16 setembro 2011

Ligeirinhas

* Mr.Nedawi - Domingo próximo, em Palermo, será corrido,em 2.500m , o Clássico Vicente Casares. Teremos a presença de Mr.Nedawi,que enfrentará 4 rivais ,a saber: Lingote de Oro, Calidoscopio, Expressive Halo e Mustang Force.
* Eu é que sou ele - W.Freitas vem sendo a segunda monta do treinador R.Solanes na maioria das vezes. Geralmente, tendo dois cavalos no páreo, Dalto monta o animal que é levado com mais fé, o outro fica para o Freitas. Hoje, examinando o programa, estranhei o fato do Dalto montar em apenas três provas, nenhuma delas de responsabilidade do treinador em questão. Já o jóquei menos favorecido da cocheira monta em quatro oportunidades, todas com chances de vitória, inclusive as duas únicas inscrições do Solanes (Olympic Jump e Olympic Torrential). Será que é aniversário do ginete?
* Desferrados -  No decorrer destes mais de três anos de Turfemania, fiz algumas postagens no blog, alertando que correr desferrado na grama é doping consentido pelas Comissões de Turfe. Por que razão permitir que um animal melhore  sua performance, em carreira,  cerca de meio segundo? É a mesma coisa que correr de agarradeiras na areia em um páreo que ninguém vá de agarradeiras. Dá vantagem e, se dá vantagem, não devia ser permitido. Uma barbaridade consentida sei lá por quem e que se perpetra por décadas (ou seria século?). Poucos chiam e se rebelam contra esta insensatez.
Bom, retornei ao assunto porque o Renato Gameiro escreveu sobre isto de uma forma bem mais categorizada do que a minha. Leia no Jornal do Turfe, ou aqui neste link direto.

13 comentários:

  1. Uma colocação: só corre desferrado o animal que tem bons cascos. É aí que ele rende tudo que sabe. Os que vão ferrados é porque têm algum problema, casco fino, rachaduras, imperfeições, sei lá. Será que é justo o animal de casco bom ficar restrito a correr menos do que pode para se igualar a outros menos favorecidos? Sinceramente, não vejo isso como doping consentido.

    ResponderExcluir
  2. Não li ainda, mas esse suposto doping consentido é para todos, desferra quem quer e pode.

    ResponderExcluir
  3. Imagine o Usain Bolt correndo a final dos 100 metros rasos descalço e os rivais com tênis. Ele ganharia. Agora imagine o contrário: ele de tênis e os outros descalços. Ele também ganharia. Quem pode, pode. Se um cavalo nasceu com ótimos cascos, é porque foi fruto de uma ótima seleção de cruzamento, que deu mais certo de outras e gerou um produto mais perfeito. Ou não será a perfeição, ou o mais perto que se possa chegar dela, que os criadores procuram ao selecionar seus cruzamentos? O artigo do Gameiro não apresenta nenhum motivo relevante para que se nivele os animais por baixo. Ele baseia muito seu comentário nas leis do turfe norte-americanas, mas na maioria dos hipódromos de lá as corridas são na areia. E na areia ninguém corre desferrado.

    ResponderExcluir
  4. Na Europa não se corre na areia e é proibido desferrar, seriam eles bobos também? Desferrar cavalo que corre prova de Grupo é um crime!

    ResponderExcluir
  5. Aron.
    Em relação ao W.Freitas, é uma forma de ajudar o mesmo pelo trabalho realizado na haras, trabalha os animais, galopa, apronta etc. Nada mais justo, correto?

    ResponderExcluir
  6. Correto, mas é difícil de ver este tipo de ajuda, por isso estranhei.

    ResponderExcluir
  7. Desferrados:

    1) Doping ??? Se um cavalo tem cascos bons, porque ele tem que ser obrigado a usar um equipamento que diminui a sua performance ??? Na verdade ele ir ferrado constituiria num doping negativo ...

    2) O R.Gameiro tem sua fonte de renda na exportação dos cavalos - para ele é irrelevante se as corridas ficam mais equilibradas aqui ou não. O que importa é correr exatamente igual lá fora, para que ele possa exportar com mais sucesso.

    3) Não me consta que cavalos realmente superiores, como o Quari Bravo, tenham tido qualquer problema com seus adversários podendo ir desferrados ...

    4) Como ex proprietário, vc ter um animal que vc sabe que melhora muito desferrado (e note, a melhora varia com o animal, tem animais que nem melhoram correndo desferrados), vc ser obrigado a ferrá-lo por causa de um capricho seria um grande desestímulo.

    5) A melhora do desferrado não chega nem a metade da agarradeira, essa sim uma espécie de doping positivo (a adição de um equipamento que melhora performance do animal de forma determinante).

    6) Se vc seguir esta linha de raciocínio, todos os animais deveriam ir com a língua amarrada (já que alguns tem que ir e isto dá vantagem a quem não vai), todos os animais deveriam ir com antolhos (já que alguns tem que ir e isto dá vantagem a quem não vai), todos os animais deveriam ir com roseta (já que alguns tem que ir e isto dá vantagem a quem não vai). Ou seja, absurdo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Aron e demais leitores,será que choveu em São Paulo ou irrigaram a pista?Se não me engano na quinta a tarde o penetrômetro deu 5.0,grama praticamente leve,e hoje deu 6.0 grama macia.Se tiver chovido,tudo bem, mas se a grama tiver sido irrigada, acho que é um grande erro.E os animais desferrados,como ficam?E o apostador que não sabe quem vai ou não desferrado?Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  9. Evaldo Caixeta,

    Faz tempo que não chove em São Paulo, também tomei um susto quando vi a medição, fiz questão de dar preferência aos desferrados pensando que a grama estaria estalando...

    ResponderExcluir
  10. Mesmo assim com a irrigação, continuo acreditando em grande vantagem dos desferrados hoje.

    Boa sorte a todos nas carreiras.

    ResponderExcluir
  11. Na Gávea grama só no 5º e 6º páreos os demais areia.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Kelvin pela resposta.Concordo com o Roberto que os desferrados hoje vão levar vantagem, o problema é que na macia os treinadores tem a opção de desferrar ou não e as vezes essa informação chega tarde demais.

    ResponderExcluir
  13. Pessoal,Boa Tarde e Boa Sorte!!!!
    A raia ge grama foi regada e o penetrômetro as 9h assinalou 6.0, mas em São Paulo o dia está quente, ensolarado e até o início da 1ª prova em pista de grama acredito que o penetrômetro esteja assinalando 5.4 aproximadamente, índice muito bom para êxito dos animais desferrados e com chances.

    Podem confiar sem medo nos desferrados.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics