12 abril 2011

Não dá para confiar em mais nada

Me considero uma pessoa bem distraída. Frequentemente troco os números dos cavalos, sendo apostando ou até mesmo no envio das indicações no blog e para os assinantes. Por isso mesmo, costumo ser mais condescendente que a maioria dos turfistas com erros dos locutores e comentaristas que trabalham nas TVs do Rio e de São Paulo. Narradores não se distraem, se enganam, o que é um pouco diferente. É um olhar para fora para relatar a atropelada de alguns animais e,  concomitantemente, uma troca de baliza de duas fardas iguais que iam por dentro e, quando se volta o olhar para os ponteiros, às vezes não se percebe o lance. A isso pode se dar o nome de engano. Já os comentaristas, que têm a incumbência de transmitir ao turfista a ordem exata dos números que passam pelo espelho, não deviam, mas podem estar distraídos no momento da carreira. Resultado: quando vem o replay, vão tateando e, vez por outra, cometem erros grosseiros. Acho esses erros desculpáveis, desde que não ocorram amiúde.
Todo esse relato inicial é introito para a matéria que foi veiculada ontem a noite no Raia Leve, sobre a fotografia da chegada do páreo nº 512, 10º da reunião de 24/9/10. Estas fotos (são duas,vejam lá no site, não vou copiar aqui) mostram uma chega apertada para o segundo posto, mas dá para perceber claramente a vantagem da concorrente de fora, La Villette, sobre a de dentro, Myfunnyvalentine.
Aí que vem a polêmica (ou seja lá o nome que tenha isso), pois o resultado oficial foi Myfunnyvalentine para segundo e La Villette para terceiro.
Neste caso de photochart, não cabe distração, pois quem recebe uma foto para julgar, em algum momento que tiver de posse delas, vai ter de se concentrar. Também não cabe o engano, pois se um comissário se engana, existe mais dois ou três que o corrigirão. O que cabe é um terrível caso de cegueira coletiva (já tivemos uma em uma desclassificação, há poucos dias , mas nada tão grave quanto isto, posto que aquele era imagem em movimento e, nesse caso, a foto mostra o momento exato a ser julgado, não há subjetividade que consiga dar jeito de descaracterizar o lance), mas que convenhamos, é praticamente impossível. Como sempre, deixo espaço para possíveis explicações, se tem coisa que não gosto é de acusar, principalmente se a acusação tiver, por força das circunstâncias, de ser pesada, mas fico aqui pensando como classificar este erro mais do que grosseiro: não é engano, não é distração, então o que que é meu irmão...

17 comentários:

  1. Essa historia do photochart no Raia Leve é mais uma jogada de sensacionalismo com viés politico, nada mais que isso. É uma tempestade em copo d`agua. Notem que o animal de dentro tem o focinho branco.

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo, sem sensacionalismo?? Mas é sensacional se você vir o focinho branco na frente do focinho da que vem por fora. Foi isso o que os Comissários viram.

    ResponderExcluir
  3. Para mim, se a foto é verídica, só resta dizer que é roubo!

    ResponderExcluir
  4. Um dos comissários que trabalhou naquela noite, acaba de me enviar email com sua versão dos fatos. Segundo ele, após o páreo, o árbitro de chegada deu o seu parecer, apontando a Myfunnyvalentine como segunda colocada. Prestando a atenção, existe nesta égua, uma parte branca que sobressai em sua cabeça e faz parte integrante da mesma. Na foto da TV, esta parte branca, ultrapassava o focinho da La Villette. Mesmo assim, foi solicitada a foto física, mas por algum problema, não foi possível ter a mesma. O árbitro manteve sua opinião e na votação da Comissão de Corridas foram dois votos pela vitória de Myfunnyvalentine e um, para o empate. O mesmo comissário continua, dizendo que se tivesse de posse da foto física naquele momento, teria optado pelo empate, mas que pela imagem da TV - que não era tela plana- houve vantagem para competidora que vinha por dentro. A mesma foto da TV, tinha linhas bastante espaçadas e que nenhuma das duas cabeças encostava na mesma. Após este episódio, foi solicitado que as linhas fossem em maior número para se evitar a dúvida.
    Tudo o que foi relatado aqui, segundo o comissário.

    ResponderExcluir
  5. Pelo que entendi, os comissários não tiveram acesso, naquele momento, a essa foto publicada no Raia Leve, é isso?

    ResponderExcluir
  6. O comissário confirma que não tinham a foto física em mãos, por um problema de revelação. Portanto o julgamento foi feito por outro meio (pela foto da TV?), o que não deixa de ser grave, também.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o comissário acho que Funny Valentine fez segundo , na pior das hipóteses um empate, analisando a foto se vê a parte branca do focinho da égua e a própria claridade da foto camufla essa imagem, porém até pelas explicações o melhor seria terem escolhido o empate para evitar esse tipo de comentário, porque vejam que se dessem o segundo lugar a Vilette , essa mesma foto poderia ser utilizada como argumento para dizer que a Funny Valentine fez segundo e o argumento seria o focinho branco.
    Resumino os comissários erraram em não dar empate, e qualquer outra decisão seria contestada. ..

    ResponderExcluir
  8. Para mim a manchete do Raialeve é sensacionalista e tem por objetivo desqualificar a CC - ESCANDALO NO JCB, LA VILLETE ....

    Um exagero e portanto uma leviandade.

    ResponderExcluir
  9. O comentário das 11:29h está creditado para Aron Correa.

    Abraço
    Nelsinho

    PS: Aron, você está testando se estamos atentos, rs.

    ResponderExcluir
  10. Mas é meu Nelsinho. Logo após relatar o do Comissário, percebi que pelo email que el tinha me mandado, não tinham julgado a foto por essa que está no Raia Leve, por isso fiz a pergunta e o comissário me confirmou exatamente isso. Não julgaram através daquela foto.

    ResponderExcluir
  11. Me diga anônimo
    O cara roubou, mas ninguém sabia. De repente aparece uma imagem dele cometendo este ato. Não seria punido? Estariam as pessoas querendo apenas denegrir a imagem dele, ou querendo a verdade e a realidade dos fatos?
    Acho que a comissão do RJ mais erra do que acerta, não tem padrão em julgamentos. Alguns acreditam, entre eles eu, que favorecem o atual líder das estatísticas e não o suspendem nunca.
    A falta de transparência é a marca.

    ResponderExcluir
  12. Estranha coincidência. No site raialeve.com.br, o retrospecto do dia 24/setembro/2010 na Gávea não contém o resultado do 10º páreo, o da polêmica. Porém no programa consta o 10º páreo. Não creio que a omissão foi proposital, já que, com erro ou não da Comissão de Corridas, o resultado é oficial.

    ResponderExcluir
  13. Concordo em parte com o anonimo. Tem um q de sensalionalismo na notícia. "ESCANDALO", longe de ser, houve aparentemente um erro e tem vários motivos já narrados para o fato, não acredito em ma fé.
    Agora um detalhe:
    O animal que foi em tese prejudicado é do Haras LLC, é isso? Quem é seu proprietário? Quem foi o candidato de opisição? Se quiserem levar para esse lado... Seria vingança, tipo, na dúvida tudo contra você. Será?

    ResponderExcluir
  14. Se agora com esse fotochar em cores, tem páreos que eles dizem um resultado,e pela rapidez que em alguns páreos é feito isso quando chegam mais de dois animais emparelhados,e pela imagem que se mostra na tv, vc fica na incerteza se foi ou não, imagina no antigo sistema de revelação,tem que se torcer para que a sua pule seja a mesma de quem julga ...Um abraço e boa semana ....

    ResponderExcluir
  15. pelas fotos do Raia Leve ficaria com o de focinho branco para segundo.

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente olhem a foto ampliada com muita atenção e não se deixam levar pela primera impressão. Percebam que não é exatamente o que parece ser (trata-se do que chamam, ilusão de ótica). Façam o seguinte, tampem o cavalo de fora, o que supostamente teria ganho e percebam que o de dentro encosta o focinho na linha vermelha e que por ter uma listra branca a imagem não é clara, só com muito cuidado da para perceber. Fazendo o contrário, vejam que o de fora não encosta totalmente na linha vermelha. Está parecendo como num jogo de futebol, o arbítro tem que decidir ali na hora, depois os abutres de plantão, mesmo que zilhoes de cameras e vários repetecos não conseguem definir e o arbitro coitado que não teve o auxílio do recurso, sai como ladrão.

    ResponderExcluir
  17. Agora que eu vi que o Almirante já havia percebido o focinho branco.Almirante está corretíssimo,concordo com ele.Rafael Robert

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics