10 dezembro 2008

De tango em tango

Não dá para mudar de assunto . O tema da semana é mesmo o festival argentino do próximo sábado. Pensei em rabiscar alguma coisa sobre o Tango Uno no Paraná. Falar da importância do médio proprietário para o turfe, do projeto pessoal do jovem Marcel com seu haras (ver http://www.harastango.com.br/), envolvendo família, falar dos profissionais Flamaryon, Tosta, Henrique, Blandi e outros. Mas quando lembrei que o filho do Redattore chegou ao grupo 1 com apenas uma vitória comum – mesma situação do Negro da Gaita – embarquei para o tango de Buenos Aires. Não sem antes me inquietar: Está certo o calendário brasileiro? E o lero-lero de que o que há de melhor é exportado? Quem e quando? No futebol.os melhores foram. Quando juntamos de novo os melhores...bem, não eram os melhores!
Estamos indo novamente a San Isidro atrás de um sonho. Poucas vezes vira realidade, a maioria não.
A conquista de Immensity, Kigrandi e Kenético (1983) já está fazendo Bodas de Prata.
Dez anos depois, em 1993, tive a chance de estar presente e achei que ia dar. Afinal, fomos com um timaço de fazer inveja: Much Better com Ricardo (confiante na foto, pouco antes de montar), Sandpit com Juvenal, e Romarin com E.Pacheco. Não deu. Quando Much Better atropelou para fazer segundo, a vitória já estava nas mãos do peruano Laredo (ver no You Tube) Até hoje acho que o Ricardinho tinha estudado o páreo e se preocupado mais com outros adversários. Laredo - parecia coisa ensaiada – foi favorecido pela peruana Kiyo Ami (mesmo número, proprietários diferentes, fez papel de “coelho”). Foi a primeira vitória de Edwin Talaveraano no Pellegrini Depois transferiu-se para a Argentina e ganhou mais dois, com Fregy’s em 1996 (americano defendendo interesses do Stud Myrna, do Peru, o mesmo de Laredo) e Asidero, em 1999. Talaverano, piloto de reflexos muito rápidos, vai tentar o pentacampeonato com Eyeofthetiger, argentino criado pelo brasileiro Alessandro Arcangeli. Seu pilotado está bem melhor que o ano passado quando chegou atrás de Meu Rei
Voltando ao Much Better, para apagar o castigo de 93, no ano seguinte ganhou o São Paulo, o Brasil, o Latino-americano e o próprio Pellegrini. Mais á frente, ganhou de novo o Latino-americano.
O ritmo é o mesmo, mas os tempos são outros. Vamos tentar dançar o tango de sandálias. Numa dessas..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics