30 novembro 2011

O turfe está onde está e o turfista contribui

Não há semana que passe, sem que não tenhamos nos diversos fóruns "internéticos" de turfe, comentários desairosos sobre percursos mal feitos, sobre ensacadas, sobre cavalos colocados para correr em péssimas condições de treinamento, sobre pules de devolução que não podem perder. As agressões não são só para jóqueis e treinadores. Comissários de Corridas são tão "queridinhos" como os outros dois. São julgamentos de reclamações sempre errados, falta de observação das regras, em suma, não acertam nunca.

Fazendo uma analogia com o futebol,  poderíamos dizer que jogador é jóquei, treinador é treinador e  juiz é  comissário. O que gostaria de ressaltar nesta comparação é a total  diferença de enfoque no erros que os profissionais cometem ao desenvolver a sua atividade: jogador ruim quando erra é cabeça de bagre, jóquei ruim quando erra é ladrão; o craque quando erra é firula, jóquei de ponta errando é ladrão e safado. Treinadores: os deles, errando, são burros; já os nossos são ladrões, golpistas e não entendem nada da profissão. A semelhança ficou para a dobrada juiz/comissário, coitados, são todos ladrões e têm a mãe colocada em um pedestal a todo momento.
Nesta  segunda-feira passada teve um photochart, que ao não dar uma vantagem que se queria para o favorito, trouxe ao blog comentários de toda ordem.

-Roubaram, o de fora ganhou. 
Veio a foto mostrando vantagem para o de dentro.

- Continuam roubando, o traço da linha nos focinhos dos animais está torto.
Visto que a linha não estava torta.

_ Olha lá... eles mostraram uma foto antes de chegar no espelho (esta foi a mais violenta, rs).


Voltando  para treinadores e jóqueis, olhem esta pérola de comentário de um leitor do Raia Leve (vou declinar o nome, quem quiser que veja lá mesmo):

Muito mal apresentado o grande favorito do domingo e do fim de semana, no eixo Rio-São Paulo, o cavalo Tank Boy, que tinha se mostrado especialista em distâncias longas.
Corrido muito distante para uma atropelada, nos instantes derradeiros não mostrou ímpeto das últimas apresentações, ficando atrás de animais que já tinha largamente superado.

Parecia com preguiça ou, como outros turfistas comentaram, que tinha sido tirado da cocheira, tomado vários baldes de água antes do páreo e ingerido também muito sal de cozinha.
Depois o H. Fernandes fez tudo certo e ganhou os dois páreos seguintes. Mas o estrago já havia sido feitos nos bolos, Pick etc. com o grande banho do dia!
Para mim o JCB deveria abrir uma sindicância por diversidade de performance. Punição para D. Guignoni e outros!

Se tivesse ficado apenas nos dois primeiros parágrafos estava ótimo. Mas não, aí começou a tirar conclusões (como se os únicos motivos do fracasso de um franco favorito fossem o dolo do piloto, ou o treinador "desarrumar" o mesmo antes do páreo) e sugeriu punição ao D.Guignoni e outros! Bom, se a moda pega e toda vez que um favoritão fracassar, aplicarmos uma suspensão no treinador, breve não teremos mais ninguém para exercer a função.
Esse tipo de turfista é bem mais comum do que o bem do esporte desejaria, pois são recalcitrantes. Outros turfistas foram ao espaço e objetaram que em uma distância de mais de três mil metros podem acontecer um sem número de anomalias com o cavalo, que o Tank Boy não foi de lasix desta vez, o que poderia justificar uma atuação um tanto quanto apagada. Pois bem, não se dando por vencido, enviou outro comentário. Vejamos:



Tudo bem! Vocês deram algumas explicações para o fracasso do Tank Boy! Mas e os analistas que deram esse cavalo como a grande barbada da semana? Não foi poule de 1,00 e crava em tudo que é bolo e acumulada? Na hora da análise do páreo os "catedráticos" deram Tank Boy "firme", o mais difícil era a formação da dupla. Eles são cegos, ignorantes ou agem de má-fé? E o público apostador que confiou? Por que não há um alerta dos comentaristas quanto existe esse detalhe de não estar medicado poderá sofrer um grande rebate? Para mim, acho que foi cavalo tirado! E se esse JCB fosse sério, daria uma suspensão para ao treinador por tempo indeterminado.

Um conselho: não procurem justificativas pora aceitar derrotas de algo que é tido como certo! Protestem mesmo! Isso é prova de progresso e evolução de um povo! E serve para todos os ramos da sociedade!

Percebam que para ele, alguém tem de ser culpado pelo fracasso. Focou agora os comentaristas. E mesmo depois das justificativas, continua achando que o Guignoni merece punição.
No último parágrafo, trata corrida de cavalos como se retrospecto fosse algo certo , matemático e que por si só, tem de se confirmar em pista.

- Oh, cara-pálida: de certo, certo não temos nada nesta vida. Dizem por ai que 2+2 é 4 e que todo mundo que nasce, morre... mas até isso, um dia pode mudar, vá se saber.


Antes que me acusem de inocente: evidentemente que sei que em jogo que envolve dinheiro, o dolo é inerente. Porém, a regra nunca poderá ser "todos eles roubam e sempre". A regra é "alguns roubam e de vez em quando". Me dêem a frequência com que um turfista reclama de dolo, e eu vos direi, se o pensar dele é porque perdeu nas corridas, ou se a crítica tem algum fundamento. Tem gente que não pode ver um favorito fracassar que quer fazer auditoria no Jockey.

22 comentários:

  1. Aron turfistas assim é o que mais tem , perderam ,primeira coisa, foi roubado,etc.etc.Qto a foto do k segunda passada eu me queimei na cruzada e no quadro parado, achei que havia vencido o de fora,por isso queria ver a fotografia e depois qdo foi mostrada,deu para ver que a vantagem foi minima para o dentro.Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Única coisa certa é que aqui os comissários não são ladrões não, são é ruuuuiiiiinnsssss! E olha que eles julgam com os replays, de frente, de lado, no ar condicionado ... é erram, erram demais ... são ruiiiiiins. Comparar com juiz de futebol não dá. Coitados desses perto dos Comissários de Turfe.

    ResponderExcluir
  3. Aron,concordo com vc em varios comentarios que emitiu,no seu artigo semanal,entretanto poderia apenas discordar em alguns aspectos,por exemplo a cada reclamação de turfista,imediatamente pensamos: porque ele perdeu no pareo,porem nem sempre é assim,as vezes ele nem siquer jogou no pareo mas percebe algo esquisito,vou dar um exemplo na segunda feira 28/11,marquei e joguei(sempre jogo o que marco)o vip moon do feltran,que ganhou facilmente e sem contestação,entretanto o queiroz(que alias passa por boa fase)correu algo desligado(totalmente diferente de como ele monta, sempre ativo durante o percurso,deixando o animal igotafelling correr em antepenultimo..depois em penultimo,depois em ultimo,ja na curva da vila olimpica,atropelando no final do percurso meio que aberto e sem tempo de dominar o animal do old friend que parava"sozinho"não se concretizando assim uma dupla
    que deveria em condiçoes normais prevalecer,o video tape esta aí pra comprovar,pode ser que foram ordens do treinador;mas nesse caso escolheu o joquey que não tem caracteristicas de'"esperar" ;são pequenos detalhes que as vezes fazem com que o turfista reclame sem no entanto ter sido prejudicado,mas apenas como uma observação de corrida.abraços.

    ResponderExcluir
  4. Alberto,

    Estes detalhes existem e cada um vê, às vezes da mesma forma, às vezes de forma diferente. O turfista que analisa os páreos e os replays como forma de estudo, consegue encontrar muitos desses lances nos páreos da semana. Mas a postagem não pega esse lado e sim, já pegando este lance da Igottafeling, o fato de, por exemplo, o turfista perceber isso e dizer que o Queiroz puxou.
    Foi a analogia que fiz com o futebol. Lá eles erram e apenas erraram,. No turfe, os jóqueis não tem direito de errar, pois o dolo é a primeira coisa que se pensa.

    ResponderExcluir
  5. E não generalizando, sabemos que muitos turfistas tem um ótimo critério para perceber estes detalhes . Digo, que no nosso concurso, a maioria sabe perfeitamente fazer os juízos de valores, corretamente. Certamente que não é a eles que o artigo é dirigido.

    ResponderExcluir
  6. Nem vem entrar no mérito se isso pode ou não pode, se isso está certo ou errado. Aproveito o espaço para mais uma vez sugerir, repito mais uma vez, fiz aqui e no raia leve. Ninguém eu disse ninguém opinou a favor ou contra, talvez realmente seja por isso que o turfe esteja onde está. As opiniões são sempre para as mesmas coisas chatas de sempre. Talvez o assunto não seja relevante, pode ser, mas ninguém para dizer, Alex vai dormir,pronto, está aí uma opinião e vou repetir, pois quanto mais claro, mais transparente for as decisões me parece melhor seria para o turfe de uma forma geral. Outro dia meses melhor dizendo, o HCJ pagou uma pule errada, questionei dvs vezes o que teria acontecido e alguém veio e disse: " deixa de ser chato, quem tinha que receber já recebeu" simples assim. Não, não é simples assim, qual foi o erro, o que aconteceu,quem tinha que receber recebeu, mas quem não tinha que receber recebeu também.
    O assunto é:
    Decisão da comissão de corridas após uma reclamação.
    Sugeri:
    1) Que a reclamação feita e a defesa fosse de conhecimento do publico, ou seja, que a mesma fosse publicada na página do clube;
    2) Que a decisão de cada membro fosse de conhecimento do público turfista, quem votou para quem;
    3)O nome de cada comissário (isso parece já existir);
    3)E o principal, com base em que artigo do CNC foi fundamentada tal decisão, logicamente que publicada no site do clube;

    Isso seria tão difícil assim?

    ResponderExcluir
  7. Concordo com teus comentários, ARON. As críticas devem existir, porém, enxergar ladrões e desonestidade em tudo, só leva a reforçar, na sociedade, a imagem que hoje ela tem do esporte, como uma atividade roubada. Agora, para o amigo que reclama da performance de TANK BOY, sugiro observar outros animais que tinham excelente performance com lasix e que passaram a fracassar após a nova regulamentação das provas clássicas.

    ResponderExcluir
  8. CONCORDO ARON--------O TURFE ESTÁ ONDE ESTÁ E O TURFISTA CONTRIBUI------continua JOGANDO.Se não estão satisfeitos,parem de jogar,o que é muito mais sábio

    ResponderExcluir
  9. Concordo com vc Aron,é isso tb que quis exemplificar,longe de min pensar em puxada,apenas digamos uma direção talvez um pouco "infeliz"digamos no futebol um chute nas alturas...rs

    ResponderExcluir
  10. Alexrep,o que vc sugere,poderia ser até o certo a fazer,mas com certeza criaria ainda mais polemica, e mais,dirigida a determinado nome pra cada decisão da comissão,se pensarmos bem seria como pedir ao juri de um julgamento que revelasse qual foi a votação de cada um,e não a decisão coletiva.abraços.

    ResponderExcluir
  11. ForfaitS antecipados para o Cristal apenas um e já consta na revista.
    10)1-ASTROS E ESTRELAS.
    Hoje a tarde estava chovendo em POA não se o suficiente para mudanças,pois a pista estava muito seca.

    ResponderExcluir
  12. Sr Alberto, agradeço por ter dado sua opinião. Diante de tantas decisões discutíveis, acho que independentemente se criaria ou não mais polêmica, no ponto de vista não importa, prefiro a polêmica sabendo o que foi decidido e de que forma. Essa decisão é soberana, mas eles não humanos e portanto falíveis, acho que ao abrirem, o "cuidado" seria maior.

    ResponderExcluir
  13. Deixei passar, mas não temos como comparar ao julgamento feito por um juri, muito longe disso, a comparação poderia ser feita quando do julgamento de uma Tribunal/ Colegiado, onde não há segredo de justiça e TODOS, tem acesso ao inteiro teor da decisão de cada um. Esse negócio fechado convenhamos é arcaico demais para o tempo em que vivemos.
    Grande abraço para o Sr. e parabéns pelo acerto no Betting.

    ResponderExcluir
  14. Valeu alexrep,obrigado pelo cumprimento,mas continuo dizendo,seria uma polemica não de site,mas que poderia tomar proporçoes muito maiores,entre os turfistas em geral desacreditando por completo nosso turfe,somos formadores de opinião e portanto,algumas opiniões em contrario a qualquer decisão da comissão,ou de alguem da comissão em particular,"queimaria"a mesma,em todas suas decisões futuras,é claro que o que quis dizer com julgamento/juri,se refere a condenação de um ato de decisão,mesmo é claro não tendo nem de longe a mesma importancia.
    como vc pode ler no meu comentario anterior ,começo dizendo "acredito que deveria ser assim como vc diz,mas...."abraços ao amigo.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, se vc aposta em corridas, e não tem o direito de expressar o que vc achou, de uma direção do joquei ou apresentação do animal por um treinador,ou se vc vai a um campo de futebol e não tem o direito de xingar o juiz quando vc acha que ele errou, é melhor ir a um jogo de tênis que vc só tem o direito de mexer o pescoço de um lado para o outro acompanhando onde vai a bolinha e nada mais, turfe e futebol não são esportes para mudos e todos nós temos o direito de elogiar e comentar a respeito quando achamos algo errado, parece que aqui tem vários turfistas que nunca xingaram um jockey ou treinador quando perderam, brincadeira isso.

    ResponderExcluir
  16. José Antonio,

    Você tem todo direito de se expressar contra jóqueis e treinadores. Se você leu o último parágrafo está bem claro isso. Agora, se você se enquadra na categoria dos que em todos os páreos veem algo malicioso, também posso ter o direito de achar que a crítica é isenta de racionalidade.

    ResponderExcluir
  17. Joquei que puxa cavalo, no fim todo mundo fica sabendo; se tiver NOME na semana que vem tem montaria, senão, fica que nem uns 30 aí das estatís -
    ticas, monta um por semana, então nem vale a pena, assim dizia meu pai

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Aron, acho que não me fiz entender no comentário, não tem turfista nenhum, em qualquer hipodromo do mundo, que não tenha dito que um jockey ou treinador é ladrão ou desonesto, apos a perda de um páreo que ele acertava a pule ou fechava uma acumulada, por isso critiquei os comentários que alguns fizeram, sobre a opinião emitida aqui de outros partipantes do blog, como se eles nunca tivessem feito o mesmo algum dia sobre um páreo corrido, um abraço para vc e uma excelente semana..

    ResponderExcluir
  19. Eu também concordo que logo depois que termina o páreo não tem turfista que nunca tenha largado seus impropérios por causa de uma derrota. Mas daí a sentar na frente do computador e escrever para sites especializados, tudo aquilo que vociferou, já são outros quinhentos.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, não vociferei contra ninguem, pois se vc leu o que comentei, deveria ter notado, que em nenhum momento citei o nome de A ou B, como ladrão ou desonesto, apenas dei minha opinião sobre os comentários já postados no site, engraçado nessa história, é que não li em nenhum comentário seu, vc vociferando contra alguns comentários feitos sobre o Casela, ai sim nominando ele, com adjetivos não muito agradaveis, apenas pelo simples fato dele comentar ou dar um palpite errado sobre o resultado de um páreo, desde já deixo meu conselho ao Casela, que ele a partir de agora para agradar aos que não gostam dele no site, narre apenas com números, pra que decorar o nome de todos os animais, os que vociferaram contra ele aqui vão gostar com certeza.

    ResponderExcluir
  21. Caro José Antonio,

    Também nunca falei que você vociferou. Volto a frisar: fiz uma matéria, dizendo achar deselegante quem escreve amiúde, chamando jóqueis e treinadores de qualquer adjetivação que venha a cabeça. Ponto.
    Nunca falei que ao terminar um páreo não soltei um palavrão, por não ter acontecido em corrida, aquilo que eu esperava. Foi apenas uma matéria...alertando para a dureza de uma profissão que envolve apostas.
    Agora você parte para um outro assunto: a indignação de alguns com o narrador Roberto Casella. Olha, eu também não concordo com alguns termos usados aqui para se referir ao locutor, mas também acho que de vez em quando ele exagera com os "desce pra foto, fulano", principalmente porque já aconteceu do "fulano não baixar, posto que o cavalo não ganhou. Digo mais, em relação a ele ser o único narrador do JCSP: uma vez ele me ligou e disse que quando a nova diretoria assumisse, ele tinha tudo pronto, estava treinando um substituto, que em sua ausência narraria os páreos. Isso não veio a se confirmar, e eu acho que seria salutar que o treinamento começasse o quanto antes, pois isso pode vir a dar problema sem solução rápida. Hoje, o Casella não tem direito nem de ficar doente ou mesmo tirar uma semana de férias. Quem substitui ?

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics