02 setembro 2011

Apontamentos do Nefelibata

Gávea

Sexta:

1- Nesta enturmação sempre tem uma favorita que está mal. Antes era a Sol De Gap, parecia mortinha, ganhou. Agora é a True Able...Alguém tem dúvida de que daqui a pouco ela bolacha?
4- Iamthemaster, ou é rosca máxima, ou está esperando uma pule perto dos dois dígitos. Fico com a segunda opção.
5- Não entendi a preferência do Lavor pelo Energia Combinada em detrimento do Senador. Depois do páreo corrido fiquei como um antigo personagem do humor brasileiro, que tinha o seguinte bordão: Ah é, é!
9- Jaquetinha veio de jaqueta estilo asa-delta. Largou e voou para o disco.

Sábado:

1- Bizonte sobrava na parceirada. Satisfeito tem de seguir insistindo com a grama.
3- Se Big Garrido consegue ganhar desses animais é sinal que qualquer estreante que venha a correr nesta enturmação leva o caneco para casa.
8- Que incompetência arenática desses animais. Chegaram quase todos a passo. Não é à toa que explodiu um grande azar: Kentucky Crown.
9- Fazia tempo que não sofria com uma corrida, mas a derrota de Investment Grade foi de chorar. Mais duro ainda foi perder a dupla com A Sangue Frio. E perdi justamente para o cavalo que desdenhei no cânter. Quando Tank Boy fez o passeio, disse: "desse aí eu não tenho medo nem para a trifeta".
11- Extra Champ vinha roubando o páreo e quando seu jóquei exigiu, não tinha muita coisa, ganhando com dificuldade. Típico de cavalo de grama. Se correr este claiming de novo, na pista programada, mesmo com os dois quilos de sobrecarga, vai vencer.

Domingo:

4- Tudo é uma questão de enturmação. Contra os bons, That's Now parece um guepardo, corre quatrocentos metros feito uma flecha e cansa. Contra esses, ele também parece um guepardo, mas com a resistência de um camelo.
5- E o Samba Mestre, finalmente, largou e acabou. Mas cá com meus botões, fiquei com a impressão que a Marcele pensou, por frações de segundo, que tinha perdido o páreo para o cavalo sem jóquei.
6- Inchatillon foi para reprodução. Em boa hora, pois o cânter foi horrível e a carreira idem. A minha opinião sobre estes páreos de éguas clássicas nas distâncias acima da milha segue inalterada. São fracas e qualquer uma que esteja em forma, corre com chances de vitória.
9- Vent Vert se encolheu todo durante o percurso. Potro tido e havido como bom, vai ter que melhorar bastante, em relação as duas últimas, para justificar a fama.

Segunda:

5- João Ratão mostrou qualidades.
6- Vincent é excelente animal. Ganhou com enorme facilidade, isso que o Nahid falou que ele não está cem por cento. Vai dar alegrias o filho da Venice Blue.
8- Bronco Piller só perdeu por prejuízos logo após a partida.
9- Dorian Esse e Mr.Amadeus sobravam na enturmação, isto antes do páreo. Em corrida, chegaram respectivamente em 11º e 13º lugares. O Amadeus desafinou e tocou "a la Salieri". Já o Dorian não foi nem retrato de sua últimas apresentações...


Cidade Jardim

Sábado:

Afinal, existe estado de raia na grama em que não se possa correr desferrado. O penetrômetro deu  mais de 7,0 na medição da manhã e quem ousou ir sem ferraduras se deu muito bem. No segundo páreo Mario Bros ganhou fácil e New Olympic quase fez a dupla. No quinto, Rent fez a dupla no CLÁSSICO CÂNDIDO EGYDIO DE SOUZA ARANHA . No sétimo, em um Pesos Especiais no quilômetro, Dover Sole e Xelado, dois cavalos que frequentam claimings a todo momento, fizeram segundo e terceiro. Verdade que estão em forma, mas ganharam de cavalos que costumavam perder. Já no páreo seguinte, também em 1000 metros, Limitrof venceu o grande favorito do dia, Olympic Bullet, potro que foi desclassificado de segundo para terceiro por prejuízos causados. Finalmente temos o segundo lugar de Kerop, um azarão que perdeu a corrida nos últimos pulos. Do total da lista, só não citei quatro competidores, que se não foram bem, também não foram mal. Diante disso, não arriscarei mais eliminar cavalos que só tenham boas atuações desferrados, em dias de penetrômetro elevado. Vai que os treinadores deixam os animais correrem com o ferrageamento de programa...


Domingo:

2- Tem páreos que a enturmação não encaixa. Parecia que Gulga Linda, Carmina Airosa e Listen Doll tinham corrido páreos mais fortes. Resultado: antepenúltimo, penúltimo e último.
5- Páreo que não merecia ser nem Clássico, que dirá Grupo III.

Segunda:

4- Pelo tempo anotado é difícil esperar algo mais proveitoso dessas potrancas em suas campanhas.
6- Pode ser que mude, mas cavalo do Palurape que sai da Gávea para correr em Cidade Jardim, vem em péssimas condições físicas. Wildcat Roar fez cânter feio e não mostrou nada. Tem mais uns três ou quatro, nas mesma condições. Vieram e fracassaram.
7- Que páreo horrível. Vincita parecia a Emerald Hill.
9- Só faltava um Senator Hyrat para fechar o mês de Agosto.

24 comentários:

  1. A notícia que a Sereia perdeu o peso durante a corrida é verdadeira, tenho de fonte segura. Neste final de semana o JCB vai divulgar a imagem, ao que parece bastante clara.
    Deste episódio todo, mais uma vez a certeza de que emitir julgamento sem absoluta noção do ocorrido, leva a injustiças que não podem ser reparadas nem com mil perdões.

    ResponderExcluir
  2. Pois e Aron. No JCB a luta virou uma guerra entre o bem absoluto
    (nos) e o mal absoluto (eles). Pode-se agrumentar que toda
    guerra e assim, mais acho que para os turfistas esta só vai acabar bem
    de milagre.

    ResponderExcluir
  3. Aron esta certo que as vezes vamos com muita sede ao pote...mas esta comissão do JCB não poderia ter visto este filme bem antes...e teria evitado muita coisa.

    ResponderExcluir
  4. Com filme ou sem filme a verdade é que o apostador mais uma vez saiu perdendo e por isso defendo uma reforma no CNC não só para casos desse tipo assim como em outros tantos. Nesse especificamente defendo que a aposta deve ser paga, porém sem direito a premiação os profissionais e proprietário.
    Quanto ao filme meu caro Aron, prefiro tb não tomar a atitude precipitada e dizer que o filme reflete a verdade sem ao menos ter assistido e digo mais mesmo depois de assistir ficarei com as barbas de molho.

    ResponderExcluir
  5. Pois é e em relação a esse páreo que vc viu que o Bronco Piller só perdeu devido ao prejuízo no larga, vc não comentou o que lhe perguntei sobre a direção do V.Borges no meio da curva "cercando" o animal Duplo Dê e deixando a Av. que bem poderia se chamar Borges de Medeiros escancarada para o estreante do Stud Escorial. Disse e reafirmo que o V.Borges deverá ser suspenso devido ao fato, basta ver com calma que quando o piloto do Duplo Dê da à partida por fora e tenta entrar na frente ele defende a posição, porém com uma atitude ilícita no meu ponto de vista. Vamos Aguardar. Como você não comentou imaginei que não tenha lido o meu comentário ou que não tenha visto nada de relevante, mas aqui como seria o normal de sua parte teria feito o comentário concordando ou não

    ResponderExcluir
  6. Lembrando que os maiores prejuízos na Gávea são gerados nas largadas. Verdadeiros sanduíches são feitos... Pior que em páreos vazios eles também acontecem, pois não é feito igual a Cidade Jardim, onde em páreos vazios os animais largam com boxes vazios ao seu lado.

    Outra coisa que precisa ser corrigida e é bastante grave, trata-se da homogeneidade que ainda não existe na pista de areia. O apostador fica refém do achismo, e tendo que esperar os primeiros páreos serem corridos para saber se a pista está favorecendo os ligeiros ou não desfavorecendo animais que atropelam. Daí acumulam-se os prejuízos no decorrer do percurso, pois todos querem pegar a dianteira.

    ResponderExcluir
  7. O V.Borges tentou colocar a adversária mais para fora e com isso também tentando levare ao potro do Quintella ao desgarre. Repare que é quase na cabeceira da curva que isto acontece. Se desse certo o "golpe", ele retornaria para a baliza um ganhando preciosos corpos com relação a estes adversários que fariam a curva abertos. Como que ele iria imaginar que um estreante pouco comentado, que até não pegou bem a partida, iria se meter na brecha com tanta facilidade. Repare também, que pela posição dos jóqueis em cima de suas montadas, depois que acontece o lance, dá para perceber que o do V.Borges não tem mais nada e o estreante ainda vem a trote.
    O V.Borges deveria levar uma pequena suspensão por desvio de linha, nada mais.Sempre deixando claro: apenas a minha opinião.

    ResponderExcluir
  8. Mais é exatamente isso que vi e nada mais, além disso. Quando falo da possível suspensão é exatamente sobre esse fato e nada, além disso.
    Muito bem abordado pelo Daniel e recentemente num último páreo o animal de numero 1 (Usuário) tendo como adversário o n.2 com I.Correa, basta ver o que o E.R.Ferreira fez na largada, simplesmente larga para cima do I.Correa que sobra e o outro vai embora.
    Não vi ainda a resolução sobre essa reunião, mas deveria ser suspenso, agora veja, quem estava jogado com o do I.Correa praticamente poderia rasgar as pules. O que diz o CNC, que isso e aquilo outro, porém com exceção do páreo de 1000 grama os prejuízos serão levados em consideração para desclassificação somente na reta de chegada e quem diz que um prejuízo vamos assim dizer pouco antes da entrada reta ou até mesmo no larga não possa impedir um animal de ganhar o páreo?
    Seria necessário derrubar o joquei ou até mesmo dar um tiro no outro animal? Pelo CNC nem assim.

    ResponderExcluir
  9. Quando disse E.R.Ferreira, quis dizer E.Ferreira Filho.

    ResponderExcluir
  10. O vídeo da Sereia já está disponível no site do JCB.

    ResponderExcluir
  11. Aron e leitores o video do caso Sereia já está disponivel no site do JCB.

    ResponderExcluir
  12. O vídeo é incontestável.
    Transparência é isso.

    ResponderExcluir
  13. Tb achei claro. O fato de ter sido ali ou seja já bem perto do disco prova que o apostador não poderia e não pode ficar no preju. Outra coisa, e porque esse chumbo passou ali? Isso não está muito claro para alguns sim. Será que já não tinham visto que estava rasgado? Então tá.

    ResponderExcluir
  14. São perguntas interessantes, Alex. Somente quem colocou o chumbo lá dentro pode saber em que estado estava a bolsa que segura o peso. Rasgado não estava pois o peso ter caído antes. Roto... quem sabe?

    ResponderExcluir
  15. Beth Cavalcante Salles2 de setembro de 2011 às 18:51

    Prezado ALEXREP,

    permita-me discordar do seu ponto de vista.
    Ficou provado que a desclassificaçáo da egua Sereia foi motivada por um acidente, provocado pela perda da sobrecarga metros antes do disco.
    Assim como poderia ter caido o joquei ou o animal mancar.
    Faz parte do risco do apostador.

    ResponderExcluir
  16. E o fotochart do ultimo pareo do dia 08/08/2011,esqueceram? Tem apostador que solicitou por carta e até agora não obteve resposta. Muitos falam que o animal Xerife foi 2º e não 3º como foi apregoado. Apostador de posse do talão de aposta recorrendo ao judiciario.

    ResponderExcluir
  17. Antonio Lafayette Salles2 de setembro de 2011 às 20:40

    Para conhecimento e julgamento dos leitores, reproduzo abaixo o editorial do Jornal do Turfe desta semana, que fala em CREDIBILIDADE.
    Fica a pergunta que náo pode calar - Pode se acreditar em alguem táo leviano?

    AS QUATRO MANCHAS NO JCB


    Nos últimos 30 anos, por quatro vezes, as corridas do Jockey Club Brasileiro foram manchadas por sacanagens, algumas bem feitas, outras, com falhas.
    As datas não serão exatas, mas vamos lá.

    1ª) A vitória de Domingone, que correu com outro nome. Durante o páreo começou a chover forte e a tinta preta na testa e em outras marcas do cavalo saíram. Os “bookmakers” já haviam pagado US$ 500.000. Estourou no Jornal Nacional com a “prisão” preventiva de uma mulher que nada tinha a ver com o episódio. Era laranja.

    2ª) Os banqueiros estavam lotados de acumuladas, em 1994, que fechavam numa legítima barbada do Haras Pemale chamada Taptaptapinthedoor. No trajeto entre a Vila Hípica e o padoque, dois bandidos atacaram o cavalariço, surrando-o e aplicando doping negativo na égua. Era a 1ª GESTÃO FRAGOSO PIRES e a C.C., para preservar os apostadores, retirou a égua.

    3ª) Na gestão TAUNAY, um grupo de 20 pessoas estava envolvido, mas só cinco jóqueis pagaram a pena. Cinco páreos no mole para tirar uma Quinexata de R$ 1 milhão. Tinha até comissário envolvido, treinadores etc.

    4ª) Sereia, fácil ganhadora, teve 1Kg de seu peso retirado na sala onde estava o material correto, pesado na presença do treinador Diego Vieira e do jóquei Valmir Rocha. Caso de polícia. Nesta sala deve ter uma câmera para apurar quem fez a vigarice.

    O caso da SEREIA é de SINDICÂNCIA TOTAL para apurar quem foi o responsável pela retirada do peso, já citado acima.
    A atual Comissão de Corridas do JCB, além de não ter Presidente, tem saldo zero de credibilidade com os turfistas que acompanham e apostam nos páreos da Gávea.
    Mas o episódio que envolve a defensora do Haras Belmont Ltda é caso de POLÍCIA e DE ATITUDE DA CC CARIOCA.
    Vamos aguardar e COBRAR!
    E MOSTREM A FITA DA SALA COM O “PILANTRA” TIRANDO O PESO.

    MARCOS RIZZON

    ResponderExcluir
  18. Antonio Lafayette Salles2 de setembro de 2011 às 20:53

    EM TEMPO - Ainda sobre a desclassificaçáo de Sereia

    Reproduzo abaixo comentario publicado com o endosso do Raia Leve,

    E AGORA????

    Marcos Rizzon (25/08/2011) - Porto Alegre/RS



    Sereia, pule de 1 real que derrubou o Brasil. O caso é grave!

    Poderia ser um caso comum a falta de pesa em um animal. Mas, não foi.

    Diego Vieira fez o peso de Ellysyo (58kg) junto com o de Sereia (57kg). O peso foi confirmado pelos respectivos jóqueis. Vieira, então, desceu ao padoque para encilhar o Ellysyo, deixando na sala especial, em separado, todo o material correto com o peso certa da Sereia. Ao retornar, não conferiu o mesmo, encilhando a defensora do Haras Belmont Ltda, que era uma legítima barbada. Após o páreo, a falta de 1kg e a desclassificação de uma favorita absoluta, que está inscrita neste final de semana no páreo de 1 vitória. A égua ganhou por 100 metros.

    O que aconteceu? O JCB mostrou por 2 ou 3 vezes, em páreos subsequentes, a pesagem com a falta de peso.

    Eu quero outra imagem, e o Brasil turfístico também. A da sala onde estava o material e alguém foi lá e tirou 1kg do material organizado do Diego Vieira.

    Eu estou afirmando que houve dolo e a Comissão de Corridas tem que ir em busca do malandro. Monstrar pra ele e para todos os turfistas que perderam suas apostas e fazê-lo sumir da Gávea.

    Isso foi pilantragem! E o relato acima foi me passado pelo titular do Haras Belmont Ltda, Dante Franceschi.

    Comissários de Corrida, apurem esta denúncia

    ResponderExcluir
  19. A pessoa que escreveu esse editorial "As 4 manchas no JCB" devia antes rever o seu passado, antes de querer cobrar algo de alguém.

    ResponderExcluir
  20. Hoje o site do JCB divulgou o vídeo aonde aparece o peso caindo do selin da égua Sereia. E tem gente que estava querendo aparecer, querendo dar uma de herói, dizendo que tinham mexido no material antes da carreira...que bobalhão...

    ResponderExcluir
  21. Amigos do Rio como está o tempo firme,tem perigo de chuva?

    ResponderExcluir
  22. AO DE LONGE:

    Previsão do tempo para o Rio de Janeiro - RJ
    sábado, 03 de setembro de 2011

    PARCIALMENTE NUBLADO A CLARO COM NÉVOA ÚMIDA E/OU NEVOEIROS ISOLADOS.

    TEMPERATURA: ESTáVEL MAX.: 26°C MIN.: 8°C
    VENTO DIREÇÃO: SW-E
    INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOS
    NASCER DO SOL: 06:02h - OCASO DO SOL: 17:42h
    domingo, 04 de setembro de 2011

    PARCIALMENTE NUBLADO A CLARO COM NÉVOA ÚMIDA E/OU NEVOEIROS ISOLADOS.

    TEMPERATURA: ELEVAçãO MAX.: 28°C MIN.: 9°C
    VENTO DIREÇÃO: S-NE
    INTENSIDADE: FRACOS/MODERADOS
    NASCER DO SOL: 06:01h - OCASO DO SOL: 17:43h

    O penetrômetro ontem. 02/09, sinalizou 4,3 com cêrca móvel de 12m e irrigação "0", segundo o site do JCB. Portanto, sábado e domingo direcione seus estudos para a pista programada.

    Boa sorte nas carreiras e um grande abraço, do

    Waldir Alves de Souza.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado Waldir.Abraços.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics