04 dezembro 2008

Pellegrini 2008: Mercosul na cabeça


Confesso não ter muita noção desses conceitos de naturalidade e nacionalidade. A despeito disso, anos atrás, eu e meus familiares nascidos no Brasil, conseguimos uma segunda cidadania, a italiana. Pelo que entendi, minha naturalidade é brasileira e minha nacionalidade é dupla, brasileira e italiana. Ponto final.
No caso dos cavalos tudo parece mais cinzento. Um animal nasce no Brasil mas não mora (faz campanha) aqui. É o caso do Reraise. Segundo estudiosos de direito internacional ele tem naturalidade brasileira e nacionalidade argentina. Nem importa que seu pai é irlandês. Ele é brasileiro, garantem interlocutores verde-amarelos. Então o que importa é a naturalidade? Sim, concluem os mesmos, sem pestanejar. Aí imagino: se Reraise vier para o Brasil vai ficar com dupla nacionalidade.
Vamos ver outro caso, o do È Uma Pintura. Matei: naturalidade brasileira, nacionalidade uruguaia, não é? Mas o pai é brasileiro, será que ele é mais brasileiro que o Reraise? Fico na dúvida.
E se ganha o argentino Eyeofthetiger e alguém grita Brasil, Brasil, Brasil? O torcedor pode dizer: É, mas eu estava torcendo para o criador que é brasileiro, gente boa e é meu amigo.
Mas espera aí, então tem que torcer também para o Que Vida Buena, do Santa Maria de Araras. Ele pode ganhar o páreo do Taludo, os Bozzano são gente boa e criam como ninguém. Está difícil esta torcida nas provas da argentina. Ou vamos com o trio que mora aqui – Negro da Gaita, Cores do Brasil e Taludo – ou temos que embarcar de Mercosul
Preparei esta tabela para quem quiser estudar sua torcida na festa do Pellegrini, incluindo os que têm naturalidade brasileira, e/ou nacionalidade, e/ou criadores, e/ou proprietários brasileiros. Façam suas escolhas.

ANIMAL/ NATURALIDADE/ NACIONALIDADE/ CRIADOR/ PROPRIETARIO

NEGRO DA GAITA/ BRZ/ BRZ /MEGA (BRZ)/ JÉSSICA (BRZ)
RERAISE /BRZ/ ARG/ TNT (BRZ)/ TNT (ARG)
EYEOFTHETIGER (ARG)/ ARG/ ARG /BEVERLY HILLS (BRZ) E EL ALFALFAR (ARG) /DON DAVID (ARG)
CORES DO BRASIL/ BRZ/ BRZ / MARCOS E MAURO SIMON (BRZ)/ FARDA VENCEDORA (BRZ)
É UMA PINTURA/ BRZ/ URU /NEWTON BIRSKIS (BRZ)/ J,J,SAMARA (URU)
TALUDO /BRZ /BRZ /PIRASSUNUNGA (BRZ) /PATYLLIPE (BRZ)
QUE VIDA BUENA (ARG)/ ARG /ARG /STA Mª ARARÁS (ARG) /STA Mª ARARÁS (ARG)

ANIMAL/ PAI MÃE AVO MATERNO

NEGRO DA GAITA/ KNOW HEIGHTS (IRE) GRACIOSA BAILARINA (BRZ) FIRST AMERICAN (USA)
RERAIS/E KNOW HEIGHTS (IRE) FANCIULLA DEL WEST (BRZ) CRIITIQUE (USA)
EYEOFTHETIGER (ARG)/ TEMPRANERO (CHI) COY SISTER (ARG) PAROCHIAL (USA)
CORES DO BRASIL/ FIRST AMERICAN (USA) CORES DO CÉU (BRZ) CHOCTAW RIDGE (USA)
É UMA PINTURA/ PAVILLON (BRZ) LINDA PINTURA (BRZ) CIGANO-ROAD (BRZ)
TALUDO /MUSIC PROSPECTOR (USA) ASSINATURA (BRZ) EFESIVO (BRZ)
QUE VIDA/ BUENA (ARG) BERNSTEIN (USA) QUEEN TANGO (ARG) LODE (USA)

3 comentários:

  1. Um adendo, como comentário (alô Micka)
    Alguns criadores e ou proprietários brasileiros citados são mencionados com a sigla de outro país. Isto ocorre quando o produto em questão está aos cuidados de pessoal "de lá"(como uma outra seção ou filial)

    ResponderExcluir
  2. Aron, há tempo não visitava seu site, por falta de...tempo! Este assunto é interessante e por acaso de minha competencia, pois sou advogado na área internacional (e tenho duas filhas nascidas em Portugal mas que não podem ter nacionalidade portuguesa pois os pais são brasileiros...). No caso do esporte é uma questão de bom senso - faço uma analogia com nadadores e atletas, brasileiros, africanos, etc. que adquirem sua competitividade em outros Países, em particular nos EUA. Vão para os Jogos Olímpicos, bandeira do Brasil. Que balela! O Rodrigo Pessoa mal fala Português. Não sabe onde fica a Mooca...No caso dos cavalos penso que o correto deveria ser considerarmos, para efeito íntimo, o animal pelo local onde foi criado, domado e iniciado carreira. Para todos os efeitos formais vale a "certidão de nascimento" do bicho, assim como para os nadadores (não vou nem falar dos futebolistas que aí já virou uma bagunça total). Que tal a solução??

    ResponderExcluir
  3. Paulo,
    Esta postagem é de autoria do Laércio Sabato. Como você disse que faz tempo que não acessa o blog, talvez ainda não saiba, mas faz por volta de três meses que ele faz parte da equipe do É TURFE ( uma equipe de apenas dois, mas uma equipe).
    Quanto à sua posição, é isso mesmo. Prefiro mil vezes torcer para um animal que não nasceu no Brasil mas fez toda sua campanha em nossas terras, do que para um que trás a sigla "BR" apenas pelo acaso de ter nascido aqui e nada mais.

    ResponderExcluir

Envie seu comentário

Real Time Web Analytics