25 maio 2011

Apontamentos do Nefelibata




Cidade Jardim (sábado)









1) Começo dizendo que é completamente anormal em um páreo para potros de dois anos,  disputado no quilômetro, todos já ganhadores, que o terceiro colocado chegue à cerca de nove corpos dos que disputaram na foto quem foi o vencedor. Os dois que conseguiram livrar tal distância para os demais estão em um patamar diferenciado. Alguns fatos que abrilhantam mais o feito  são distintos para ambos. De Xampolion, podemos citar que era sua primeira incursão na grama e na linha reta. Agregue-se a isso, ser apenas sua segunda atuação e  que a primeira havia ocorrido  há mais de quatro meses. Portanto uma corrida sensacional. Houve decepção de alguns com a corrida do Berlino Di Tiger. Não concordo. Primeiro a mudança de ambiente, o mesmo estava em São Paulo, com o L.C.Soares, agora apareceu vindo de Porto Feliz já sobre o entreinamento de J.C.Rocha. Segundo e não menos importante: foi sua primeira experiência com ferraduras no gramado. O potro é um craquinho, muito precoce, e para se transformar em estrela precisa evoluir bem pouco e eliminar algumas baldas (gosta de se jogar para dentro quando solicitado). Um último ponto: o tempo foi disparado o melhor da semana, com um detalhe: foi o único páreo em que o  vento soprava contra no retão de Cidade Jardim. Aguardo novo embate destas duas feras.
4) Dessas potrancas que estrearam, acho que Fruta Proibida e Vitela ganham rápido.Os tempos das três corridas para potrancas inéditas não foram muito discrepantes, porém os 400 finais desta prova foram bem inferiores ao das duas outras. Isso mostra que as  citadas por mim, apressaram muito na primeira parte. Vamos ver nas próximas, correndo um pouco mais poupadas se a vitória aparece. As duas tinham bons treinos.
7) Absinto, resolvendo seu problema de largar com um tempo de atraso, vence logo.
8 e 9) Aqui mais para discutir o parâmetro enturmação, o mais complexo de todos para mim, e talvez o mais importante deles. Assim é que não costumo me guiar pelo senso comum do "baixou para o claiming", "agora é contra animais clássicos", "em páreo forte o tempo desaparece". Não que estas afirmações não sejam verdeiras em uma porcentagem bem maior que os 50%. Porém, fazer delas verdades absolutas leva o turfista a marcar mal. Veja a comparação destes dois páreos. O oitavo era para produtos de 3 anos até 2 vitórias, o nono era um claiming para potrancas até 1 vitória. Os tempos foram respectivamente: 56.33 e 55.98. Analisando  estritamente pelo parâmetro tempo, Gulga Linda venceria bem ao Dover Star, até porque a vitória foi conseguida bem mais facilmente que a do pupilo do J.C.Ávila. Poderíamos contrapor com o já citado acima: "em páreo mais forte o tempo desaparece", mas para os que pensam assim, lembro que este mesmo Dover Star, ganhador desse páreo três com duas, tinha acabado de correr e perder para Mascarade, justamente em um claiming para produtos de 3 anos até 1 vitória.
Exemplos parecidos com este, temos aos montes, por isso, pela minha ótica, afirmo que os estudiosos que  conseguirem entender todos os segredos deste essencial parâmetro, darão um passo descomunal rumo a maestria. Eu confesso estar longe de desvendar os mecanismos complexos dessa engrenagem.
10) Como é boa essa Voglia Buona. Estreando a noite, contra um potro já corrido e de primeira. Na reta, botou do lado e passou. Vai ao bis.
11) Nunca pensei em ver Zidany Di Job, fora do quilômetro, marcar parciais de quase 22 duros para os últimos quatrocentos. De cair o queixo.

6 comentários:

  1. Aron não estou questionando a vitória da Voglia Buona,a mesma mostrou jeito para o oficio.Uma pergunta no páreo houve sino ou não ?Já que ninguem comentou o que vc achou da desclassificação de Com Certeza no domingo?

    ResponderExcluir
  2. Houve sino no páreo da Voglia Buona. Acho que não deveria desclassificar, quando ela foi para dentro tinha luz.Todo jóquei faz isso e nem reclamação tem, é que nesse caso o reclamante voltou a dar carga.
    A desclassificação da Com Certeza já é um caso bem mais complicado, daqueles em que se fica na dúvida. Ela vai para dentro com luz, mas nesse caso, a outra vinha atropelando.Aí, perto do espelho, um novo lance, um pouco mais leve. Eu não desclassificaria, mas essa reclamação faz parte daquelas que qualquer decisão é boa, ou para os pessimistas, qualquer decisão é ruim.

    ResponderExcluir
  3. Eu não joguei nada em nenhum dos páreos,só acho que igual a desclassificação da
    Com Certeza já houve caso até pior e confirmaram o páreo.E o potro voltou e mesma ocupou o espaço que era dele, mas como vc se disse é complicado.Acho que com a do Gold Black faltou critério.Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Aron, fiquei um pouco preocupado com duas desclassificações que aconteceram a pouco tempo. Pelas imagens que temos (definitivamente não são as melhores), não desclassificaria a Com Certeza e no "Delegações Turfístiscas" não achei que houve prejuízo pra desclassificar o Cântatus. Já houve um tempo aqui em CJ que se o jóquei se aproximasse de outro animal seria punido. Fiquei assustado, turfe não é isso.

    Abs, Gil

    ResponderExcluir
  5. A desclassificação da Com Certeza foi justíssima. O V.Souza bateu com o chicote na direita e a égua correu para dentro desviando de linha e impedindo a progressão da Elegant Moon que tinha boa ação e passaria. O código nacional de corridas é claro, foi desvio de linha e atrapalhou a ação da outra competidora. Desclassificação justa.
    Mas eu tenho uma opinião própria de que as comissões deveriam apresentar um texto sobre a desclassificação e apresentar nos retrospectos e até mesmo nos boletins informativos.

    ResponderExcluir
  6. Mariel respeito sua opinião ,mas já houve caso(s)já nessa nova C.C que aconteceu prejuizos maiores e influiu com certeza no resultado do páreo e o mesmo foi confirmado, assim como achei equivocada aquela desclassifacação de uma potranca que montou o A.M.Souza, no qual no momento me escapou o nome.Achei falta de critério em ambas.E o potro do paraná no sábado Esse É O Cara que voltou para cima da potranca que estreava, tomaram o espaço dele, e o mesmo trazia ação de novo,então teria que ter desclassificado a mesma ,se tiveres tempo olha o replay e a reta de frente até o final e dpois do disco e veras que o mesmo tinha ação. Abraços

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics