02 outubro 2012

Foi uma semana de muitas reclamações

Já falei em diversas postagens  que não há categoria  mais reclamona do que a do turfista (  apostador e proprietário principalmente). Isso não impede que em alguns casos eles tenham razão. Vejamos o que foi motivo de desgosto:

1) Penetrômetro na Gávea deu 4,8 no sábado e páreos com medida 4,7 tiveram de ser corridos na areia. Detalhe: a medida foi infomada no site bem antes das 11h. Já no domingo, dia em que todos os páreos estavam garantidos para a grama, a medida  foi colocada no site depois das 11h. Estranho...(Sobre o inesgotável assunto penetrômetro, boa a coluna do Paulo gama. O Ricardo Ravagnani também deixou interessante comentário na Sessão dos Leitores daquele site)

2) Essa uma reclamação minha. A Comissão de Corridas do Rio está relaxando. Nesta segunda-feira foi o caso do quinto páreo, em que todos os animais tiveram seus pesos modificados drasticamente. Tudo bem, errar é humano, mas o erro está lá na revista, desde que ela foi para as bancas e só  no alinhamento do páreo inicial da referida noturna é que veio o aviso. Quem faz jogos antecipados leva na cabeça direto. Isso sem falar da Aspiración, a potranca foi desferrada, mas isso só foi anunciado bem depois que todos os outros animais a atuarem assim naquele dia, o tinham  feito. Eu era um que não achava a pupila do Araras barbada e externei isso para os assinantes, dando como motivo o fato de não ir desferrada. É certeza que vários detentores de talões de concursos com jogos antecipados, também não tinham essa informação ao fazê-los.

3) Ainda Aspiración: dizem que o Mazini facilitou para a Marcelle. Eu até acredito em favorecimentos entre namorados, também entre amigos, e também em desfavorecer os inimigos. Saber os relacionamentos de todos os jóqueis é parâmetro importante que 99% dos turfistas não tem acesso. Sei de alguns que sabem quem é amigo de quem e alia isso com forte estudo e ótimas informações. Esses são os verdadeiros catedráticos do turfe.
No caso em questão, defendo o Mazini. Não seria apenas favorecer, mas principalmente, se desfavorecer. Afinal, quem iria ganhar a prova grupada, senão a Barbara Do Truc. Me desculpem, mas vai ser bonzinho com a namorada lá longe.
Também teve o caso do Leal e da Josiane, no terceiro páreo do sábado. A única coisa que posso dizer é que nunca vi a Curupira correr daquele jeito. O Julião era instigado pela Jeane e nada de conseguir tomar a ponta...

4) Ia me esquecendo da Que Quié. Complicado, pois não há essa comoção por parte dos turfistas, quando não se trata de um grande  favorito que fracassa. Sei que se não existe, mas, para discutir-se um fato temos que ver as hipóteses. Então, se ela tivesse ganho, ninguém diria nada. Se fosse um azarão, ninguém falaria nada.  E se a reclamação não é para todos os casos citados anteriormente, então, fica parecendo reclamação porque perdeu e furou o jogo de todos. Agora, se o veterinário não tem o poder de liberar um cavalo para correr porque é pule de dez, então não vejo quem poderia liberar estes animais para correr. Senão ficaremos refém do empinar no starting-gate e colocar-se as mãos na ferragem, e por este fato retirar o animal imediatamente. Aí as reclamações passam a ser outras: que fizeram forfait de um grande favorito e mandaram os picks para o espaço, pois o páreo ficou em aberto em prova que todo mundo tinha crava; que perdemos todas as bonificações de 100%, e outras que tais...

Real Time Web Analytics