21 julho 2011

Uma ligeirinha e a greve

* Uma história (ou seria um "causo") turfística vivida pelo ator Lima Duarte em Nova York, foi publicada no site do Silvio Senna. Ainda por cima, cita a "lenda" Kazuo Sakurai, seguramente a figura mais popular dentre os que frequentam Cidade Jardim. Não tem quem não lhe conheça. Vale a pena conferir, clicando aqui .

* A greve dos profissionais da Gávea:

1) Tudo começou, agora, na renovação das matrículas dos profissionais - leia-se - treinadores. A CC optou por ser mais dura na concessão de matrículas a treinadores que estiveram envolvidos em casos de suspeita dolosa de dopping, laranjas. etc. A CC não renovou a matrícula de J.Redenschi, JB.Silva, e vários outros. Ao  A.Machado Filho, que dava nome ao J.L.Pedrosa, a mesma foi dada apenas para treinamento de cavalos que o mesmo já treinava antes de dar nome para o treinador. Isso criou um mal-estar entre a Associação dos Profissionais e o JCB. Vale lembrar que não faço juízo de valor contra nenhum desses treinadores, pois, pela versão contrária a diretoria do JCB, existe até relatório emitido por Delegado de Polícia, isentando J.L.Pedrosa nos casos de dopping. Para os defensores deste, o que existe é uma perseguição do presidente a tudo que tenha o envolvimento do treinador.

2) No caso dos Planos de Saúde, segundo soube, o único clube que paga esse plano é o JCB. O JCSP tem um convênio com o Hospital São Luís, que dá atendimento aos profissionais que se acidentam em trabalho. Não existe Plano de Saúde para jóqueis e treinadores.
Ocorre que a apólice dos profissionais tem uma população com idade avançada e com isso o índice de sinistralidade é altíssimo, com reajustes absurdos. Para se ter uma ideia, agora em Julho, a Amil reajustou os valores em mais de 40%. Esses valores poderiam ser negociados para baixo, caso dois segurados que têm cobertura, aceitassem utilizar home care (cuidados na própria residência). Esses dois casos estão há anos sendo tratados em hospital e não aceitam ser tratados em casa. Cabe aí saber, se o atendimento em casa pudesse ser factível, sem perda de qualidade.
Novos treinadores não recebem o benefício do Plano de Saúde, e para os jóqueis existe um Seguro à parte, conforme determina o Código de Corridas.
O JCB propôs que fosse repassado para cada cavalo em atividade, um valor de 10,00 para cobrir o aumento pedido pela Amil. Parece que sem sucesso.

O que fica claro é que, além da busca dos direitos, existe uma briga política declarada. Na próxima terça-feira, a atual diretoria se reúne e pode ser que tenhamos  novidades.

10 comentários:

  1. É lamentável que faltando 2 semanas para um dos melhores GP's Brasil dos últimos tempos (com um desfecho difícil de se prever) o que mais se comente seja politicagem.

    Os administradores e os opositores conseguiram mais uma vez esta proeza. Quem administra mal é passível de críticas, Mas quem se opõe de maneira errada, se iguala a este.

    Eu só queria que ao menos uma vez, alguém que fizesse a banda tocar, o fizesse em função do interesse coletivo, não do individual.

    Planos de saúde, condições de trabalho, benefícios, moradias... Foram mexer em pontos delicados... A ferida do turfe cada vez se abre mais... Daqui a pouco, não haverá qualquer cura ou chance de regressão.

    Melodia para o turfe de hoje:

    "Eu vivo sem saber
    Até quando ainda estou vivo
    Sem saber o calibre do perigo
    Eu não sei da onde vem o tiro"

    Obs: o tiro pode vir de qualquer lado

    ResponderExcluir
  2. Antonio Lafayette Salles21 de julho de 2011 às 15:10

    Aron,

    por experiencia propria digo que a Amil está praticando um verdadeiro estelionato nos reajustes dos planos de saude antigos. Recentemente o de minha empresa foi reajustado em quase 60% e voce fica refem deles.

    ResponderExcluir
  3. Quem paga plano se saúde veja quanto já pagou e quanto efetivamente precisou usar. Se o mesmo valor estivesse aplicado mensalmente de forma religiosa veja qual seria o seu salso hoje. Será que se viesse a precisar, o tanto que já guardou não paga e não sobra?
    Minha mulher faz um tratamento a pelo menos oito anos, a consulta gira em torno de R%500, adivinhem se eles aceitam o plano, outra, num determinado hospital que atenda pelo sistema SUS, convênios e particular. Sabe quem eles atendem primeiro?
    País da vergonha, pais dos corruptos, pais da hipocrisia

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Aron e demais leitores,vocês não acham que estão irrigando a grama do jcsp inadequadamente?Segunda-feira, o penetrômetro deu 4.4(grama leve),como não sou de São Paulo não posso garantir se choveu ou não, mas pelas previsões não deve ter chovido.Hoje cedo o penetrômetro deu 5.1, provavelmente irrigaram a raia durante a semana,só que a previsão desde o início da semana para este fim de semana era de chuva ou seja uma chuva mais intensa pode mudar a raia,o que talvez não aconteceria com o penetrômetro mais baixo.Posso estar errado,mas acho que deveriam irrigar a grama só quando ela estiver muita seca e não houver previsão de chuva durante toda semana.Abraços.

    Evaldo Xavier Caixeta

    ResponderExcluir
  5. Olha Evaldo, no Rio a reclamação é a mesma. Coincidentemente, quem cuida das pistas, também é a mesma pessoa (Paulo Nania deve estar cuidando das pista paulista, à cerca de dois meses). Acho o seu raciocínio perfeito.Se o penetrômetro estivesse mais baixo, uma chuva de boa intensidade mas sem uma duração contínua, poderia fazer com que o índice não fosse suficiente para uma transferência, ao passo que deixando ele mais alto a priori, essa mesma quantidade de chuva cause a transferência.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, para se dirigir qualquer empresa, é necessário que seja ligado ou tenha conhecimento em ramo parecido, não é o caso do Sr Lecca, ao que consta nunca teve um cavalo na vida,infelizmente ele foi eleito, mas para o bem do turfe, e de nós que gostamos de cavalos e corridas, é urgente que ele saia o mais rápido possivel, de um lugar, que nunca deveria ter sido dele, FORA LECCA

    ResponderExcluir
  7. Ricardo Micka Junior21 de julho de 2011 às 23:06

    O caso no RJ sobre o plano de saude me pareceu agora após a explanação do Aron que o problema não é apenas um simples corte nos gastos, é que os mesmo parece ter saido do controle e estão muito maiores do que antes, nada como sentar a mesa e negociar, tenho certeza que isto vai acontecer e o problema será resolvido.

    Quanto à comissão de corridas, parabéns, pois esta resposta aos treinadores que se utilizam de doping e aos seus laranjas é o que toda a comunidade turfistica espera, pois as corridas na gávea estão uma vergonha, tanto que eu por exemplo desde o começo deste ano não aposto mais nas corridas da Gávea.

    Muito bem colocadas as palavras do Daniel Rosario,e apenas com situação e oposiçao somando esforços é que as coisas vão se resolver, nada melhor quando voce ouve as versões dos dois lados e mesmo desconhecendo as pessoas envolvidas como é o meu caso, voce pode tirar conclusões e até sugerir soluções.

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  8. Ricardo, apesar de ter grandes desavenças com seu irmão (eu acho), o turfe já está cambaleando e muito por justamente estas desavenças.

    Os meus temores em relação a situação atual do JCB são estes:

    - Pessoas que estão mais interessadas com a decadência do JCB e acreditando que isto trará proprietários e dinheiro de apostas para outros hipódromos (que sinceramente não irá acontecer)... não sei se são poucas estas pessoas, mas elas existem
    - Pessoas que querem assumir o poder na Gávea, não pelo bem do turfe, mas pelo bem de seus negócios pessoais... também não sei se são poucas, mas também existem
    - Desgosto e desgaste dos grandes proprietários e consequentemente a saída destes de todas atividades turfísticas (eu até gostaria de saber qual a participação dos maiores proprietários do país e investidores do turfe nessa situação toda, se são aprovadores da greve ou se nem se envolvem)

    Lembrando que sou a favor de que as últimas decisões sejam revistas e canceladas. E que tenhamos na presidencia do Jockey Club uma pessoa comprovadamente defensora do turfe. É sabido que esta pessoa nunca agradará a todos.

    Mas um oportunismo também existe neste momento. Principalmente levando em consideração que pessoas são podadas e influenciadas de todos os lados. O que não pode é lado A apedrejar lado B e lado B ser tão igual ao lado A. Não pode.

    Eu me pergunto: É tão difícil se fazer a coisa certa? O turfe tem um potencial inestimável...

    ResponderExcluir
  9. Aron e amigos



    A Paulicéia amanheceu chovendo “com cara de dia inteiro” Vamos com calma pra cima dos desferrados...

    ResponderExcluir
  10. Como sempre falo, antes de "PRÉ JULGAMENTO", o ideal é ouvir os 2
    lados. Não conheço o LECCA, não tem motivo para falar contra ou a
    favor. Recebi email do J C B , explicando os motivos das atitudes.
    Achei normal ter que tomar atitude. Se é correta ou não, precisa ser
    discutida, mas que continuar assim não tinha condições está muito
    claro.
    Eu tive um problema parecido e também tive que reformular, em relação
    ao plano de saúde de minha família. Eu pagava plano de saúde, para meu
    pai, minha mãe e para mim em torno de R$ 600,00, era plano empresa e
    antigo. Meu pai faleceu e para contrato empresa, precisava ter no
    minímo 3 vidas e com o óbito de meu pai o plano ficou apenas com 2
    vidas ( eu/mãe ) Para continuar com o plano, o novo valor passaria
    para R$ 1.700. A administração do plano alegava a idade de minha mãe,
    na época 76 anos. Tive que rever e é o que exatamente o que a
    Diretoria do JCB está fazendo. Acabei cancelando esse plano e adquirir
    um mais barato e com muito menos qualidade, pois era inviável aquele
    valor.
    Em relação as cocheiras, box, a administração alega que está colocando
    regras, pois tem muita gente se aproveitando, usufruindo de forma
    totalmente errada. Tem cavalos que usufruem as cocheiras do JCB,
    ficando alojados e vão correr em outros Hipodrómos.

    Resumindo, para cuidar e administrar nossas casas, que o número de
    pessoas é pequeno, a gente tem muitas dificuldades e fazemos alguns
    ajustes, pois se não fazemos a nossa casa pode quebrar.

    Ví comentários de muita gente que não sabe aonde fica o RIO DE
    JANEIRO, se é no SUL, Nordeste ou Sudeste e já fala " I S S O É U M
    A B S U R D O ". Odeio essa expressão, pois quase sempre as
    atitudes, tem motivos lógicos.

    O ideal é os dois lados conversarem e chegarem em uma solução que
    ambas as partes percam menos, pois perder vai ser inevitável.

    Segue o link para acessar a msg que recebi do J C B .

    http://www.mailsender.com.br/Sistema/arqs/userfiles/0467262e584d80b6858d6bbff788e72c/templates/Comunicado21Julho.html


    Obrigado.

    Paulo Cassa

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics