19 maio 2011

Apontamentos do Nefelibata




Domingo (Cidade Jardim)







4) Estas distâncias,  entre as duas milhas e as duas milhas e meia, costumam revelar alguns animais tardios. Será que passaria pela cabeça do Tolú, treinador dos dois animais, que o Puro Galope iria levar olé do Yes Pedroca algum dia. Fato é que com o passar dos anos, vamos ficando acostumado a ver os percursos de fundo revelarem cavalos bons, que nas distâncias comuns não passavam de sofríveis. O Yes Pedroca assimilou como poucos o percurso alentado. Corre com os da frente e na reta mantem o ritmo. A pergunta que se faz é: se, por acaso, correr clássicos em 2000 ou 2400, conseguirá mostrar performance parecida?
5) Potrinhos ainda em evolução constante. Veraneio ganhou, mesmo dando trabalho árduo para o V.Leal na reta. Quando ia começar a atropelada, se jogava contra a cerca. Felizmente para seus interessados, foram apenas duas tentativas, depois o jóquei conseguiu alinhar e exigir fundo. Taleban foi outro que não teve muita sorte no percurso. Iaquinta tem um estilo de correr (sempre largando e riscando) que para provas graduadas e cheias é um pouco ingrato. Sempre vai ter alguém para dar em cima do mesmo na primeira parte do percurso. Duas corridas boas e que merecem menção, principalmente pela baliza que largaram (16,18), foram as de Que Fenomeno e Inca Ruller. Abaixo um quadro comparativo dos tempos empregados nos últimos três anos, do vencedor do Juliano Martins e do vencedor da Milha do SP (pelo menos neste parâmetro os potros deste ano ficaram devendo).

JCSP Juliano Martins Milha Do GP SP
Ano Animal Tempo Tempo Animal
2009
TOO FRIENDLY

1:33.983

1:34.581

KAPO DI TUTTI
2010
XIN XU LIN

1:33.059

1:32.820

TOO FRIENDLY
2011
VERANEIO

1:34.384

1:33.020

EQUITANA


6- Para a  vencedora Equitana, só elogios. Para o Ivaldo Santana, também. Animal que corre de frente não se atrapalha no percurso, o mérito do jóquei está em dosar adequadamente as energias do mesmo. O Salute teve um percurso perfeito, mas faltou chão. Outro percurso brilhante, pelo menos até a entrada da reta foi o do F.Leandro em Império Do Birigui. Deu azar nos quatrocentos, ao tentar uma ultrapassagem por uma brecha estreita e perdeu um tempo precioso para executá-la. Se conseguisse se desvencilhar com maior rapidez a vitória poderia ser sua, pois era o que mais corria no disco. Um último detalhe: a potranca Let's Kiss largou fora do páreo e chegou perto.
7- Domínio completo dos cariocas nos últimos anos na prova máxima paulista. Se não é o Nahid na cabeça, é o Guignoni. Excelente a corrida dos três primeiros colocados e, aqui, absolvo o Queiroz e o Duarte das críticas recebidas, ambos estiveram perfeitos. O meu Nhoque cansou mais do que eu pudesse imaginar. Gostaria de saber se o motivo foi uma hemorragia, ou se ele estranhou a parceria. Uma pequena crítica: se a corrida fosse na Gávea, eu já teria esta resposta. Por São Paulo, ou algum amigo me informa, ou tenho de esperar a próxima atuação do animal do Stud Embalagem para saber, através do retrospecto da revista.
(Depois do GP São Paulo a chuva caiu copiosamente e chamo a atenção, principalmente para os que se guiam pelo parâmetro tempo, que não levem as próximas marcas em consideração.)

10- New Buck virou craque, pelo menos na grama pesada. Kóbiri ainda está procurando a sua carreira.
11- Top Art proporcionou a vitória mais fácil do festival.

3 comentários:

  1. RODRIGO LACERDA- DOUTORES DO TURFE

    Como é bom ler um comentário inteligente, sem este bairrismo de alguns, estamos na vida para acertar e errar, o Cazela conhece a história e tem o Queiroz como amigo, alias percebi que o mesmo é amigo de todos,motivo pelo qual Cazela falou que o hipódromo viria a baixo. O futuro vai falar quem é o melhor JÈCA ou TIMEO, já vou falando que entrei em contato com dr Paulo Pelanda e os Cariocas que se preparem,vão conhecer o JÉCA de perto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Acabei de ser informado pelo Adolpho Vasconcellos Crippa que o Nhoque não sangrou.

    ResponderExcluir
  3. Adolpho Smith de Vasconcellos Crippa20 de maio de 2011 às 18:57

    Aron,

    Sua comparação de tempos entre estes páreos me fez ir atrás deste histórico.

    Notei que normalmente os tempos regulam entre os dois páreos (fui buscar os últimos 7 anos), interessante foi ver que o Too Friendly aos 2 anos colocou tempo melhor que o Kappo di Tutti, o que pode ter sido o primeiro indicativo de que seria o melhor milheiro do país no futuro e que os únicos dois casos com diferença significativa a favor dos mais velhos foram: Equitana contra Veraneio (2011) e Bandido Secreto contra Quick Road (2006).

    No caso do Bandido Secreto os finais foram de mais de 24, contra 22 e meio dos mais novos e pra um tempo quase 1 segundo melhor dos mais velhos, o que mostra que a diferença no ritmo de corrida foi tão significativa que não teria nem como compararmos os páreos.

    Já no caso da Equitana, até os finais foram melhores que os dos potros.

    Skypilot também colocou tempo melhor que Uigur e segundo pro Skypilot foi o Fluke. Ou seja, quando isso ocorre tem fogo atrás dessa fumaça.

    As conclusões a que cheguei são portanto:

    1-) Quando o tempo do Juliano Martins for melhor que o do Presidente da República, olho no 2 anos ganhador e em quem chegou perto dele.
    2-) Quando o Presidente da República correr para tempo aprox. 1 segundo ou mais, melhor que o Juliano Martins, ou o Juliano Martins foi fraco ou o animal mais velho é acima da média dos ganhadores da Milha Internacional.



    Um abraço


    Adolpho Smith de Vasconcellos Crippa

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics