajuda essa entrevista?
    Tem muitos animais que tem treinos ótimos e em carreira não confirmam.
    No começo dos anos 80 tiveram 2 animais que foram vendidos por preços
    altíssimos um de criação do Rosa do Sul, filho de Tumble Lark e outro
    do O.Feijo Neto do Sào Silvestre, não me lembro os nomes. Quando
    inscritos nas 4 ou 5 corrridas iniciais sempre foram favoritos e nunca
    chegaram no placar.
    Duplex até vencer a 1a era um animal comum, e aí se vão tantos outros.
    Muitas vezes as poules de devolução não chegam e o culpado é o
    apostador que fez essa poule de devolução pelo volume de jogo.
    Eu me lembro que nessa época o pai do GENZINI tinha um cavalo que se
    chamava General Light(acho que era esse o nome) Nós amigos, os irmãos
    Genzini, o Silvio Mazuca Filho, o pai do Genzini, sempre sorridente e
    muito agradável e outros, iamos todos para o hipódromo para tirar a
    foto da vitória, sempre na certeza da vitória, pois o animal tinha um
    retrospecto invejável, vários 2os consecutivos e poules baixas.
    Demorou p essa foto sair, a vitória demorou quase um ano. Treinador
    era Milton Signoreti. Genzini me confirma essa história???
    De Longe foi feliz juntamente com Aron em suas colocações.
    Paulo Cassa

    ResponderExcluir
  13. Thomas idem,perfeito seu comentário.abraços.

    ResponderExcluir
  14. Estendo os meus parabéns ao grande catedrático Thomas Weda, pois dissecou o assunto como poucos, apanágio somente dos grandes turfistas. Sempre ponderado, mas extremamente sábio em suas colocações.
    Espero, sinceramente, que volte a fazer parte, o mais breve possível, da Mesa do Turfe, com certeza, os turfistas de todo o Brasil, agradeceriam. Alô Jair Bala, traz o Weda de volta!!!!
    Waldir Alves de Souza.

    ResponderExcluir
  15. M MUller direto de marte22 de junho de 2011 às 20:27

    Por essa credibilidade toda e por grandes histórias de performance que o turfe brasileiro vai crescendo a cada dia que passa. Cada vez mais com mais turfistas e com uma visibiladade de união cada vez maior.
    Resultados previsíveis e prêmios em apostas que ajudam os turfistas a movimentarem o dinheiro.
    Cada vez mais proprietários e criadores querendo investir dinheiro nos cavalos e nas corridas. Faltando cocheira para tantos animais.
    Os números o stud book só crescem de ano para ano com expectativa de dobrar.
    O RJ estuda mais uma reunião e SP coeçará sua runião as quintas-feiras com 11 páreos.
    Palmas ao GRANDE TURFE BRASILEIRO cheio de cedibilidade. E palmas ao "Alemão", opa desculpem, ao sério e grande treinador .C.Sampaio, com 20% de aproveitameno. Meus Parabéns

    ResponderExcluir
  16. E isso ai Waldir de Souza, o Thomas na minha opinião é cadeira cativa em qualquer Mesa de Turfe,para isso não acontecer somente por 2 motivos, o mesmo rejeitar ou não ser convidado. Valdir e já que estas ponteando a etapa final no Raia Leve, boas sorte em seus prognosticos no fim de semana.Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Aproveitar para esrever aqui. Grande festival promovida pela ABCCPC.
    SEis cavalos no páreo principal???????????Oito potrancas?????????
    Alguém entende isso. Porque não temos um festival inchado com oportunidade de mostrar o vamlor dos animais como tinhamos antes? Os páreos em 1400m area e 2000m areia.E a prova para éguas, porque o velocidade tem mais importancia? Acredito que poderia valorzar mais matrizes.
    Mas no país do Turfe, Alice no País das maravilhas, vamos assistindo o que tem e o que se apresenta. Está tudolindo, tudo certo mesmo né?

    ResponderExcluir
  18. Ernesto Genzini Junior22 de junho de 2011 às 21:38

    Caro Paulo Cassa,
    Boas lembranças você trouxe a minha memória, meu saudoso pai Ernesto e nós ainda jovens, mas já apaixonados pelo turfe.
    Realmente a história é verídica, porém o nome do cavalo não era esse e o nosso treinador na época era o Sr. Walfrido Garcia. Tenho algumas fotos guardadas em que você e o Silvio Mazuca estão presentes, deliciosas recordações.
    Um abraço
    Ernesto Genzini Junior

    ResponderExcluir
  19. Eu fico cada vez mais surpreso. Porque para mim o turfe contava com pessoas muito mais esclarecidas. Nesse ponto, os comentários lá na turfe polemica estão em um outro patamar. Não sei se por terem sido feitos por homens íntegros e com outra formação (tais como Roberto Fonseca e Lorenzo Falcão). Ou se estes não sustentam um perfil mulher de malandro, que muitos hoje em dia não ligam de tê-lo.

    É inadmissível compactuar-se com manipulação, hipocrisia, mutretagem e enganação. E talvez inocência atribuir certos desfechos ao acaso.

    Eu queria saber se é possível, o turfista lesado entrar na justiça, contra treinadores manipuladores, jóqueis enganadores e situações comprovadas de doping. Porque esperar alguma atitude dos coniventes, é utopia.

    Certos acontecimentos, são casos de polícia. E ainda querem que o turfe nacional chegue aos pés de Kentucky, California, etc... Lá o esporte é sério e rígido.

    Mas vai ver que o turfe nacional tem de mais belo a maracutaia, e eu que estou valorizando somente outras virtudes.

    ResponderExcluir
  20. Só o dia que eu conseguir prender o Zorro.

    ResponderExcluir
  21. Para os turfistas que falam em "tacada", em doping e treinador de manobra. A "tacada" foi Chispitinha que quebrou seis "bancas" e quem conheceu o "Pirata", o maior de todos, imbatível na arte de fazer último a 100mts e ganhar 21 dias depois o mesmo páreo, não por cabeça, mas por 10 corpos e isso ele repetiu dezenas de vezes, qualquer outro não passa a 1 km do fez esse treinador. Os fatos atuais que originaram esse debate são normais de corrida pra mim, mas respeito quem acha o contrário, que tudo foi manobra, que o treinador não presta. As estatísticas de Cidade Jardim para treinador tem 3 entre os 15 primeiros que possuem índice superior a 20% em vitórias, um treina em São Paulo e os outros dois são de fora. Não conheço o treinador J.C.Sampaio apenas respeito seu trabalho e seus índices.

    ResponderExcluir
  22. Bandido tem que ser execrado de qualquer esporte e o pior, entretenimentos que envolvam dinheiro diretamente. As punições tem que ser rigorosas, passíveis de banimentos através de reincidencias. Se houve manobra ou não, a fiscalização é para marcar em cima e interpretar de maneira imparcial.

    Mas muitos se sentem contentes em ter o turfe visto como um jogo de azar, lavagem de dinheiro, manobras de bandidos, vício dos fracos.

    Mas a maioria quer isso mesmo. Prefere acertar uma pulaça por conta de um golpe, do que ver o esporte limpo.

    Ninguém quer que o desfecho dos páreos seja tão certo como 2 + 2 = 4. O que se quer são pessoas trabalhando com honestidade, acima de tudo. Mais vale o equilíbrio pelo certo, do que o equilíbrio pelo errado. E por conta de alguns (mas pelo que parece são até muitos), o turfe fica fadado à sujeira.

    ResponderExcluir
  23. Thomas,
    penso como vc, se o treinador que inscreve no mesmo páreo, 2 animais
    e só pode ganhar com um, não tem motivo para inscrever os 2. A partir
    do momento que o animal está inscrito ele tem chance de vitória e joga
    quem quer. Eu acompanho as carreiras, há mais de 35 anos e já
    presenciei de tudo até treinador que inscreveu 2 animais ligeiros no
    mesmo páreo e um quebrou o outro e chegaram último e penúltimo. O
    Treinador jogou muita grana na dupla com seus 2 animais. Teve má fé
    por ele??
    O J.C. Sampaio já ganhou estatistica juntamente com Mazini, todos
    faziam elogios.O Turfista quando acerta faz o discurso que "ëu falei
    que era barbada", " esse joquei faz tudo direitinho","essa cocheira
    tem ração boa", esse treinador tem as injeções". Quando perde, o
    discurso é que o joquei é ladrão, o treinador não presta,essa cocheira
    não dá comida etc.
    As pessoas p falarem tem que participar do dia a dia dos jóqueis, dos
    treinadores, dos veterinários, como vc Thomas faz e eu já fiz. Quanto
    trabalho os profissionais realizam p curar, preparar, treinar um
    animal. Quantos detalhes existem por trás de um animal, até ele entrar
    no partidor, quantas pessoas envolvidas. Criticar é muito fácil. Voce
    mesmo teve um animal inscrito no Rio/Gávea e foi franco favorito e
    fracassou. Encontrei com vc no JCSP e vc me disse da inscrição do
    animal, na Gávea e comentou que o animal é bom mas tem muitos dodóis.
    Eu joguei e perdi, depois vi que tinha ocorrência pelo Serviço de
    Veterinária. Os menos esclarecidos já descem o pau que o animal foi
    puxado. Minha opinião clara é a seguinte, quem não se sente
    confortável, não joga, ninguém obriga ninguém para jogar.
    Cada pessoa vê as coisas de um jeito, se tem um copo com meio copo de
    água, um diz que esrá quase cheio e outro diz que está quase vazio.
    Por isso que existem terapeutas, psicólogos e outros profiissionais
    para tratar bipolares e outros transtornos.
    Thomas, parabéns por ser uma pessoa esclarecida, fazer comentários
    fundamentados e tem contato frequente com animais e profissionais do
    turfe e pensar antes de falar para não falar bobagens.
    Abs

    ResponderExcluir
  24. Genzini,
    Eu achei que o treinador dos animais do seu pai era o Milton
    Signoreti, pois o 1o treinador que conheci pessoalmente, foi ele e por
    intermédio de seu pai, no padock antes de uma corrida e vc estava
    junto. O nome do animal, pode ser Guanito Ligh no lugar de General
    Light???
    Abraço.

    ResponderExcluir
  25. SÓ PARA DEFINIR, PQ TEVE ALGUMAS POSTAGENS QUERENDO MUDAR A REGRA DO JOGO. O TORNEIO SEGUE COMO A REGRA, OU SEJA: SÁBADO PAULICÉIA E DOMINGO O ENCERRAMENTO DO CERTAME NA GÁVEA, OK COMANDANTE ARON E ALMIRANTE????

    ResponderExcluir
  26. O Torneio segue o regulamento e este não foi alterado neste item.

    ResponderExcluir
  27. Ao Sr. Paulo Cassa,
    Não concordo com seu texto mencionado aqui por mim:
    "Os menos esclarecidos já descem o pau que o animal foi
    puxado. Minha opinião clara é a seguinte, quem não se sente
    confortável, não joga, ninguém obriga ninguém para jogar.
    Cada pessoa vê as coisas de um jeito, se tem um copo com meio copo de
    água, um diz que esrá quase cheio e outro diz que está quase vazio.
    Por isso que existem terapeutas, psicólogos e outros profiissionais
    para tratar bipolares e outros transtornos.
    Thomas, parabéns por ser uma pessoa esclarecida, fazer comentários
    fundamentados e tem contato frequente com animais e profissionais do
    turfe e pensar antes de falar para não falar bobagens"

    Não acho que eu escrevo bobagens e que sou menos esclarecido em orridas de cavalos. Frequentei o meio, cocheiras, trabalhos, comissão de corridas(como juíz de chegada e ajudando na confecção de programas) por mais ou menos uns 20 anos. Sei de tudo, exatamente tudo o que se passa dentro deste mundo e creioque ele só continua assim pela conivência de pensamentos de pessoas como o sr..
    Eu prefro um esportlimpo e com os melhores ganhando sempre. A obviedade é simples em um ambiente onde envolve dinheiro. Isso devia ser o óbvio. Essa conformidade com a derrota, pois é isso mesmo, a derrota da maioria dos turfistas pois a sua grande maioria perde muito mais do que ganha e isso é uma realidade nua e crua.
    Sinto muito que cada vez mais esteja derrotado em uma idéia que tenho do esporte limpo, como os outros de competitividade, com lisura e independencia. O resultado é raional.
    Não sou idiota, sei que o animais podem acordar mal, ter problemas na semana da corrida e ainda sim vencerem. Ou perderem. A realidade que espero seria de que existissem declarações verídicas, um órgão regulamentador honesto (a Comissão de corridas). As vezes os cavalos menos cotados ganhariam e assim aconteceria uma naturalidade.
    O cidadão brasileiro, principalmente os mais antigos, estão acostumados com aquele mundo do favorecimento, de que tudo irregular está normal e acima de tudo, a ética está em segundo plano.
    Não penso em um mundo "perfeitinho" e que udo adentrará na normalidade e viveremos feito os japoneses, com uma disciplina exemplar. Só acho que deveríamos caminhar por outras estradas, que não a dos erros e conivência com eles.
    O turfe nacional é desunido, até dentro dos estados é rachado, e ainda falam nessa pedra única. Será que algum dia teremos uma mesma linguagem para as corridas no Brasil.
    Só bato na mesma tecla pois sou um apaixonado pelas corridas, e que gostaria de enxergar um horizonte melhor para o turfe nacional que está cada vez mais esvaziao, com menos criadores e com menos perpectivas.
    Não acredito que eu esteja falando bobagens, é só um posicionamento.
    Tenho sim propriedade, não só de estudioso em orrids é de vivência com uma realidade triste, mas muito triste.

    ResponderExcluir
  28. Meus diletos Thomas e Paulo Cassa, não percam tempo com certos "turfistas",não vale a pena,agora para acertar poule alta só estiver "MARACUTAIA", me dá licença,tem certos "turfistas" que dão AZIA EM BICARBONATO.E o pior que alguns não jogam m.... nenhuma e depois querem deitar falação.Vaõ para missa seu OTÁVIOS.Larguem dessa vida.

    ResponderExcluir
  29. M Muller,
    Eu não te conheço,não sei quem vc é e não enderecei msg p vc. Acho que
    vc quis vestir a carapuça.
    Vc se diz vivido mais de 20 anos em uma podridão e o turfe continua
    uma podridão, desculpas, mas se eu pensasse igual vc teria certeza que
    estaria "maluco"ou seria muito persistênte em coisas que não acredito.
    É no minímo esquisito vc pensar tudo isso, ter evidenciado tudo que
    diz que evidenciou e continuar fazendo parte do mundo turfistico.
    Desculpe, mas vai jogar baralho, que vai só depender de sua sorte e
    seu conhecimento. Nào fique sofrendo por uma causa que vc desconfia de
    tudo.
    Procure algo que vc seja feliz.
    Paulo Cassa

    ResponderExcluir
  30. Veja como o sr. confirma o que eu disse.
    Não vivo mais o mundo do turfe. Acompanho as corridas com prazer e paixão pelo PSI e com a mínima esperança de que as coisas melhorem.
    Acompanho pela internet e pela tv com prazer dever grandes cavalos e grandes jóqueis pois acho que ainda existem. Se tenho opinião diversa a dos srs. não me preocupo com resultado de desprezo a minha opinião, pois esse espaço enquanto estiver em aberto citarei o que acho e ponto.
    Só espero que a citação do De Longe não seja direcionado a mim...

    ResponderExcluir
  31. Claro que a citação do longinquo paralelista não foi para você, Mariel. E enquanto o turfe estiver esta vergonha de se aceitarem tudo que acontece, este cidadão pode ter a certeza de que meu limpo dinheiro (e isso eu posso dizer com total coerência) não irá frequentar mesas sujas ao qual ele deve estar acostumado.

    O turfe diminui cada vez mais ao compasso que estes ditos "turfistas" elevam seus discursos ultrapassados de que se pode tudo e que coincidencias acontecem.

    Não me lembro de reforçar alguma vez as suas palavras, Mariel. Até então poucas vezes concordei contigo. Mas vejo que vergonha na cara e descencia você possui. Coisa que muitos insistem em manter muito longe de suas vidas.

    É RIDÍCULO QUE PESSOAS BEM VIVIDAS AINDA INSISTAM EM DEFENDER A ILEGALIDADE. E PARA AQUELAS QUE ACREDITAM QUE UM TRABALHO HONESTO TRARÁ RESULTADOS PREVISÍVEIS, EU MAIS UMA VEZ LAMENTO PENSAMENTO PEQUENO A ESTE PONTO. SABEM POR QUE NÃO DÁ PARA SABER SE UM TURFE HONESTO É AQUELE DE RESULTADOS PREVISÍVEIS??? MUITO SIMPLES, COMO DEFINIR ALGO QUE HÁ MAIS DE DÉCADAS NÃO ACONTECE??? MELHOR, JÁ EXISTIU???

    ResponderExcluir
  32. VOU DAR UM CONSELHO CARO PAULO CASSA, M. MULLER E DE LONGE, PAREM COM ISSO, QUE ISSO SÓ FAZ GERAR MAIS CALOR NA FOGUEIRA E VCS DISCUTIREM SEM NECESSIDADE, E AO CARO DE LONGE NÃO BOTA FOGO NO M. MULLER. VAMOS PROMOVER A PAZ PESSOAL. E VIVA O TURFE COM ROUBALHEIRAS DE JÓQUEI, TREINADORES, OU QUER QUE SEJA, POIS O TURFE É MAIOR QUE TODOS ELES, E A VERDADE SEMPRE APARECE E OS MALANDROS TEM OU TERÃO UMA QUEDA MAIS CEDO OU MAIS TARDE. FELICIDADE A TODOS.

    ResponderExcluir
  33. E MAIS DO QUE NUNCA, FICA EVIDENTE A DERROCADA DE CIDADE JARDIM, GÁVEA, TARUMÃ, CRISTAL... É O PENSAMENTO PEQUENO, MESQUINHO E HIPÓCRITA DAQUELES QUE NÃO TEM UM PINGO DE SENSATEZ, AUTO-REFLEXÃO E ATÉ MESMO PAIXÃO AO PURO SANGUE. MAIS VALE DEFENDER O ERRADO, ACERTAR A PUXADA, O AVIÃO DE ÚLTIMA HORA...

    MAS ESTES NÃO ENXERGAM QUE AO SEU LADO SEUS "COMPANHEIROS" VÃO MORRENDO, DEBANDANDO, E QUE A FAMA PODRE SE ALASTRA. RENOVAÇÃO NO TURFE COM ESTES INFLUENCIANDO OS NOVOS??? AONDE ISSO.... NUNCA....

    E ELES PREFEREM REVIDAR "ATAQUES", A REFLETIREM E SE REDIMIREM... EU FICO FULO COM A IGNORANCIA ALHEIA... DOS ADEPTOS DO "ME ENGANA QUE EU GOSTO".

    ResponderExcluir
  34. Mariel obvio que não foi para vc, embora não nos conhecemos pessoalmente o tenho como amigo , assim como o Aron e outros que ainda não os conheço tambem.Não citei o nome de ninguem, pois convivi com diversos turfistas que pensam assim ,qdo perdem, primeira coisa ,foram roubados.Já que o dito cujo inisinuo,foi para ele mesmo o recado , ou seja ao Daniel de Oliveira Rosário, o mesmo que clama por lisura nas corridas, creio que a maioria de nos turfistas e frequentadores do Blog idem, pois os que ESTUDAM o retrospecto e jogam nas corridas(alguns,pois outros vão passar uma vida e nunca vão APRENDER a chegar num denominador comum com a revistiunha nas maos) não PRECISAM DE PIO de JOQUEIS E TREINADORES PARA REALIZAR SUAS APOSTAS, e esses tenho certeza que ficam fulos ,se acham que perderam nas corridas não por percipcias e sim por forças ocultas.Agora voltando a pessoa do Daniel Rosário o que me espanta é CARA DE PAU do mesmo em falar em MARACUTAIA no nosso TURFE e querer e difamar certos profissionais e outros, se o mesmo afirmou aqui no BLOG QUE APLICAVA O PARTIDO no TORNEIO ABERTO DO JCSP com o consentimento na época do homem do markentig do JCSP. O cara antes de falar ,criticar, deveria olhar para a sua COLA primeiro. Nada mais a declarar qto ao carater dessa pessoa.Eu não sou como a maioria dos brasileiros , ainda tenho uma boa memória.

    ResponderExcluir
  35. Mariel mas a maioria sempre perdeu mais mmmmesmo, mas não por culpa das divergencias de performances ou outros fatores, mas sim porque alguns são incapazes, uns não tem tempo, outros só tem o dinheiro, mas a capacidade não, outros são bobos mesmo(no momento cada vez mais escasso)e por ai vai , vc entende o que eu quis falar, assim espero. Eu nasci, cresci e vou morrer nesse meio e adoro, me dá prazer, turfe para mim é unico, me prende 24 horas se for preciso.Abraços.

    ResponderExcluir
  36. Marco tão mal e copiando sabe-se lá quem que somados os 3 sábados de cidade jardim no concurso, estou bem a frente de muitos "catedráticos". Copiei tantos "catedráticos" na fase aberta do concurso, que em muitos dias fui isoladamente melhor nestes. Teu problema, Paulo, é comprar uma bossalidade que seu amigo paralelista teima em vender. Se gasto somente 30 minutos para marcar cada reunião e outros uma semana inteira e no final de tudo copiam Celson Afonso e Aron Correa, que culpa eu tenho? Eu entro nos concursos para ganhar, não para servir de parâmetro para qualquer um.
    Mas não volte a mesma vaca fria de seu amigo laranjeiro.

    Volte sim a pertinencia que existe na necessidade de punições severas para os infratores. Se estamos no país da impunidade, é porque uns e outros o deixaram assim. O apostador tem que protestar. Pega-se um final de semana e todos se juntam sem jogar um puto nos hipódromos. Daí vamos ver se o mesmo prejuízo no bolso do apostador não será sentido naqueles que comandam as corridas. Aí meu caro duvido que manobras continuarão passando batido.

    ResponderExcluir
  37. RUI BARBOSA !!! RUI BARBOSA !!! RUI BARBOSA !!! Triplo mesmo para o paladino da justiça. rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  38. Não tenho partido, mas tenho de meter minha colher quanto as postagens e dar minha opinião: Paulo cassa, De longe, THOMAS weda, etc.. que nem os conheço pessoalmente mas, tenho certeza de que todos gostam e apoiam o turfe limpo, sem sujeiras e maracutaias... aliás a maioria aqui no blog pensa assim no meu modo de ver, até porque se fosse o contrário até o mestre aron não teria o sucesso que tem e seu blog não teria finalidade alguma, pois seria acessado somente por quem gosta de puxes, dopings, diversidade de perfomances, etc.... e como profundo estudioso do turfe eu tenho a certeza de que aron esta sempre do lado do bem e das moralidades e puniçoes a quem erra em relacão ao turfe!!! Não acho correto vir aqui no blog só para se exclamar de roubo, que foi roubado, que o turfe não presta, duvidar de todos treinadores e jóqueis que existem, acusar pessoas sem embasamento profundo, fala que na comunidade turfepôlemica são pessoas mais íntegras que aqui, mas segue sempre aqui metendo o pau...e ofendendo turfistas sérios que nem conheçe, e quanto a paralelos, semdo fora do hipódromo e numa brincadeira sadia com outros amigos, como por exemplo esses torneios do blog que pagamos uma taxa mínima e concorremos a uma bolada, eu não vejo mal algum!!! Só para esclarecer que aqui no blog somos quase todos honestos, com profissão e um bem comum que é o amor as corridas de cavalo, e seguindo um conselho de minha mãe: QUEM NÃO ESTÁ SATISFEITO COM ALGO E ACHA QUE ESTÁ SEMPRE SENDO LESADO, O MELHOR É LARGAR, POIS SER ROUBADO E CONSENTIR É PURA TOLICE!!!!! Abraço a todos turfistas de verdade, e o que mais quero aqui no blog é somente assuntos do turfe e não ataques pessoais como tenho visto... bom fim de semana a todos, e com a palavra meus amigos de blog!!!!

    ResponderExcluir
  39. Josélouco e demais,
    Não acredito que o simples fato de protestar e se sentir lesado esteja errado. Também nem quero mais discussão sobre isso pois vejo um caminho sem fim com idéias distintas e com suas razões.
    Mas mesmo assim não acho que gostando do esporte e sempre levando como uma coisa sadia em minha vida eu não possa protestar contra maracutais e roubos. Acho que a conivência seria pior, o protesto para mim é sadio.
    Acredito que muito hoje, dos erros neste país em qualquer área, seja de que o povo brasileiro tenha perdido esse dom de protestar. Vou parabenizar as coisas boas como sempre fiz aqui neste espaço mas sepre tocarei o trombone quando achar algo errado. E viva a democracia!

    PS: Nada a ver , mas esquei de dar os parabéns ao Aron pelo novo patrocínio. Congratulaçõese que seja o segundo de muitos, pois sua dedicação a esse espaço e as corridas merecem ser valorizados.

    ResponderExcluir
  40. Jose Louco
    Vc foi muito feliz no seu comentário, esse rapaz Daniel, que, por sinal, escreve muito bem, porém nao sabe usar esse dom maravilhoso que Deus lhe proporcionou e se perde nas palavras e por isso ele, já há algum tempo, nao faz mais parte da Comunidade Turfe Polemica, principalmente por essa agressividade gratuita, veja que no comentário dele que vc citou ele diz claramente que as pessoas que comentaram antes dele, e ali estavam o Thomaz , o Cassa, o De Longe e o Mariel, nao eram pessoas íntegras e para piorar insinuou que eram mulheres de malandro porque gostavam do perfil, foram palavras dele, absurdo puro.
    Tanto no Turfe Polemica como aqui no Turfe Mania o debate está acirrado e com varias opiniões, mas a integridade dos que lá escreveram, são exatamente na mesma proporção dos que aqui escreveram e com isso incluo o proprio Daniel , que deve ser um rapaz integro, mas que se perde no próprio egocentrismo.

    ResponderExcluir
  41. Pois é... 40 postagens a troco de nada, muito elogio, muita defesa... E daqui a 2 dias Grandes Premios com dopings descobertos semanas depois do pagamento dos páreos... tudo na maior normalidade... e os mesmos que defendem os treinadores reincidentes, são aqueles que após a divulgação de aguardo de resultados de contra-provas, ficam torcendo para o doping ser comprovado...

    Sem dúvida alguma, o ser humano é íntegro por natureza... a polidez é uma de suas maiores virtudes... quem sou eu para dizer ao contrário? viciados, compulsivos, aproveitadores, bandidos... isso tudo é uma imagem ruim gerada pela mídia, gerada pela sociedade... o turfe ainda é um esporte nobre, dos reis, da burguesia e porque não, do povão...

    existem competições sadias??? claro que existem... o entretenimento pode ser visto só com olhos otimistas??? claro que pode... mas cegar-se e ignorar certas obviedades não convém....

    numa adaptação daquela citação célebre: "quanto mais eu conheço os homens, mais eu amo os cavalos de corrida"

    ResponderExcluir
  42. Daniel não distorçe o que falei, eu citei que TU, segundo o que VOCÊ MESMO FALOU AQUI NO BLOG, que entrava ANTES DA HORA e OLHAVA os PROGNOSTICOS dos DEMAIS no TORNEIO ABERTO do JCSP , se copiava ou não ,se marca bem ou mal , eu não posso afirmar,porque não te conheço e depois dessa sua FALCATRUA não sei se falas a verdade ou mente.Pelo seu pensamento sua pessoa deveri ser EXECRADO de todos os Torneios. Vai contar história para outros que consegue estudar a revista em meia hora , onde afundar o baralho e pegares alguem que manje do riscado te larga que nem uma cobra ou seja se arrastando.Seu Patricnho filinho de papai, e jogo todas as minhas fichas qua a maioria que participa aqui no blog não vá com a sua cara ou melhor suas postagens.Te liga cara, sai do AR, que não estás agradando.Desculpa Aron e demais participantes mas esse sujeito é insuportável.

    ResponderExcluir
  43. Cara,
    vc tem atitude de pessoa mal amada, que não tem amigos, deve ter
    passado por uma grande traição e deve viver perturbado, desconfiando
    de tudo e de todos. Com todo carinho vá se tratar, faça terapia o
    mais rápido possível, quem sabe com um bom número de sessões vc evolui
    como pessoa.
    Quando está sol pela manhã, com um céu lindo azulado, vc deve pensar
    que vai chover logo. Deve ser muito ruim viver assim.
    Vc fala as coisas sem sentidos, não tem pé nem cabeça. Vc quer se
    mostrar esperto, conhecedor de tudo, mas não passa de um coitado. Está
    muito claro que ninguém te dá ouvidos em lugar nenhum e como o Aron
    tem saco e dá chance de vc digitar algumas palavras, vc fica excitado
    e escreve qualquer coisa. Estou sentindo que vc aqui também não está
    agradando.
    Preste atenção, pois o PAÍS que vc diz que qualquer um faz qualquer
    coisa, tem lei e o que vc diz e acusa as pessoas, vc pode ser
    convocado para provar as acusações e dar explicaçòes. Cuidado com que
    vc fala e não consegue provar.
    Entrei no blog para ver se tinha opiniões, assuntos inteligêntes e me
    deparei novamente com essa pessoa perturbada, mas como a grande
    maioria, quase absoluta é composta de pessoas normais e não usa essa
    ferramenta para descarregar a IRA e a pertubação embutidas.
    Vai ser tratar e seja feliz.

    Paulo Cassa

    ResponderExcluir
  44. Paulo Cassa, não me ofendo com suas palavras. E se você se ofendeu com as minhas, não vou repetir o que voce disse ao Mariel, se a carapuça serviu. Simplesmente vou te dizer que os problemas que voce teve recentemente servem como estímulo para os seus dizeres. Natural isso. Mas sei também que pelas suas marcações você é um turfista que gosta de uma bomba. Mas não necessariamente estas só acontecerão em páreos arrumados. Vamos ao GP dos potros no dia do São Paulo, onde o 1º colocado venceu com uma boa pule e dopado. Mesmo sem o doping, o páreo dificilmente teria um vencedor sem uma boa pule. E o que diminuiu esta prova??? O doping do vencedor.... Ou seja, um páreo memorável, acabado por uma situação ilícita... Isso é só um exemplo banal...

    Com relação ao que eu digo. Depois das ofensas diretas que você me fez, ainda tem certeza de que eu teria que responder alguma coisa em juízo??? Provar o que eu disse??? Pega resolução da comissão de corridas semana a semana e terás diversas provas. No outro dia a polícia já esteve na Gávea. É preciso aumentar esta frequência???

    E outra, quem citou país aqui foi o Mariel, não eu... Vamos ler com atenção... Minhas críticas ainda estão na esfera turfística...

    Com relação ao Paulo Aguilar... eu já estou realmente estafado de ler as coisas sem sentido que ele escreve, as mesmas ladainhas de que fui hacker (aproveita que está na moda essa classificação e aprenda a respeito), me aproveitava dos dados de uma página liberada (por nenhum hacker) e que é impossível marcar uma reunião em 30 minutos... Se não sou bem vindo aqui, por que voce tambem seria??? Por que patrocina torneios??? Por que é o paralelista de toda hora??? Suas brigas aqui com os mais jovens, principalmente, foram lamentáveis. Escurraçou muita gente e não quer parar por aí...

    E POR FIM, MAIS UMA VEZ O ERRADO ESTÁ CERTO E O CERTO ESTÁ ERRADO. VAMOS DEFENDER AS CORRIDAS A LA VONTÉ, PORQUE MELHOR DO QUE ESTÁ NÃO FICA... CREIO EU...

    EU ESTOU TRANQUILO... MAS QUEM DEFENDE A CONTRAVENÇÃO, A DOPAGEM E A MANIPULAÇÃO TAMBÉM PARECE ESTAR, INFELIZMENTE...

    ResponderExcluir
  45. Daniel não te faz de vitima com é teu costume.Sai do ar,cara-pálida,que não esta agradando.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics