31 outubro 2012

Jogando Conversa Fora - 5

 Por Marcelo Augusto

No ultimo domingo tivemos em Cidade Jardim uma programação em homenagem ao glorioso Haras Rosa do Sul e na Mesa do Turfe comandada pelo Jair Bala, o Beto Machline nos brindou com um pouco da história de seus grandes craques. Por mais de uma oportunidade o Beto Machline comentou do sucesso do cruzamento Tumble Lark X Restless Jet, que gerou a vários produtos clássicos. Na noturna de 2ª feira tivemos a realização da Prova Especial 29 de outubro, que foi levantada pelo magnífico GRAN CANION (Ski Champ x Surprise Lark, por Tumble Lark), que é um legítimo Rosa do Sul. Sua mãe Surprise Lark, é filha do Tumble Lark na Fourway Jet, e essa uma Restless Jet na Alice Fourway. O Ski Champ se deu muito bem com a linha materna do Rosa do Sul, pois desse cruzamento gerou também ao ganhador do Derby Paranaense e da Prova Especial Major´s Dilemma IMPOSSIBLE SKI, que posteriormente foi exportando para Dubai. Impossible Ski pertencia à mesma linha materna do GRAN CANION, pois sua mãe ZAPARA era uma Restless Jet na Interview Lark, que por sua vez era uma Tumble Lark na Alice Fouway. Com o Ski Champ tivemos ainda os irmãos próprios GREVEY (GP. Hernani Azevedo Silva – Cidade Jardim) e FEITO CRAQUE (GP Presidente Vargas e Clássico José Paulino Nogueira, ambos Gávea). Um detalhe que chama a atenção é que todos tinham a pelagem castanha, ao contrário do SKI CHAMP, que era tordilho.
Em recentes levantamentos, tenho observado a sobreposição de famílias nos pedigrees, tomando como referencia os avôs paternos e maternos. O que me chamou a atenção foi o bom número de animais excepcionais com pelo mesmo uma duplicação de família na linha utilizada como referencia. Cito o exemplo do Spend A Buck, “Horse of the Year 2005”, que em campanha levantou mais de U$ 4.000.000,00, que tem como avôs paternos Buckpasser e Stepping High e avôs maternos Speak John e Baller Dress. Seus avôs pertencem, respectivamente, as famílias 1x; 11g; 1l e 1s, ou seja, no seu pedigree temos a sobreposição da família 1 com seus respectivos ramos. Outros exemplos, o ganhador do Belmont Stakes e Horse Of The Year 1982 CONQUISTADOR CIELO (8f; 13c; 8c e 8h); o ganhador da Dubai World Cup GLÓRIA DE CAMPEÃO (3o; 3b; 1e e 3d); os tríplices coroados norte americanos SEATTLE SLEW (4m, 1k, 1x e 13c) e AFFIRMED (8f, 10a, 8c e 23b); os garanhões WILD EVENT (8c; 3e; 4r; 3h); e PUBLIC PURSE (8h; 1x; 9f; 1x); os ganhadores do Belmont Stakes EASY GOER (8f; 8c; 1x; 1x); SWALE (1k; 13c; 3b; 1n); TEMPERENCE HILL (4n; 11g; 13a; 4f); e CAVEAT (3n; 2d; 1x; 3n) etc.... O potro que chamou a atenção do Aron, AGE BEAUTIFUL (11d; 2n; 4m; 2h). São números que não podemos desprezar. A família 1 predomina em grande parte dos pedigrees exemplificados.
Os garanhões LODE, HOLY ROMAN EMPEROR, ENCOSTA DE LAGO, FLYING SPUR pertencem a um mesmo veio materno via Fanfreluche, que pertence a família 4-g. Para aqueles que desejam se aventurar na prazerosa arte de criar PSI, chamo a atenção que no próximo final de semana em CJ teremos uma potranca da mesma família competindo em páreo de claiming. Com certeza é uma excelente oportunidade.  
Real Time Web Analytics