06 julho 2011

Turfemania completa 3 anos

O Turfemania faz aniversário hoje. Diferentemente das considerações dos dois primeiros anos, não focarei esta postagem em números, se bem que eles continuem sempre de forma crescente.
Na verdade, já nem sei mais se quero que o blog continue este caminho contínuo de adesões, pois tudo que incha demais acaba fora de controle. Sinto que as discussões tem resvalado facilmente do global para o pessoal. E o processo quase sempre é o mesmo: começa-se focado no assunto, mas por um motivo ou outro, o foco vai se perdendo, parece que, muito mais do que tentar se provar correto, os interlocutores tentam, antes, mostrar as fraquezas das ideias com quem se debate. O prazer maior não é defender nossas ideias e sim destruir os argumentos alheios.
Fato é , que a grande bandeira levantada pelo blog, a interatividade de comentários voltadas para as corridas de cavalos, tem deixado muito a desejar, é claro que ainda discutimos o assunto, mas há muito que deixou de ser o mote principal. Foi paulatinamente sendo substituído por atritos pessoais (você não imaginam a quantidade diária de comentários que não são publicados, geralmente de uma ou duas linhas, com ofensas, delações, ou simplesmente intrigas. Bom, e vocês me dirão, isso é normal...Concordo, é normal e sempre houve, porém nunca dessa forma quase que absoluta. Hoje, dos cerca de vinte a trinta comentários que recebo diariamente, mais da metade é com este teor. Então, aqui vai um pedido de quem aniversaria: que no próximo ano eu possa voltar aqui e dizer com orgulho que as postagens voltaram, em sua grande maioria, a falar de barbadas, provas incríveis, ganhas ou perdidas, grandes joqueadas, corridas que foram jogadas fora, enfim, vamos  colocar o cavalo e as corridas em primeiro plano. Sei que têm muitos que adoram comentar sobre o tema, a esses o meu muito obrigado.

15 comentários:

  1. Aron meus parabéns, seu blog é sem dúvida o mais acessado em matéria de turfe, graças a sua competência e credibilidade. abraço.

    ResponderExcluir
  2. Aron, minhas sinceras congratulações pelo aniversário. Eu, como seguidor e fã do blog desde os primeiros dias, aproveito a oportunidade para tecer alguns comentários, nesse momento em que vejo que você me parece meio decepcionado com o rumo que sua mídia vem tomando. Não quero citar nomes, mas vejo que grande parte daqueles que frequentam o blog se acham os reis da cocada preta e levam os debates para o lado pessoal, fazendo das discussões um mero confronto de egolatrias. Sempre se colocam como melhores que os outros, contestam e tripudiam sobre toda e qualquer opinião a respeito dos cavalos, das corridas e das pessoas, e esquecem que sem essa tribuna que lhes é aberta por você, passariam totalmente despercebidos e ignorados como simples palpiteiros que são. Alguns vivem desafiando outros e acham que são os melhores marcadores do mundo. Quando acertam, o que acontece pouco, diga-se, fazem enorme estardalhaço e ficam se gabando. Quando erram, o que ocorre na maioria das vezes, ou silenciam ou usam desculpas esfarrapadas. Vivem acusando-se mutuamente de copiar indicações de outros, de participar de concursos com nomes de laranjas, e por aí vai. Não se vê muitos comentários inteligentes e aproveitáveis para a maioria que vai fazer seu jogo, a preocupação é apenas mostrar que "eu sou o bom". Tem um que marcou indicações para toda uma reunião com o propgrama branco, dizendo que é "simples assim". Que absurdo, que pretensão. O que ele espera provar? Que "eu sou o melhor de todos?" Quem, em sã consciência, vai por dinheiro no palpite que ele dá vários dias antes da corrida, sem ver pista, baliza, jóquei, retrospecto, etc e tal? Ninguém. Então, uma postagem dessa não passa de pura perda de tempo. Quero dizer também que há muitas pessoas inteligentes e sensatas que frequentam o blog, e cito como exemplo o Laércio Sábato, que quando escreve sempre passa alguma informação ou dica boa, sem visar qualquer tola lustragem de ego. Posta com clareza e embasamento, passando adiante boa informação e boa observação, assim como você próprio, Aron, que sempre fornece dicas preciosas e das quais muitas vezes já me beneficiei. Esse, para mim, seria (e continuará sendo) o sentido principal do blog. Um ajudando o outro, somando as coisas para que se possa acertar mais nesse jogo dificílimo e que costuma quebrar a cara de quem se acha malandro demais. Tenho feito poucas e esporádicas postagens porque tudo que se fala aqui é levado por muitos para o lado negativo, muitas vezes com ofensas e ironias de baixo nível. Poderia citar inúmeros exemplos, mas já me alonguei demais e vou parar por aqui. O intuito desse meu comentário é que esse pessoal baixe a bola, procure elevar o nível dos debates, deixe de ficar olhando para o espelho julgando-se como o grande Narciso, e possa ajudar a fazer dessa tribuna um lugar mais sadio e menos rarefeito para os verdadeiros amantes do turfe.

    ResponderExcluir
  3. Prezado ARON, parabéns!
    Espero que o TURFEMANIA faça muitos aniversários. Nós, os turfistas, precisamos deste Blog.
    Abraço.
    Nelson Sakae

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Aron pelo aniversário do Blog! Que muitos anos venham ainda a contribuir na cia dos amigos e demais bloggistas de plantão!
    Gostaria de lembrar o quanto é importante para os estudos e detalhes das carreiras ter as ferramentas dos "Resultados de CJ e GV", além do "Busca" por animal e histórico !
    Pelo menos, para mim, os estudos mais aprofundados das carreiras em CJ e GV passam - hoje - necessariamente por esta ferramenta, bastante útil na hora de se fazer comparativos entre um ou outro animal, etc..
    Este também foi o divisor de águas (antes do Blog e depois dele) para tentarmos de alguma forma fechar aquela acumulada de 3 andares ou mesmo os Pick3 e Pick8 em indicações vindas dos comentários dos amigos desta "janela".
    Como tratamos deste Blog como uma "coletividade" e com os pensamentos em foco para melhoria sempre... externo o abraço e saudações cordiais a todos os leitores e usuários.

    ResponderExcluir
  5. Caro Aron, usando o Art 14 pois fui citado, queria diezer ao nobre turfista e jornalista que um dia desses dia que aqui não mai faria comentários, digo que pelo pelos em relação a minha pessoa perdeu a chance de ficar calado. Ao se dirigir a mim com termos não que nada tem haver como o mesmo prega digo que:

    1) Não me considero o rei da cocada preta;
    2) Quando indiquei com programa branco e disse ser simples assim, foi no sentido de que para participar do torneio bastava escolher um por pareo e ter sorte. Somente isso.

    Peço que quando quiser se dirigir a favor ou contrário algum comentário meu, cite o meu nome, não diga como fez "teve um outro aí", quem quer respeito que se se ao menos.

    ResponderExcluir
  6. Beth e Antonio Lafayette Salles6 de julho de 2011 às 19:54

    Prezado Aron,

    aceite nossos sinceros votos de muitas felicidades pelos 3 anos de existencia do Turfemania, leitura diaria obrigatória cada vez mais interessante e participativa!

    ResponderExcluir
  7. Meus parabéns pelo blog sr. Aron correa, me saboreio e divirto com as leituras nesse blog, e discussões sempre há de ter onde diversas pessoas que na maioria das vezes nem se conheçem. Não achei de bom grado o comentário do sr. Pio pinheiro, que se diz estudioso, faz postagens apenas esclarecedoras e de informação aos turfistas, etc. E vem aqui ofendendo vários de nós seguidores do blog com palavras grosseiras e generalizando os participantes assíduos, começou a pstagem todo culto, depois meteu a ripa, se igualando assim aos mesmos que ele refere discutir, se gabar.. era isso.

    ResponderExcluir
  8. Aron para não ser repetitivo faço minha as palavras do Anonimo do RS, utilizo tudo o que ele colocou como ferramenta para o estudo e as desavenças meu amigo, sempre existirão, o negócio é ir administrando como tu faz e torcer para que diminuam. Parabéns e muita saúde.

    ResponderExcluir
  9. Não vou nem considerar os dizeres que a mim também foram enderaçados. E sei que outros ainda o farão.

    Cada um tem o seu discernimento e assimila as postagens dos outros da maneira que lhe convém.

    Mas quero deixar claro aqui, que pude expor muita coisa errada ao longo do período que venho participando. Revelo que 90% das minhas postagens foram expostas pelo dono do blog, pois acredito que não desci o nível das discussões.

    E as outras 10% foram desconsideradas, muitas vezes por repetir a mesma posição.

    A censura existe e tem que existir. Pois não pode virar casa da mãe joana. Mas não queiram reprimir apontamentos daqueles que ainda tem esperança no turfe.

    Não é puxando saco de proprietários, diretorias, jóqueis, treinadores, etc... que o turfe poderá se reerguer. E se o próprio turfista não dá o exemplo, com que moral ele fica para cobrar daqueles que lhe cabem???

    Fulano de tal pilotou bem, sicrano pilotou mal... aquele cavalo é bom, aquele cavalo é ruim... é tudo muito singelo, mas muito pouco prático... Estas observações em algumas situações são interessantes, mas na maioria das vezes é chover no molhado.

    Os torneios são ótimos, sem dúvida. Mas não custa nada aprimorá-los. Democratizá-los. Todos serem ouvidos (ou lidos). As reclamações que fiz do último torneio, alguns diziam ser "choro". Mas muitos outros concordaram e viram o que ainda não tinham visto. Ah, mas fui eu quem notei isso antes dos outros??? Aí é que está... Não. Eu entro nos torneios para brincar e torcendo para ganhar. Mas nunca farei isso a qualquer preço, a qualquer custo. Quando eu digo que pessoas se utilizam de má fé, em atividades gratuitas, eu fico imaginando o que fazem em atividades que envolvam seu próprio dinheiro. Somente isto.

    E àqueles que vivem o turfe há muitas décadas, vamos ter um pouco de auto-reflexão. Vamos interpretar se as práticas trazidas do passado condizem com a realidade. Vamos contribuir com o turfe, não só tirar dele. E se for tirar dele alguma coisa, que seja o entretenimento. Não falo isso para os profissionais envolvidos, pois estes precisam do sustento. Mas aos demais turfistas, que o energam como um negócio. Mas negócios também quebram.

    Abraços àqueles que se encorajaram a ler, concordando ou não com tudo aquilo que foi citado.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns meu amigo Aron pela data, para mim o blog é uma leitura obrigatória.Tambem concordo com o Anonimo Rs e ao Thomas.Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Aron pelos 3 anos de Turfemania.
    Me sinto muito feliz por você ter forças de aguentar todo esse tempo e fomentr o debate saudável do turfe. Mais muitos anos para esse blog e que possamos debater o crescimento do turfe nacional...?

    ResponderExcluir
  12. alo aron venho aqui te dar parabens e ao mesmo tempo agradecer,
    sinseramente eu voltei as carreiras depois de ter visitado o seu blog
    aqui fiz amigos e continuo fazendo uma boa noite para todos fuiiiiii

    ResponderExcluir
  13. Olá Aron: Receba meus cumprimentos sinceros pela passagem do terceiro aniversário do Turfemania, que seguramente terá continuidade com a credibilidade que o sustenta, muita paciência para administrá-lo e com novos patrocínios.
    É uma ferramenta adequada e necessária para o turfista.
    Não faça censura. Apele para que os participantes tenham respeito pela visão alheia sem partir para o lado pessoal. Aproveito e reforço o pedido. Façamos deste espaço um local de debate, de sugestões, de comentários positivos para o crescimento do turfe brasileiro e deixemos de lado vaidades pessoais. Juntos, poderemos alcançar mais facilmente o objetivo. Estudar e ganhar nas carreiras!

    ResponderExcluir
  14. Caro Aron, receba os meus cumprimentos pelo aniversário do Blog, leitura obrigatória para os verdadeiros amantes do turfe.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Aron,
    Veja as indicações que fiz com programa branco ainda na segunda e veja as indicações do Catedrático Celson Afonso e demais.
    O que quis demonstrar (VIU SEU PIO PINHEIRO), não foi ser melhor que ninguém, mas apenas que com estudo ou sem estudo (TENDO BOA MEMÓRIA), não fica muito distante.
    Compreendo que alguns tenham dificuldade até mesmo com o retrospecto na mão, mas aí em sem salvação.
    Para concluir, digo que no páreo a páreo para mim o cânter e o peso são fundamentai para fazer alguma aposta, mais para efeito de torneio dava sim para (BRINCAR) mesmo que apenas eu tivesse doado alguma importância, continuaria sendo para mim um divertimento;

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics