* Alô Gávea: o nome do cavalo que correu duas no hipódromo carioca e ganhou uma, neste final de semana que passou, é "Um Balaço" e não "Um Balaco". Para quem estuda faz toda diferença, pois se eu puxar o retrospecto do segundo (que não existe), vão constar apenas duas corridas na campanha.E se eu puxar o do verdadeiro, estarão faltando as duas últimas.
* É sempre triste ver um animal ser sacrificado na pista. Quando ele é bom parece que a dor dobra de intensidade. Nice Black, égua de grande valor, foi mais uma que entrou nessa imensa lista.
* Lembro que há pouco tempo, o João Moreira ganhou sete corridas em um dia só. Sábado, foi a vez do Henderson Fernandes, que igualou marca do já legendário Jorge Ricardo. Outro recorde que o ainda aprendiz igualou foi o de vitórias em um mesmo final de semana: dezesseis, do mesmo Ricardinho.
* E para matar a saudade dos nossos gênios, que nos deixaram para ir montar em lugares distantes, três fotinhos recentes:
Sorrindo, como se fosse a primeira vitória.
Mais feliz ainda, com a filha Giovana
(não tenho certeza de ser ela).
Para chinês e o mundo ver e aplaudir.
Essa fama toda dada ao H.Fernandes tem que ser um pouco relativizada.
ResponderExcluirO caso do J.Ricardo, que dispensa maiores comentários, e o J.Moreira quando em sua boa fase em CJ era um jóquei que fazia "milagres" com sua eficiencia e energia - eram jóqueis de exceção, que conseguiam aproveitar tudo e ainda tirar mais um pouco dos animais que montavam.
Já o H.Fernandes é um bom jóquei e uma ótima promessa, pode vir a ser excelente no futuro se continuar a se desenvolver - mas o mérito pelas suas sete vitórias foi por ser mais inteligente e observador que os seus pares, e não por qualquer habilidade superior dentro da raia.
Explicando melhor - a preparação da raia de areia da Gávea foi totalmente equivocada nesta semana, dando uma vantagem imensa para cavalos que correram junto a cerca. Se apercebendo rapidamente disto, o citado jóquei fez suas montarias correrem pelo melhor terreno o tempo todo (inclusive com um cavalo atropelando baliza 1 - algo difícil de se ver), e como demorou a ser acompanhado pelos demais jóqueis, conseguiu as suas sete vitórias no sábado. O problema do ocorrido, é que ele fez sua vantagem de um fator que não deveria existir no esporte (um dos primeiros princípios para a preparação de raia é que ela deve ser a mais neutra possível - e os responsáveis da Gávea implementaram exatamente o contrário). E por isso, na minha opinião, ele ainda não pode ser colocado (pelo menos hj, quem sabe no futuro ...) junto com os outros dois.