22 outubro 2013

Joquetas fazendo chover

Stud Figuron & Varanda

As joquetas estão em alta no Brasil! Vejamos:

1. Josiane Gulart ganhou seu primeiro GI no GP Paraná, com Victory Is Ours. Sem dúvida, ela está um degrau acima de suas companheiras de trabalho.
2. Neste sábado que passou, um fato inédito: dois Clássicos em Cidade Jardim. Um ganho pela mesma Josiane, com Mr. Bojangles, outro vencido por Jeane Alves, com Dinovo, também fazendo seu batismo clássico. Sobre Jeane: a joqueta passou por má fase técnica, mas vem se reinventando na profissão e voltado a montar com bom destaque.
3- Ontem, tivemos a vitória emocionante de Juliana Blandi, na sua segunda atuação, pilotando Dancer New Man. Segundo relatos, a torcida no hipódromo foi grande, com muita gente gritando como se tivesse apostado no cavalo vencedor. A condução foi precisa, pois nesta fase inicial, apenas conseguir contornar a curva sem abrir já é muito bom. Lembrando aos treinadores que, neste momento, a Juliana tem de handicap, preciosos cinco quilos em relação aos jóqueis. Fator por demais atrativo para conseguir boas montarias.
4. Um pouco depois, foi a vez de Lu Andrade dar show na Gávea. Pilotando Angico Preto,um cavalo essencialmente veloz (mas que já tinha dado a dica aos seus responsáveis, que poderia correr mais acomodado com bons resultados, pois uma vez correu desse modo e fez um corridão), largou com bom atraso e ainda assim conseguiu levar o filho do bom Qais à vitória. Não adianta dizer que o cavalo que levou ela para o disco, pois só a calma mostrada, deixando para desenvolver toda a ação na última parte do percurso, é digna de elogios.
Vem se aprimorando bastante e dizem que é bastante trabalhadora. Não pude deixar de observar que a mesma parece ter mais compleição física que as suas colegas de profissão, o que em princípio, é uma vantagem considerável em uma reta em que o rigor for necessário.

Lembrando que ainda temos outras profissionais atuando: Aderlandia Alves, Jaqueline Cabral, Marcelle Martins e Mariane Beatriz. Me ajudem, leitores se tiver esquecido alguém. Me parece que na Gávea, tem uma aprendiz que vai estrear logo, o que significa, que hoje no Brasil, tenhamos cerca de uma dezena de joquetas em atividade. Esse número é bastante expressivo e impensável se retrocedêssemos vinte anos no túnel tempo. Deixo minha congratulações as guerreiras, já que abraçar uma profissão tipicamente de homens e em um ambiente notoriamente machista como o que existe no esporte, não é para personalidades fracas.

5 comentários:

  1. Faz chover e chorar de raiva também. Assim como no caso da Marcelo, querida Lu, esqueça o chicote de nada adianta quando vc pensa em usá-lo, na verdade somente te atrapalha, então, por favor deixe o bichinho te levar e o empurre o quanto puder e conseguir.

    ResponderExcluir
  2. Mandou muito bem Aron, realmente estão mudando o turfe.

    ResponderExcluir
  3. Essa Lu andrade e perdoe mas por enquanto é ruim que dói, montou Quando eu passar que era barbadaça, antes da curva se assustou e leveram ela pra dentro ficando um pouco para trás, e na reta enfiou nos paus, e quando veio a inês já tava mortinha, carreira brigada ela perde sempre, tem que ter sobras, e anotem esse Quando eu passar numa direção de jóquei com rigor vai literalmente passar por cima daqueles matungos.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente esses comentarios maldosos sempre vem de parte de um anonimo, a garota Lu Andrade é umas das boas joquetas que temos em nosso país, lógico que correr na Gavea é diferente de correr no Cristal, é outra realidade e a competencia é muito grande, torço para a volta da Marcelle Martins e que a Jaqueline tenha mais oportunidades, como disse o mestre Aron as joquetas estao fazendo chover mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Aron, no interior do Rio Grande do Sul temos uma joqueta que é bem conhecida nas retas, a Tais Meiresse...abraços - Roberto Micka

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics