28 abril 2011

Latino de 83 - Derek, na superação

Para mim que não trago nenhum Latino no coração, desde já, fica esse que o Derek ganhou, como meu favorito. A corrida foi marcada por lances memoráveis. Primeiro, foi a prova seletiva, mais forte que muito GP Brasil ou São Paulo. Tinha Off The Way (o Penachio caiu do dorso), tinha Clackson, um dos grandes reprodutores que nasceram neste solo.E tinha os dois que se classificaram: Kenético e Derek.Quem quiser reviver a história toda, muito bem contada é só clicar aqui.
Depois, veio a história do acidente em trabalhos do defensor  do São José e Expedictus. Abaixo, uma foto do momento exato da rodada com o Albenzio Barroso, foto essa cedida gentilmente pelo Marcelo Augusto da Silva:


Isso tudo, uma semana antes da prova. Derek se machucou bastante, Barroso mais ainda, tanto que ficou impossibilitado de montar o filho de Kublai Khan.  O detalhe mais marcante deste GP foi que para substituir Barroso, o jóquei escolhido foi L.C.Silva, o mesmo que montara e classificara Kenético na seletiva. O Haras Malurica preferiu dar esta montaria para Gabriel Menezes.
No sacrifício, e longe da forma ideal, o cavalo alinhou para competir contra dez valorosos rivais. Naquela época o público  comparecia em massa ao hipódromo e a casa estava lotada. Vejamos em um vídeo que descobri no YouTube o desenrolar da prova:



Foi assim: Derek em primeiro, Salinidad em segundo, Kenético em terceiro. E, naturalmente, a consagração para L.C.Silva.
Corria-se o III Latino Americano, todos três com  vitórias brasileiras: Dark Brown, Duplex e Derek. Dá para não sentir saudade...

8 comentários:

  1. Parabéns Aron pelo video e ao Marcelo pela foto e dados ,que nos leva de volta ao passado para curtir os belos momentos que o turfe nos proporciona, que ficaram marcados em nossa memória.Eu fico com a vitória do Duplex em S.Isidro, num final emocionante e o Jorginho Garcia com sua frieza e categoria fazendo frivolete com o chicote ,foi demais, tenho aquela chegada gravada em minha mente.Esses tres animais com a letra D,os Desbravadores do Latino, eram fantasticos.Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Essa matéria é de arrepiar, maravilhosa!!!! e notem as arquibancadas como tinha gente, não se andava dentro do hipódromo era completamente lotado, tinha público de partida de futebol em final de campeonato.

    ResponderExcluir
  3. Como era o nome desse narrador?

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Augusto da Silva29 de abril de 2011 às 08:44

    Aron ficou maravilhosa essa matéria sobre o DEREK, caiu lágrimas de meus olhos. Imaginar que eu estava ali presente, com os meus 13 anos de idade, ali do parquinho, que ficava ao lado das arquibancadas populares, pois naquela época as crianças não podiam frequentar a área de jogo. Vocês notaram que a prova era patrocinada. Almirante vc toda a razão em cobrar da nova diretoria a busca de um patrocinador para o Latino, pois são nestes eventos que a mosquinha azul aparece, nos pica e depois nos transforma nesses apaixonados pelo esporte. Ano de 83 me marcou muito, pois além desta vitoria fantástica do Derek, foi o ano do primeiro GP São Paulo do Barroso, com o Kenético, da taça de prata do Full Love (Figuron e Varanda), do primeiro líder daquela geração e ganhador do Ipiranga Quintus Ferus (Thignon Lafre era seu irmão próprio), do surgimento da fenomenal Immensity, vencedora naquele ano, dentre outros, do Diana, do Derby para cima do meu amado Full Love e daquele inesquecível Carlos Pellegrini com trifeta brasileira (Immensity, Kigrande e Kenético. Ano do GP Brasil da Off The Way e vai por aí, sem falar com craques lá do Rio. Uma nostalgia gostosa.

    ResponderExcluir
  5. O narrador foi o José Lancelotti.

    ResponderExcluir
  6. Aron eu estava comentando com um amigo meu que saiu um tema legal num blog em que eu participo na internet(ele não é adepto),sobre o Latino e falei para o mesmo que tanto Duplex como Derek eram invictos no Brasil e ele me disse que o Duplex não, pois o que aparece no studbbok está falho,falei que tenho guardado em minha memória o Jorginho Garcia com o Chicote guardado em S.Isidro ,apos o frivolete que fazia com o relho,era sua marca.Ai ele me falou se eu lembrava do G.P que realizou-se em Campo Grande,e falei que sim, segundo o Coruja era inaguaração do Hipodromo de lá, com um excelente premio que foi realizado entre agosto e setembro de 81,onde foram participar os excelentes,Duplex,Clackson e Ventaneiro, e nos não conseguimos lembrar quem venceu ele acha(meu amigo)que foi Duplex, e vcs lembram quem foi?Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Pelos meus arquivos, quem ganhou esta prova foi Artung, Clackson em segundo e o Duplex em terceiro.

    ResponderExcluir
  8. Aron perfeito seus arquivos e o meu amigo falou que vc está certissimo, ele que trocou as bolas ,ao inves de Ventaneiro era Artung.Nada como trocar idéias como pessoas inteligentes e profissionais no assunto.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics