03 outubro 2012

JOGANDO CONVERSA FORA - 1

Por Marcelo Augusto

Dias atrás de posse dos resultados clássicos da Argentina, divulgados pelo nosso amigo El Aragones, estava eu analisando o pedigree da ganhadora do Clássico Sibila – grupo II de nome INFILTRADA (Footstepsinthesand e Ibella, por Lode) e de imediato chamou minha atenção a sua 4ª mãe, Telescópica (Table Play), que me remeteu ao Quádruplo Coroado Argentino TELESCÓPICO (Table Play), que serviu no Haras Inshalla na década de 80, pai dentre outros, da craque Garden Of Love (Stud Chaves). Para minha grata surpresa esses dois (Telescópica e Telescópico) eram irmãos próprios, filhos da Filipina (Fomento), que além desses dois, gerou também pelo mesmo Table Play (Round Table), o TELEFÓNICO, 5 vitórias (GP Polla de Potrillos G1 e GP San Isidro G1 e 2º no GP Internacional Brasil G1) e a TABA, 3 vitórias  (GP Polla de Potrancas – Bicentenário da Independência dos Estados Unidos da América – G1), sendo essa última mãe do Champion Older Horse – 8 vitórias – TURKOMAN, por Alydar (U$ 2.146,924 em prêmios), avô dentre outros do champion POINT GIVEN. Da TELESCÓPICA tivemos a TELEMÉTRICA, por Cipayo, que é mãe do tríplice coroado de La Plata TIFOSI (Ringaro); da TELEMÉTRICA tivemos a TELEKINA, mãe dos clássicos JODIE (Be My Chief) – 9 vitórias , LAGOA AZUL (New Colony) – 3 vitórias invicta e NAMORADO (Belo Colony) 3 vitórias, 2 em Dubai. Como podemos verificar essa INFILTRADA tem raça e seu sucesso não é obra do acaso. No último leilão do Haras Springfield, foi ofertada uma fêmea por Amigoni de nome ENGLAND´S GIRL, mãe Romancista (Baligh na Telekina), que na ocasião foi defendida (ultimo lance foi de R$ 1.600,00). 

                                                                           *

Na resolução da comissão de corridas do Jockey Clube de São Paulo, publicada em 25 de setembro deste ano, no item 2º foi informado aos interessados que para o próximo mês de dezembro serão chamados páreos para animais de 2 anos (geração 2010). Por questões físicas e mentais não sou simpático a essa idéia, acho no mínimo suicida. Confesso que já cai nessa tentação e fiz correr uma potranca no ano passado e saldo foi perda de tempo e dinheiro. Essas chamadas ajudariam para formação dos páreos, que andam meio capengas? Talvez, e sendo assim não seria um tiro no próprio pé, pois esses juvenis não farão falta no segundo semestre de 2013? Levantei o nome de todos aqueles que tiveram sua estréia antecipada e verifiquei que nenhum está anotado para correr as provas de grupo da geração 2009 a serem realizadas no próximo final de semana e boa parte anda ausente das corridas. 

                                                                          *

No próximo final de semana teremos a realização do Grande Prêmio Henrique de Toledo Lara, 2ª Prova da Tríplice Coroa destinado as potrancas e o Grande Prêmio Jockey Clube de São Paulo, 2ª Prova da Quádrupla Coroa destinado aos potros. No GP Barão de Piracicaba, fiquei encantado com a atuação da GAROTA DO VERDE (Crimson Tide e Andrea Girel, por Roy), que na ocasião foi 3º colocada, dando muita fila de vitória. Ela pertence a uma família materna consagrada (9-c*), sendo a mesma do vencedor do GP Ipiranga e candidato a Quádrupla Coroa HAWK´S EYES (Public Purse e Belle Fleur, por Crimson Tide). Os dois pertencem ao mesmo ramo materno, suas mães Andrea Girl e Beller Fleur, são irmãs maternas, filhas da Talented Girl, linha materna do Haras Santa Ana do Rio Grande e outrora do Haras Mondesir que a trouxe para o Brasil. O Clássico Sandpit realizado neste ano na Gávea foi vencido pela HEAVEN FLEUR, Crimson Tide na Talented Girl. Descendem desse veio materno os clássicos Le Garçon D'or; Zalb; Vichysoisse; Anseio; Gulf Star; Honey Chris; Be Happy; Double Dream; Éumsonho e muitos outros. Com esse currículo os dois (GAROTA DO VERDE e HAWK´S EYES) foram eleitos meus favoritos. O potro Mr.TIDE (Crimson Tide na Give me Hope, por Top Size) que por sinal tem um pedigree de encher os olhos (pertence também a uma linha materna do Haras Mondesir, que já produziu, dentre outros, a Fausse Monnaie), será um osso duro no caminho do HAWK´S EYES e ainda contará com a direção do Jorge Ricardo. Essas provas prometem muita emoção. Essa geração é muito boa.
Real Time Web Analytics