03 maio 2011

Apontamentos do Nefelibata

Começando uma nova coluna para substituir o Fique De Olho do Mariel Muller (sem tempo para postar por motivos profissionais). Se eu mantiver a qualidade das análises do mesmo, já fico contente.
Começamos por Cidade Jardim e se o tempo permitir, até a quinta também dou uma passeada pela Gávea.

Sábado:

1- Ou Shake And Bake teve algum problema, ou ele é apenas razoável. Remou a reta inteira para passar por Kalokabrasil, em páreo extremamente fraco tecnicamente.
3- Virgin Princess ganhou por larga margem, mas sempre tocada. A segunda colocada Utmost Quality chegou longe, a mais de seis corpos. Como o tempo foi 1,3s pior do que o páreo desdobrado vencido por Great Valor, difícil de cogitar triunfo destas potrancas nos próximos páreos de dois anos sem vitória.
6- Tina Pffeifer fez um corridão na estreia. Das diversas que pularam atrasadas, talvez tenha sido a mais prejudicada. Se recuperou rápido e disputou a ponta até os 100 metros finais.

Domingo:

1- Irmãozinho não foi nem sombra daquele potro insinuante,  quando do seu primeiro triunfo.
5- Noite Pantaneira escorregou na areia movediça.
6- Fantastic Eyes deve ter tido algum problema. Já Visão Bella mostrou ser apenas boa potranca.
7- Se Pré-Sal conseguiu ganhar até na areia, podemos prever um futuro parecido com do seu irmão Moryba para ele.

9-Zagoon entrou na reta tirando dois e três e perdeu corrida sem nome.

Segunda:

2- Páreo de poucos cavalos em que um treinador tem quase a metade dos inscritos é sujeito a chuvas e trovoadas. Drob, bem fraco de areia, parecia um calhambeque no meio de carrinhos de rolimã.
4- Riviera ganhou aos esbarros e comparando sua vitória com a de Bernaise em Pesos Especias, no terceiro páreo, podemos inferir que a mesma possa chegar aos Clássicos na grama, terreno onde deve render bem mais.
7- Del Ciel fez um experimento de correr no fundo do lote. Gostei! Na próxima de grama, correndo acomodado, mas não tão longe, vai para o disco.

22 comentários:

  1. Aron acho que o Santana "liquidou"cedo demais com Zagoon.Para mim ,nessa botou fora.

    ResponderExcluir
  2. Aron e leitores quem gostou dos ares paulistas foi Estupendo Nizo que até então tinha 8 atuações na Gv, sendo 4 em claiming ,inclusive a sua vitória na grama, e surpredeentemente na paulicéia em 2 aparições fez place em ambas ,sendo 1 na areia encharcada e outro na grama, com um detalhe importante no 3 anos até 2 vitórias.

    ResponderExcluir
  3. A Tina Pfeiffer vou marcar no meu caderno , não tinha visto,valeu o aviso.

    ResponderExcluir
  4. Aron concordo com vc, esperava muito mais do Irmaozinho pela sua primeira vitória, achava que daria um trote no 3 até 1 vit e depois iria a esfera classica,de repente foi o terreno pesado.

    ResponderExcluir
  5. O Pré Sal foi disparado o melhor canter e confirmou em carreira.Eu fui no Ferragamo e me ferrei.

    ResponderExcluir
  6. Não engoli a atuação do Heroi de Birigui mesmo com handicap desfavoravel, para mim sobrava horrores na enturmação, quando trocou a pista.

    ResponderExcluir
  7. O Marcelo Augusto tinha razão pelo pitaco que deu aqui no blog, que tinham muita fé no Great Event na sua estréia,que seria otimo potro pelos trabalos,e o mesmo mostrou galhardia em sua vitória, embora na minha opinião, como já falei, o Santana vacilou.Mas com certeza valeu o alerta do titular do Stud Figuron e Varanda.

    ResponderExcluir
  8. Aron vc gostava do NEFELIBATA por As De Lark e Homage A Toi, do Basano? E o Stud Figuron e Varanda do nosso amigo ,no meu caso internauta,Marcelo Augusto, deve ser em homenagem ao Full Love, nascido em 1980 do Rio das Pedras,no qual devia ser seu Puro Sangue predileto, pelo o que li aqui no blog o Marcelo tinha em torno dos 13 anos de idade quando o mesmo corria e muito.

    ResponderExcluir
  9. Gostava, mas uni o gostar com o significado da palavra que é bem meu jeito de ser.

    ResponderExcluir
  10. A bichinha do Thomas como ele a chamava, está voando, mesmo com 59 k e na arenosa formou a dupla,mas a mesma foi comprada, faz parte, casamento só com a patroa, que o proximo proprietário seja feliz.

    ResponderExcluir
  11. E para finalizar pois vou terminar o meu vinho e assistir o jogo do peixe, me surpreendeu no 2 páreo de Domingo vingar a dupla Gênio do Delta e Larousse pois correram de sapato em virtude da pista pesada,pois até essa atuação, nem o tordilho e a égua haviam produzido a contento ferrados, mostraram forma, e vou esperá-los descalços e jogar uns passes.Uma Boa Noite a todos.

    ResponderExcluir
  12. Aron,
    Faltou falar do Viva Pancho (7°DomSP). Desconfiado do Pré-Sal (areia), fiquei procurando um azar para arriscar uns placês (Ferragamo não dava forra). Balancei entre Viva Pancho e The Angler, mas quando assisti as duas do defensor do Belmont no Tarumã (lento da partida à chegada) saí fora. Pesou também a suposição de que tinham vindo testá-lo no chão verde e que não fora retirado porque a viagem estava paga e não custava tentar um premiozinho. A pule, todavia, era baixa para um animal sem retrospecto inserido em um páreo cheio e em terreno estranho (fechou a R$ 10,50).
    Dada a largada, o bicho mostrou um apetite inusitado. Largou para aponta, brigou que brigou com o Pré-Sal e ainda reacionava nos últimos metros. Era “outro”, com certeza e por pouco o Fernando Azevedo, filho do José Azevedo, não passa o recibo
    Aí veio a lembrança do Dorival Manojo nos seus tempos de O Coruja, quando animais que vinham com fracassos recentes em outros hipódromos (na época principalmente São Vicente) tinham suas linhas de retrospecto omitidas para não confundir o apostador.
    Às vezes atrapalhava, mas até que era uma boa.

    ResponderExcluir
  13. De Longe,

    ou teria sido uma homenagem ao Campal?

    ResponderExcluir
  14. bom dia pessoal do blog me socorre ai eu nao tenho a revista entao nao sei a porcentagem para acumuladas na gavea (BONIFICAÇAO OU COMISSAO)

    ResponderExcluir
  15. Marquinho,

    Se você for o Marquinho Jacarepagua, já mandei via email. Se você for outro Marquinho, entre em contato por email que lhe passo a informação. Aqui via comentário do blog, desconfigura a tabela.

    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Anonimo de repente pode ser em referencia ao Campal outro que corria muito ,só o Marcelo para nos responder.

    ResponderExcluir
  17. Marcelo Augusto da Silva4 de maio de 2011 às 13:54

    De longe, o meu animal predileto era o FULL LOVE, o CAMPAL que era seu irmão próprio e que também corria muito, não vi correr. O nome do meu stud é uma homenagem singela aos seus pais Figuron e Varanda, que nos presenteou com duas máquinas, eu acho que é uma maneira de se manter viva a memória do turfe. Não sei se vc se lembra, todas as preparatórias para os melhores provas da época que era o GP São Paulo, GP Brasil, Derby Carioca, Derby Paulista, GP Copa Brasil/Estados Unidos, o Full Love ia lá e ganhava, mas infelizmente nas provas acima citadas ele fazia placê. Era sabido que ele não gostava muito da raia pesada, em algumas dessas ocasiões o estado da raia era esse, quando não, sempre aparecia uma outra máquina para derrotá-lo, como no caso da Immensity no Derby Paulista. Foi o Rei do Vice, parecia o meu Corinthians na Libertadores.
    Passado quase 28 anos, hoje eu criei a minha própria teoria sobre a sua derrota no Derby para a Immensity.

    Naquele ano de 83 a dupla Pedro Nickel e Ivan Quintana estava infernal, ganhando muitas corridas, principalmente o Quintana que se não me engano levou para casa o troféu das estatísticas. Naquele ano o Quintana ganhou vários Clássicos, inclusive de potros e potrancas daquela geração. O Barão de Piracicaba daquele ano foi vencido pela potranca Pasqualine (Haras Pirajussara), com o Quintana no dorso, em cima da Immensity (Bolino), tirando-lhe a chance de ser triplice coroada, visto que a Immensity logo depois ganhou o Diana. Desta forma se ela não tivesse perdido o Barão para a Pasqualine, acredito que poderia não correr o Derby e sim o José Guathemozin Nogueira para ser tríplice coroada. Como o Quintana castigou o Bolino no Barão de Piracicaba, ele tomou o troco no Derby perdendo para a Immensity/Bolino.

    Teoria maluca a minha vc não acham.

    Mas tudo bem, isso é mais para jogar um pouco de conversa fora com o pessoal do Blog

    Não podemos deixar a memória do Turfe morrer.
    Um Abraço

    ResponderExcluir
  18. Gualicho fez forfait na matéria do Raia Leve

    Alguém acha possível contar a história do GP São Paulo sem citar Gualicho? Para mim, um dos que começaram no turfe com ele, é como contar a história do futebol sem mencionar o Pelé. Foi a proeza que conseguiu o Victor Corrêa e os editores pós Zig, no Raia Leve, em matéria postada ontem.
    O curioso é que até agora ninguém mencionou o fato no Espaço do Leitor, o que leva a crer que o pessoal não gosta de matérias longas ou então o Gualicho não teve a importância que eu atribuo (será?)

    ResponderExcluir
  19. Beth Cavalcante Salles4 de maio de 2011 às 18:51

    Figuron e Varanda ainda produziram os seguintes classicos - Dolora, Gitaneza, Heckel, Intensiva, Enoblement e Paul Simon.

    ResponderExcluir
  20. Marcelo eu achava que o nome de seu Stud era pelo Full Love, e vc falou aqui no Blog a sua idade,comparei com o ano que o mesmo corria, e qdo vc falou q assistiu o páreo do estacionamento e tinha 13 anos, o Campal era nascido em 77 e o Full Love em 80,lembro sim que sempre aparecia um para ganhar dele.O Campal quando ganhou o Brasil não foi na bandeira?Lembro que a parelha do Rosa do Sul ,do Linneo correram ,esse Brasil,Santa Ana do Rio Grande e outros grandes studs.Recordar é viver.

    ResponderExcluir
  21. Meu amigo Anonimo RS,nos estamos nos aparelhos, mas ELES acabaram de ser enterrados no atoleiro do BEIRA-Rio.

    ResponderExcluir
  22. É De Longe, foi bom (em parte)... Mas quem tem de contar com Vilson, Rodolfo e Gílson na zaga e com Lins pra meter gols na frente não dá nem pra sasída! Agora, nossas alegrias serão decididas em dois domingos! Culminando em conjunto ao GP São Paulo.
    Teremos de torcer pro meu segundo time (aqui por onde eu moro atualmente) na Libertadores.
    Abraços

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics