07 outubro 2010

Téo lança o vicentês

Por Laércio Sábato





O destacado charadista alemão Téo Fritzberg resolveu inovar mais uma vez. Enjoado da grafia tradicional usada pelo Stud Book, resolveu rebatizar os cavalos que aparecem nas linhas de retrospecto, criando um desafio adicional para você, apostador. Assim, se não conseguir ganhar nas apostas, nesta sexta-feira, em São Vicente, pelo menos se diverte, praticando o idioma vicentês, especialmente criado para os turfistas da pista milagrosa.
Para aqueles mais resistentes às mudanças, a seguir a tradução de alguns nomes que aparecem no retrospecto publicado na Turf Brasil:


Onde está Ontopo leia-se Ontop
Onde está Vara Salyma leia-se Cara Salyma
Onde está Usa Ridge leia-se Ursa Ridge
Onde está Savibliano leia-se Savigliano
Onde está Arquiteon Boy leia-se Acteon Boy
Onde está Ulta Pepita leia-se Ultra Pepita
Onde está Desagree leia-se Disagree
Onde está Trovoada Azul leia-se Trovoada do Sul
Onde está Etendi do Sissi leia-se Efendi do Sissi
Onde está Limousan leia-se Limousin
Onde está Auto Paraná leia-se Alto Paraná
Onde está Landro leia-se Landru
Onde está Kalipso Alado leia-se Calipso Alado
Onde está Bucano Danz leia-se Vulcano Danz
Onde está Ofensse leia-se Offense
Onde está Índia Baje leia-se Índia de Bagé
Onde está Petewinner leia-se Ptwinner

(Somos conscientes das dificuldades encontradas para formar um programa em São Vicente. Esta gozação tem mais o sentido de chamar a atenção para detalhes que são importantes para o turfista e que, muitas vezes, são negligenciados pelo dirigente. Meia hora a mais, na revisão, não custaria tanto)

13 comentários:

  1. O quê esperar de um charadista que está há 40 anos no turfe e nunca se preocupou com nada além de seu bolso? Achas que ele tá preocupado em escrever corretamente nomes de cavalos? O negócio é leilão, põe qualquer nome aí... Garantindo minha porcentagem, tudo bem, Jacó...

    ResponderExcluir
  2. O alemão famoso que eu conheço no Stud Book é o Dr.KHOUS QUAE PHEDEN.Mas ele grafa o nome dos cavalos de maneira certa

    ResponderExcluir
  3. Faltou o Lovour, leia-se Lavor!

    E o retrospecto de Tricky Six não é o dela!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Um absurdo esses erros apontados pelo Laércio. É um desrespeito ao apostador, ao proprietário, ao treinador, enfim, a todos. Não se pode lidar assim, de orelhada, com coisa séria, principalmente que envolve dinheiro. Esse charadista parece não respeitar ninguém, e lida com o turfe como se fosse massa de suas manobras. O sujeito é idoso, talvez já esteja batendo pino. Mas tem muita gente no mundo com bem mais idade que a dele, que é sério, inteligente e pleno de suas capacidades mentais...

    ResponderExcluir
  5. Sem querer fazer a defesa do Léo, mas a revisão dos erros que aparecem na revista Turf Brasil seria responsabilidade dele, é isso?

    ResponderExcluir
  6. Abra página de expediente da revista e observe o texto que aparece no rodapé. Sua pergunta estará respondida...

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem, culpa do JCSV. Mas uma coisa precisa ser dita, alias eu só repito, porque já disse antes: uma revista que é a única no Brasil a publicar retrospectos de corridas de cavalos não tem o direito de simplesmente se eximir de culpa nestes casos. Se eu mandar uma coluna de moda para publicar como retrospecto, a revista publica. Se eu mandar uma partida de xadrez como retrospecto de turfe, a revista publica. E tome nota em rodapé se livrando de qualquer ônus. Não seria melhor então, não fazer revista de turfe e deixar para quem tem vontade de melhorar as coisas fazê-la. Essa nota de rodapé que está impressa na página B1:
    "Os retrospectos publicados nesta revista são de responsabilidade dos JCB, JCSP, JCRGS,JCSV" poderia ter um acréscimo final, demonstando o comprometimento da mesma com o Turfe, mais ou menos assim: "Mas caso ajam falhas, faremos o possível para tentar corrigir as mesmas".
    Evidentemente que isso não tira a culpa do JCSV, porém esta falta de engajamento da revista com o Turfe e com a exatidão que um retrospecto merece, não me passam pela garganta.

    ResponderExcluir
  8. Leo tem algum forfait antecipado para a Prateada,e o tempo como está?De Longeee.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. em 25-09-09-------------Heart surgeon,venceu Alto Paraná,não AUTO Paraná.

    ResponderExcluir
  11. BOM,mas o importante é que o LÉO divulga SÃO VICENTE e contribue pro TORNEIO,isso vale.Erros de portuga acontecem sempre,vamos ser construtivos e falar das coisas boas,porque PODRE TODOS NÓS TEMOS.

    ResponderExcluir
  12. o JCSV precisa de INVESTIMENTO,pode se tornar um TARUMÃ,e melhorar muito.Vamos torcer pra q isso aconteça.O LÉO,a meu ver,tenta ajudar,e contribue pros TORNEIOS DO BLOG DO ARON,o que ajuda a divulgar o turfe lá.Mas é claro que precisa de muito mais.Invés de apenas criticar,vamos achar um ABDUL da vida q invista lá!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. O JCSV pede mil desculpas pelos erros de letras em alguns animais, que já foram transmitidos a pessoa responsável e serão corrigidos, assim como o retrospecto de Tracker 2º páreo 1, vide retrospecto de Laércio Sabato, abaixo . Para a próxima reunião erros serão corrigidos.Os forfaits até agora são extra oficialmente:
    2º 2 Tanios,
    5º 5 Xochtil e 6 Brown Bonbom,
    7º 3 Comando Secreto , 8 El Confidente e 9 Expresso Polar

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics