24 outubro 2013

Dolores Duran

O EL Aragones enviou um comentário sobre Dolores Duran, que reproduzo abaixo, além de agregar um vídeo em que a ainda desconhecida Nanda Costa interpreta a cantora em "A noite do meu bem ".

El Aragones
Aron e demais amigos do blog,
Há 54 anos , mais precisamente no dia 24/10/1959, morria no Rio de Janeiro aquela que foi uma das maiores compositoras da música popular brasileira, refiro-me a Adileia Silva Da Rocha, mais conhecida como Dolores Duran. Menina de infância pobre no Rio, era auto didata em inglês, francês, italiano, espanhol e até esperanto. A grande Ella Fitzgerald, quando em visita ao Rio em 1.950 foi à boate Baccarat para ouvi-la e declarou que jamais tinha ouvido interpretação tão perfeita para "My Funny Valentine" como a dela. Contratada da Rádio Nacional, foi grande amiga de João Donato, grande expoente da MPB e de Beatriz Silva Araújo, mais conhecida pelo seu nome artístico, Julie Joy. Foi parceira de Tom Jobim e para muitos é uma grandíssima compositora da música popular brasileira, ao lado do próprio Tom, de Vinicius de Moraes e outros. Tem na sua bagagem letras para " A Noite do Meu Bem", " Por Causa De Você", "Idéias Erradas", "Estrada do sol" " Quem Foi"( em parceria póstuma com o pianista Ribamar), e muitas outras maravilhas. Teve problemas de saúde em 1955 e continuou com seu estilo de vida até sua morte, devido a uma dose excessiva de barbitúricos e a um enfarto fulminante na manhã de 24 de Outubro. Não a conheci(somos de gerações diferentes), mas tenho por ela e por suas letras uma grande admiração e, para que seu nome não caia jamais no esquecimento posto aqui minha saudade de suas letras e de um tempo que, embora não o tenha vivido, foi bom, sobretudo para quem viveu no Rio de Janeiro.



6 comentários:

  1. Amigo Aragones !!

    Uma linda homenagem amigo !!

    Dolores Duran é para escutar com um bom litro de whisky ao lado e deixar aflorar os sentimentos.

    Abs para vc e especial à Condessa Carmen

    ResponderExcluir
  2. Querido Marcos (El Aragonês), vc nos brindou com uma fantástica homenagem à
    essa magnifica cantora. Vc está intimado a me presentear com um CD contendo os clássicos da Dolores. Adorei esse vídeo com a Nanda Costa, aliás como ela é bela

    ResponderExcluir
  3. Querido Marcelo,
    Proponho uma troca. Você ganha um cd da Dolores e em troca nos dá uma aula sobre como degustar um bom Bordeaux. Consiga um habeas corpus e avise quando quiser

    ResponderExcluir
  4. Doce Almirante,
    Quem sabe no próximo inverno não poderemos , em companhia da querida Nela, do grande Santi e da Carmen, ouvir a eterna Dolores?
    beijos a todos.

    ResponderExcluir
  5. As lembranças post mortem de pessoas notáveis, depois dos anos imediatos de seu desaparecimento, costumam ser feitas por decênios, 20 anos, 30 anos etc. Mas não é que o nosso querido El Aragones teve o estalo de relembrar os 54 anos da morte de Dolores Duran!
    Melhor para nós aqui do Turfemania que, no intervalo das corridas, fomos tentados a recompor importante período da memória musical brasileira.
    Oportuna a inserção pelo Aron do vídeo da Globo onde a atriz Nanda Costa se sai muito bem interpretando e dublando Dolores no especial "Por toda minha vida", de 2008. Tive o cuidado de rever esse extraordinário trabalho, via You Tube, onde aparece inserido em 5 capítulos de aproximadamente 10 minutos cada. Os links:

    http://www.youtube.com/watch?v=59ilMpDmsbg
    http://www.youtube.com/watch?v=ZlHpJSTwvFE
    http://www.youtube.com/watch?v=ExMgcLs4AKA
    http://www.youtube.com/watch?v=Lc-udAuFuTo
    http://www.youtube.com/watch?v=gHKybIdb-rQ

    Os que forem tentados a avançar um pouco mais no conhecimento da obra e personalidade dessa grande interprete/compositora podem dispor também de um livro lançado em 2012 e que foi um dos 10 finalistas do Prêmio Jabuti 2013: "Dolores Duran – A noite e as canções de uma mulher fascinante", de Rodrigo Faour.

    ResponderExcluir
  6. Laércio, fiquei tentado e acatei a sua sugestão. Já estou de posse do livro.
    Abs

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics