13 outubro 2010

Ligeirinhas

* Alô Gávea: o nome do cavalo que correu duas no hipódromo carioca e ganhou uma, neste final de semana que passou, é "Um Balaço" e não "Um Balaco". Para quem estuda faz toda diferença, pois se eu puxar o retrospecto do segundo (que não existe),  vão constar apenas duas corridas na campanha.E se eu puxar o do verdadeiro, estarão faltando as duas últimas.
* É sempre triste ver um animal ser sacrificado na pista. Quando ele é bom parece que a dor dobra de intensidade. Nice Black, égua de grande valor, foi mais uma que entrou nessa imensa lista.
* Lembro que há pouco tempo, o João Moreira ganhou sete corridas em um dia só. Sábado, foi a vez do Henderson Fernandes, que igualou marca do já legendário Jorge Ricardo. Outro recorde que o ainda aprendiz igualou foi o de vitórias em um mesmo final de semana: dezesseis, do mesmo Ricardinho.
* E para matar a saudade dos nossos gênios, que nos deixaram para ir montar em lugares distantes, três fotinhos recentes:













Sorrindo, como se fosse a primeira vitória.














Mais feliz ainda, com a filha Giovana
(não tenho certeza de ser ela).


















Para chinês e o mundo ver e aplaudir.

Um comentário:

  1. Essa fama toda dada ao H.Fernandes tem que ser um pouco relativizada.

    O caso do J.Ricardo, que dispensa maiores comentários, e o J.Moreira quando em sua boa fase em CJ era um jóquei que fazia "milagres" com sua eficiencia e energia - eram jóqueis de exceção, que conseguiam aproveitar tudo e ainda tirar mais um pouco dos animais que montavam.

    Já o H.Fernandes é um bom jóquei e uma ótima promessa, pode vir a ser excelente no futuro se continuar a se desenvolver - mas o mérito pelas suas sete vitórias foi por ser mais inteligente e observador que os seus pares, e não por qualquer habilidade superior dentro da raia.

    Explicando melhor - a preparação da raia de areia da Gávea foi totalmente equivocada nesta semana, dando uma vantagem imensa para cavalos que correram junto a cerca. Se apercebendo rapidamente disto, o citado jóquei fez suas montarias correrem pelo melhor terreno o tempo todo (inclusive com um cavalo atropelando baliza 1 - algo difícil de se ver), e como demorou a ser acompanhado pelos demais jóqueis, conseguiu as suas sete vitórias no sábado. O problema do ocorrido, é que ele fez sua vantagem de um fator que não deveria existir no esporte (um dos primeiros princípios para a preparação de raia é que ela deve ser a mais neutra possível - e os responsáveis da Gávea implementaram exatamente o contrário). E por isso, na minha opinião, ele ainda não pode ser colocado (pelo menos hj, quem sabe no futuro ...) junto com os outros dois.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics